segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

HUMILDADE - A VIRTUDE QUE ENOBRECE A ALMA


 



                    A humildade é uma qualidade da alma, muito pouco compreendida em todos os tempos; esteve sempre presente nos ensinamentos do Cristo Jesus, aos seus alunos discípulos, sendo Ele mesmo, o maior exemplo dessa nobre virtude. Ele veio com a missão de ensinar os filhos de Deus a viver de maneira saudável e com menos sofrimentos. Ele deixou o seu código de Leis: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". "Não façais aos outros o que não desejas para ti mesmo". "Amai os vossos inimigos."  "Ame o teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

                 Nesta pandemia do coronavírus,, assistimos em todos os lugares do mundo o efeito da solidariedade, da união dos profissionais da saúde nas batalhas para salvar vidas, o espírito fraternal de auxílio aos mais necessitados, porque na realidade somos todos carentes, e vulneráveis diante de um ataque surpresa, de uma arma invisível e letal chamada Covid-19.

                  Estamos todos juntos no mesmo barco, na mesma nave, passando por pesadelos, medos, ansiedades e angústias por causa deste mal ou castigo cruel, que mexeu e mexe com o planeta em sua totalidade, nos pegando de surpresa. Acredito que por tudo que estamos passando, o desmantelo em todas as esferas da vida, mexeu com o nosso campo mental; ficamos então, exaustos, moídos e talvez até sem uma direção segura, por causa das incertezas da vida..

                   Nunca estamos seguros do amanhã. Quando somos assaltados por tragédias, passamos do desespero à revolta e esquecemos da Providência Divina. Temos dificuldade de olhar para o céu e pedir a intercessão divina. Esquecemos que o universo é governado por leis eternas e naturais. Tudo acontece obedecendo a sabedoria dessas leis. É oportuno entender que uma provação cíclica engloba toda a sociedade humana; O rico,o pobre, o negro, o branco, etc,; porque ninguém é melhor que ninguém. Todos somos iguais. Neste momento é que a humildade entra em ação. Aceitar os projetos de Deus sem contestar, compreendendo que os simples que estão nas encostas das montanhas estão mais seguros do que aqueles que subiram sem percepção espiritual, e soberbos estão no alto das montanhas.. Humildade não é sinônimo de pobreza.; não é servidão; é antes de tudo liberdade interior, que nasce no âmago do espírito; é independência apoiada permanentemente pela renovação para o bem, seguindo em frente, amando e servindo a Deus.


                  Ser humilde é perdoar; é esquecer ofensas; é aceitar o que se é e o que se tem;e recomeçar alegremente agradecidos as tarefas de todos os dias.

                    

                  Lembrar que somos uma alma que habita em um corpo de carne, que é perecível. Poderemos a qualquer hora e a qualquer momento perder este corpo. Então, vamos cultivar a simplicidade, a humildade que retratou a vida de Jesus, (A Luz do Mundo),

que nasceu no leito de palha da Manjedoura e morreu sacrificado pelos homens nos braços da  cruz.. Hoje ou amanhã, nunca será como antes... Tudo passa, tudo passará!

                                       

           Que o Ano 2021 seja mais doce e menos amargo, e com mais saúde do corpo e da alma!

                            

           

Zenalva Rita 

(*) Luz no Coração!

    




segunda-feira, 30 de novembro de 2020

QUANDO A FÉ E A ESPERANÇA NOS INCENTIVAM SEGUIR EM FRENTE


                                                                               (*)


Hoje vou escrever sobre a situação difícil e sofrível que afeta toda a humanidade: A Pandemia do Novo Coronavírus. Todos, de igual maneira passamos, por momentos de aflição, de medo, de angústia e ansiedade, que podem gerar depressão e até desespero e morte. Lendo uma coisa aqui, e outra acolá, ficamos estarrecidos diante da violência, da indiferença,  guerras por egoísmo e ambição, movimentos separatistas,; da fria crueldade, da falta de amor fraternal de uns para com os outros. Há muito sofrimento, em nosso planeta Terra; perdas de vidas, em massa, ou isoladamente os (suicídios); os refugiados marchando em terras e mares para encontrar um refúgio mais seguro e digno: uma nova Pátria. Há sobretudo, as Organizações Mundiais cumprindo com todo o esforço, o seu papel de auxílio, ajuda, acolhimento, salvamento, e contribuindo para a segurança do ser humano como um todo. Graças a Deus! Porque somos todos Irmãos!

          Nesta minha postagem, como não obtive a foto do Floral de Bach  (Sweet Chestnut) pintada por mim e postada em mensagens anteriores, resolvi me valer da Internet e postar esta imagem acima: (Castanea sativa)., a castanha nutritiva e doce.

                   Portanto, deixo aqui, um poema que nos traz, esperança, fé e alegrias, além de iluminar nossa alma.

                                   SWEET CHESTNUT - (Castanea sativa) (*)

                   Quando o corpo e a alma estão depauperados,

                   Sem esperança, sem luz! Angústia e desolação, 

                    Tortura mental extrema...!

                     Este é o quadro que revela sem dúvida,

                     Que a pessoa está sofrendo só. Sem paz, sem luz no coração!

                     Sweet Chestnut é a essência que nos liberta da escuridão.

                     Comumente ouvimos dizer: "Cheguei ao meu limite"

                      Não suporto mais! - minha vida é só angústia, noite e dia!

                      Ela esconde do mundo sua dor interior e em si mesma se refugia.

                     No outro lado da verdade, mora a realidade - um novo caminho

                      A luz aparece no fim do túnel, porque já é hora de subir ao céu

                      E receber a confiança em Deus, quando o anjo do amor ressurge.

                      E calmamente nos envolve na suave aroma da paz - o doce caminho .

                      É hora de um novo recomeço, a jornada espiritual desponta enfim,

                      Após uma longa tempestade, a confiança na vida reaparece

                      O doce amarelo das flores de Sweet Chestnut nos desperta

                      E reconhecemos a Luz de Deus que conosco sempre permanece.


MENSAGEM:

                     "Tenha esperança e confiança no futuro, visualizando e dirigindo-se para a luz. Acredite em si mesmo, e lembre-se que cada dia é uma nova oportunidade".

                                                                   Dr. Edward Bach


                                                               __/|\__


Fonte: Livro Não Editado.:  Florais de Bach - Uma visão Poética

           By Zenalva Rita - 2014

Zenalva Rita dos Santos (*) Luz no Coração!

terça-feira, 27 de outubro de 2020

OS CHACRAS E AS GLÃNDULAS ENDÓCRINAS




 INTRODUÇÃO: O chacras e sua importância na vida espiritual e física.


             A palavra "chacra" em sânscrito quer dizer: "roda".

             Os chacras são centros de forças, invisíveis ao olho humano, situados na coluna vertebral, no corpo etérico (duplo etérico), cuja função é energizar o corpo físico; são captadores, acumuladores e transmissores de energia e afetam a nossa atividade no plano físico através da função das glândulas endócrinas; as quais, afetam por sua vez, a substância física no nível das funções orgânicas - além do equilíbrio mental, e da integridade emocional.

            A consciência é uma função de todo o fluxo da vida; os chacras refletem as ações dessa consciência ao serem eles próprios, utilizados pelo fluxo da vida.

             O número usual para se compreender as ações da rede energética sutil, é o sete. Os sete chacras básicos estão relacionados ao revestimento dos sete corpos, pois eles parecem se conectar à consciência dos diferentes corpos no centro envolvido. O primeiro chacra (1ª), mais inferior pertence à encarnação na matéria e o superior, sétimo, representa a dimensão cósmica.

             O ser humano experimenta a sexualidade (o encontro) de polaridades negativa e positiva em cada um dos seus chacras. Os sete chacras se polarizam entre si, tanto no masculino, como no feminino. O que é positivo em um sexo é negativo no outro. O chacras destinam-se a ser magnéticos e irradiadores.

                                       CHACRAS  X  GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

              Os chacras, ou centros de forças, ou centros de energia, têm íntima ligação com o sistema endócrino. Do segundo ao sétimo, cada chacra, está relacionado, a uma ou mais glândulas específicas. O primeiro e o oitavo, (*) chacras, atuam como reguladores físico e espiritual, respectivamente, do sistema endócrino. Disfunções tanto no sistema de chacras como no sistema endócrino, ou em qualquer glândulas ou chacra específicos, podem prejudicar o outro sistema. Inversamente, tratamentos aplicados a um dos sistemas podem beneficiar o outro. É de grande importância sempre lembrar do sistema endócrino ao tratar os chacras.

                Os chacras atuam sobre os órgãos físicos e com impulsos eletromagnéticos sobre as glândulas, fazendo com que estas distribuam hormônios para a manutenção fisiológica do corpo físico.

                Dentro de cada ser humano além dos sete chacras existe um sistema sutil de canais (nadis) que toma conta de nosso ser físico, intelectual, emocional e espiritual. Portanto, a fisiologia do corpo é controlada pelas glândulas endócrinas, - projeções físicas de um dos sete chacras, a nível celular até o (SNC) sistema nervoso central. São sustentadas pelos padrões de energia oriundos de cada um deles a que estão relacionadas. As glândulas quando funcionam corretamente, contribuem para o restabelecimento, equilíbrio e harmonia de determinados sistemas fisiológicos, se por algum motivo, estiverem desequilibrados.

              Por outro lado, se um centro de energia (chacra), funciona mal, provavelmente irá produzir uma disfunção glandular, com a ausência de determinados hormônios, e que pode gerar dores, doenças e até acidentes, já que a pessoa pode estar passando por momentos negativos em sua vida, o que afeta a sua saúde como um todo.

             Paula Horan (Mestre em Reike) descreve: "O corpo etérico absorve níveis melhores de energia do ambiente e transforma esta energia pelos chacras no corpo físico através das glândulas endócrinas.O sistema endócrino controla o equilíbrio hormonal do corpo que tem um efeito poderoso no humor e nas emoções de uma pessoa. Assim pode-se concluir que, se o sistema de chacras está fora do equilíbrio, sua contraparte, o sistema endócrino, também está. Se acontecer um desequilíbrio de algum modo no sistema endócrino, também colocará o sistema de chacras fora do equilíbrio".

          Os chacras podem ficar bloqueados ou parcialmente fechados. A causa disso são os traumas da vida da pessoa. Quando isso acontece as glândulas endócrinas não conseguem funcionar no seu pleno potencial, afetando desse modo o corpo físico.


(*) Oitavo chacra: Está situado fora do corpo físico. É um chacra regulador - filtra e purifica a energia espiritual e terrena.

                               

                                                     __/|\__


Fonte de referência:  Apostila: Os chacras e a vitalidade do corpo, da mente e do Espírito

Curso: Zenalva Rita dos Santos.

(*) Luz no Coração(*)

Zenalva Rita 



domingo, 27 de setembro de 2020

Jesus Cristo e a Fraternidade Essênia

Espiritualidade



Transcrição de alguns trechos do livro O "Redentor" escrito por Edgard Armond - capítulo 13. Editora Aliança

              Quando o Governador Planetário encarnou como Jesus de Nazaré, para a sua imortal  missão sacrificial, outros espíritos, devidamente qualificados, desceram também para auxiliá-lo e preparar-lhe os caminhos. Assim, os familiares, os discípulos, os apóstolos....

            Uma das mais marcantes dessas tarefas coube à Fraternidade dos Essênios, que o amparou desde jovem até os últimos instantes de sua tarefa redentora.
               João Batista era essênio e, quando desceu para as margens  do Alto Jordão, vindo do Mosteiro do Monte Hermon, na Fenícia, para dar cumprimento à sua tarefa de Precursor do Messias, fê-lo atendendo ordens que de há muito aguardava, esperando a sua vez.
         Detentores, há séculos, das tradições de sabedoria herdadas dos antepassados, conservavam os essênios, em suas mosteiros nas montanhas  palestinas, fenícias e árabes, arquivos preciosos e conhecimentos relacionados com o passado da humanidade.; e assim como a Fraternidade dos \Profetas Brancos, na legendária Atlântida, apoiou os Missionários Anfion e Antúlio, que ali encarnaram, e a Fraternidade Kobda apoiou os que difundiram as verdades espirituais no Egito e na Mesopotânia, assim, eles os Essênios, apoiaram a Jesus, na Palestina.

      Viviam afastados do mundo, como anacoretas, em mosteiros e grutas nos alcantilados circunvizinhos, porque discordavam dos rumos que o clero judaico imprimira aos ensinamentos mosaicos dos quais eles, os essênios, eram os herdeiros diretos e possuíam arquivos autênticos e fiéis.

     Segundo eles, as virtudes e a conduta reta dependiam da continência e do domínio das paixões inferiores. Abstinham-se do casamento e adotavam crianças orfãs como filhos. Viviam  em comunidades, desprezando as riquezas, as posições e os bens do mundo. Exigiam a reversão dos bens pessoais à Ordem, por parte dos que desejavam ingressar nela. 

             Vestiam túnicas brancas ou escuras e quando viajavam não carregavam bagagem nem alforges, roupas ou objetos de uso porque, por todos os lugares por andassem, encontrariam acolhimento por parte de membros da Ordem denominada - O Hospitaleiro -  que providenciava a hospedagem dos itinerantes, provendo-os do necessário. Havia  cidades como por exemplo, Jericó, onde grande parte da população pobre e de classe média era filiada a essa Fraternidade.

Os essênios entregavam-se francamente e com a máxima dedicação  à pratica da caridade ao próximo, mantendo hospitais, abrigos, leprosários, etc., assistindo os necessitados em seus próprios lares e adotando crianças.
Na hierarquia espiritual, após o nome de Deus, o de Mpysés era o que merecia maior veneração.

    Após a morte no Calvário e no decorrer das primeiras décadas, além do trabalho dos apóstolos, foi em grande parte com base nos mosteiros essênios, nas suas organizações assistenciais e no concurso diário e ininterrupto dos Terapeutas, que o cristianismo se difundiu mais rapidamente na Palestina.    

Os documentos contendo suas tradições religiosas elaboradas desde o início, ainda ao tempo
de Moysés, e conservados por seu discípulo Essen, foram escondidos em grutas e lugares secretos das montanhas, alguns deles  sendo agora descobertos nesses lugares, junto ao Mar Morto.


      Recomendo uma importante obra sobre Jesus e os Essênios, narrada com impressionante riqueza de detalhes sobre todas as etapas da sua vida, entre outros, a sua iniciação e educação entre os essênios. e que se encontra em quatro livros chamados "Harpas Eternas" de Josefa Rosália Luque Alvarez (Hilarião de Monte Nebo -  
      Esta obra de Josefa R. Luque Alvarez) relata a vida do Profeta Nazareno, resultado de mais de vinte anos de pesquisa nos centros culturais da Palestina, da Síria, da Grécia, de Alexandria, de Damasco, de Antioquia e da Ásia Menor, completados pelas informações obtidas nos antigos arquivos essênios de Moab e do Líbano e nas Escolas de Sabedoria fundadas pelos mais sábios do Oriente. --  (Editora Pensamento)

***
Jesus Cristo foi o maior dos Terapeutas, o Maior dos Psicólogos e Médico de almas, a quem devemos seguir seu exemplo de Amor, compaixão e doçura, principalmente nestes tempos difíceis  que a humanidade vive com a Pandemia do Coronavírus. Mudança interna é o remédio certo para uma nova tomada de consciência. Deus em cada um de nós!

__/|\__


Luz no Coração (*)
Zenalva Rita


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

POEMA - VIBRAÇÃO SUTIL





















Agora não somos mais os mesmos.
As marcas do tempo guardadas em nós,
São memórias traçadas em nossas almas,
como buracos das rochas, feitos
pela força brutal dos mares bravios incontroláveis !
     A cada instante, novas sensações afloram, no nosso mar de emoções!
Quando os nossos olhos fitam
O horizonte longínquo da existência, 
Sentimo-nos de repente a socorrer a nossa alma.
Não mais a inocência, não mais a ignorância,
Mas a lucidez que perdura e penetra
Os espaços da percepção impalpável do ser!
É a visão das cores do Amor Real!
É o milagre da energia divina flor!
Vibrando em nosso coração e circulando no ar,
A nos dizer: Caminhastes perseverantes!
O teu rumo é tão certo como a mira
Das grandes águias, nos lindos dias de céu azul!
E também nos sombrios climas do mesmo céu.
Então, cante, cante de alegria, cante a vitória!
Este presente agora é seu - é você feliz,
Livre e leve, em direção à luz da conquista eterna!
  Multiplicando as qualidades mais elevadas
 




                   Quando terminei o curso de Florais de Bach, no Instituto Avalon,, na cidade de São Paulo,  (além fazer outros cursos) de florais, não me contentei, e, desejei me aprofundar nesta terapia e filosofia maravilhosa, criada por um notável médico inglês, visionário ao meu ver, e consciente das desigualdades do mundo, além da alta sensibilidade, e de sua natureza mística, Dr. Edward Bach, com toda a sua bagagem de conhecimento da alma humana, despertou em mim, o desejo de escrever em versos, tudo o que experimentei durante os anos de estudos. Tivemos a oportunidade de utilizar as 38 essências que trabalham os estados negativos da alma, para realmente comprovar a eficácia dos florais sobre os desequilíbrios, mentais, emocionais e espirituais. Realmente uma dádiva dos céus diante do amor à natureza, que já era nato em Dr. Bach; da beleza das flores e principalmente tudo o que aprendemos sobre a sua filosofia, sobre a doença e a cura; experimentamos o que é SER,(mundo interno ou inconsciente), e o que é  ESTAR bem ou mal, em desconforto mental e/ou emocional. E sem mais, percebi encantada...,  leveza, de pensamentos e sentimentos em minha alma, e sobretudo, agradeci e agradeço à oportunidade que Deus me deu, em me tornar uma terapeuta floral e ajudar os que assim com eu, tenham, ou tiveram a necessidade de fazer um tratamento com dos florais de Bach. No primeiro instante que entrei em contato com esta terapia  fiquei  agradecida e fascinada definitivamente...!


                                                                   __/|\__

By Zenalva Rita
(*) Luz no Coração!




terça-feira, 28 de julho de 2020

A AURA HUMANA - O NOSSO BALÃO ENERGÉTICO DE PROTEÇÃO

   
                                                                 AURA HUMANA


                  O termo "aura", vem do da palavra grega "aer", que significa, brisa, vapor. Em alguns setores da comunidade científica, a aura humana é conhecida como o "campo de energia humana"; em outros, como a "forma do espírito"; e outros preferem o termo "corpo astral".

                   A aura está presente em tudo; em todos os corpos há o halo energético, inclusive no próprio planeta Terra. Todas as formas e tudo o que vive tem a sua própria aura, inclusive objetos.

                    Segundo Elizabeth Clare Prophet, mensageira dos Mestres Ascensos da Grande Fraternidade Branca, "a aura humana é um processo extremamente dinâmico, isto é, ela está em permanente e ininterrupta mobilidade e transformação; é como um gigantesco balão, que não é preenchido nem com oxígênio, nem com hélio, mas com fluxo de energia lançado pelos sete chakras." Quanto mais energia liberam, maior o balão. Afirma-se que a aura humana se estende até o infinito (*)
                   A aura é normalmente invisível à visão comum, porém pode ser vista por clarividentes, ou por qualquer um com orientação e treinamento adequados, e pelo efeito Kirlian, única técnica existente no mundo possibilitando ver os níveis de energia (aura) numa fotografia ou num filme. A aura muda constantemente de cor, formato e temperatura, de acordo com as nossas mudanças físicas, mentais, emocionais e espirituais. A alegria expande a nossa aura; e quando estamos tristes, e pessimistas ela pode encolher e ficar mais escura. Cada cor reflete o nosso estado de espírito; por exemplo: Vermelho na aura representa vitalidade e saúde física, mas também pode indicar uma raiva qualquer. O azul representa a criatividade, e o amarelo a força interior e/ou energia intelectual

                    A aura é composta de sete (7)camadas - a primeira camada envolve o corpo físico (corpo energértico) e é esta primeira camada, que é a aura que aparece na foto Kirlian. As seguintes camadas da segunda à sétima camada vão se expandindo e se distanciando gradativamente - em "degradê"muito sutil só visto por pessoas de alto grau de clarividência. A aura portanto, é a emanação da Luz dos chakras.
                     Afirma-se que a  aura é um reflexo do sistema imunológico. Quanto mais forte a aura, mais resistente a pessoa é em relação às doenças. Quando estamos doentes, nossa aura se contrai, mantendo-se próxima ao corpo numa tentativa de conservar energia vital.
                     
                    Somos espíritos que habitamos em um corpo de matéria. É importante tratarmos bem o nosso corpo físico, já que ele representa o instrumento valioso para a nossa evolução pessoal, material e espiritual, sem o qual, não haveria possibilidade de progresso e crescimento.
       
                     O nosso objetivo é aqui e  agora. Devemos compreender que o nosso corpo físico é o reflexo do nosso corpo etérico (corpos sutis) com o seu sistema de chakras. Nossa aura positiva ou negativa é o resultado da nossa conduta diária perante a vida e a relação com o divino; com nossos pensamentos e sentimentos mais purificados teremos um mundo interno mais sereno e pacífico. Só a harmonia e a gratidão expressas diante da vida, a nossa devoção a Deus, e o respeito ao próximo, é que poderemos ser um dia os seres de Luz diante da eternidade.

                    Assim disse Jesus: "Brilhe a vossa Luz diante dos homens"
                                     
                                                              __/|\__


Bibliografia: O Fortalecimento da Aura - Mark L. Prophet & Elizabeth C. Prophet - Summit Lighthouse do Brasil - São Paulo - 2003
As cores da Aura - Lea Sanders - editora Pensamento - 2001
A Aura e suas Cores - Ruth Berger - Editora Pensamento - São Paulo - 19986
O Homem Visível e Invisível - C.W. Leadbeather - Editora Pensamento - São Paulo
                               
                 
Zenalva Rita
(*) Luz no coração!
                   
                 

quarta-feira, 24 de junho de 2020

HAHNEMANN E A HOMEOPATIA - UMA CIÊNCIA DIVINA

                                                                HAHNEMANN

                       O pai da Homeopatia.
                       Christian Friedrich Samuel Hahnemann nasceu em Meissen, pequena cidade da Saxônia, Alemanha, sob o reinado de Frederico II da Prússia, a 10 de abril de 1775. Terceiro de quatro filhos de Christian Gottfried e Johanna Christian Hahnemann.

                         Começou estudar medicina em Leipzing, e custeava seus próprios estudos, na  tradução de livros. Com temperamento inquieto e brilhante, estudava de Hipócrates na Medicina e todos os filósofos do seu século. Logo depois, decidiu continuar estudando em Viena. Doutorou-se pela Universidade de Erlanger em 10 de agosto de 1779.

                         Até 1787 exerceu sua profissão, quando a abandonou por não ter se conformado com a imprecisão da Medicina do seu tempo. Abandona a clínica, e para sobreviver, encontrou suporte na tradução de obras científicas. Em 1790, traduzindo a Matéria Médica de Cullen, sobre as qualidades do córtex do caule da quina, (planta medicinal), que iniciou a marcha para o sistema médico que viria a ser conhecido como Homeopatia.

                         Hahnemann deixou o plano material em 2 de julho de 1843, aos 88 anos. Seus restos mortais estão no cemitério Pére Lachaise em Paris Os últimos momentos de Hahnemann estão narrados no prólogo escrito por Hering, o seu maior discípulo, da primeira tradução inglesa de "As Enfermidades Crônicas."
                           
                        O Organon da Arte de Curar, é a Bíblia deixada por S. Hahnemann, onde  ele explica todos os princípios e Leis da verdadeira cura das doenças, agudas e crônicas. Além da descoberta dos Três miasmas: Psora (sarna); Sicose; (gonorréia) e Luetismo; (sífilis).

                           
                         Segundo James Tyler Kent, um estudioso da Ciência da Homeopatia, em seu Livro Filosofia Homeopática ele diz: Hahnemann nos deu princípios que podemos estudar e sobre os quais avançar. É a lei que governa o mundo e não hipóteses ou questões de opinião. Devemos começar tendo respeito pela lei, pois somente teremos um ponto de partida baseando nossas proposições sobre ela.
                       O que significa "O doente?" É um homem que está enfermo e que deve ter sua saúde restaurada, não é o seu corpo nem seus tecidos.
                       Em ninhas palavras, a  Homeopatia enxerga o  homem em sua totalidade. Não é só o corpo que adoece, houve uma primeira causa. A doença é o somatório de todas as nossas vibrações, pensamentos, negatividades, mau pensar, sentir. mau agir e etc., que se refletem no nosso corpo físico. Quando todo o sistema orgânico fica debilitado, há antes de tudo, uma deficiência da energia vital que fica doente, ou poluída. Iremos então, à causa para entender todo o processo de cura.

                        Utilizar a Homeopatia como uma forma de cura é antes de tudo uma escolha inteligente, pois sua função é limpar o nosso corpo de dentro para fora, usando todos os produtos da natureza com os quais nossos corpos são formados. E como Hahnemann foi também um notável químico, ele recebeu de Deus, esta dádiva avançada de cura quântica.
                       Para compreender melhor a Homeopatia é preciso estudar e estudar.

                      Que a Luz Divina nos inspire em nossa jornada pela Terra e nos ajude a compreender melhor toda
a questão das Pandemias que assolam o mundo em épocas específicas, levando a desencarnação em massa de muitas vidas. Será a nossa ignorância, a nossa indisciplina de seguir as leis de Deus e falta do verdadeiro Amor por nós mesmos e por nossos semelhantes?

                     Tudo passa e tudo passará para tempos melhores em nosso mundo.
                                               
                                                               __/|\__


Bibliografia: Ciência da Homeopatia - Livro Básico - 4ª Edição - José Albero Moreno & Eliete M.M. Fagundes - Belo Horizonte - MG - 2005
Organon Da Arte de Curar - de Samuel Hahnemann - 3ª edição - José Alberto Moreno - Belo Horizonte - MG 2005
Homeopatia: Ciência e Cura - George Vithoulkas - Cultrix - São Paulo - 1981
Filosofia Homeopática - James Tyler Kent - Câmara Brasileira do Livro - Tradução Ruth Kelson -  São Paulo - 1996
Manual de Homeopatia e Medicina Natural -  Dr. C.H. Sharma - Cultrix - 1985 - São Paulo
Miasmas -  Segundo Hahnemann, Kent e Egito // José Alberto Moreno  2ª edição - Editoras Hipócrática-Hahnemanniana - Belo Horizonte - 2005



Luz no Coração (*)
Zenalva Rita





quinta-feira, 28 de maio de 2020

O MÉDICO MISSIONÁRIO





                                                                              (*)

                     Em tempos de Pandemia, e um grande sofrimento, com  as perdas humanas e econômicas, o nosso planeta Terra chora, continuamente, sem encontrar por enquanto, a vacina que possa debelar  o Novo Coronavírus, tão perigoso e letal, invisível e equipado com armas mortais que desafiam a inteligência científica do mundo.  De repente o homem se tornou tão pequeno e vulnerável.
                 

                  Neste confinamento, e isolamento social, termina aqui  a minha postagem de cada Floral de Bach, postadas de forma alfabética ao longo dos meses/Anos. Abaixo, minha homenagem ao Amado mestre Dr. Bach, médico inglês - o criador da Terapia Floral de Bach.


                                                     DR. EDWARD BACH


                  Grande Homem! tão sensível e místico. "O médico Mestre"!
                  Filósofo nato! Com os olhos no céu e pés no chão.
                  Desde jovem sentia as dores do próximo,
                  Pois, tão grande era o seu coração!
                  Ele, descobriu a sutileza das flores e no outro pensou.
             
                  Doutor convicto! Os distúrbios emocionais? Logo atestou
                  Sabiamente não duvidou: Obedeceu sua alma!
                  Apaixonado e decidido, ao campo chegou...!
                  Razão e coração, a lucidez! Encontra a causa...
                  Dores da alma adoecem o corpo - como a depressão!
                  E...
                 A natureza pródiga o convida, e ele observa o orvalho
                 brilhando como cristal, nas pétalas da flor. A magia!
                 do Bálsamo de consolo que cura o corpo; a mente
                 a alma, os tantos medos... e a indecisão...
               
                 A porta foi aberta e as essências naturais alquimizadas,
                 Com suas virtudes, viajam diuturnamente ao redor do mundo inteiro
                 Homens, plantas e animais são curados no sutil mais profundo
                 Mentes se abriram e novos sistemas surgiram.
                 Teve o médico pioneiro
                 Amor à vida e à Unidade  - eis a lição do Mestre!
                 A cura do corpo inteiro!
                 Deixou apenas o "Rescue" formulado com cinco flores
                 essenciais. 
               
                 Os compostos florais ele determinou a posologia:
                 4 gotas 4 vezes ao dia.
                 E o Cura-te a Ti Mesmo, o Manual que ensina os passos
                 da saúde e da alegria real.
                 Sua filosofia sobre a doença e a cura encanta
                 Doutores e leigos, com entusiasmo demais!
                                                                           
                     
                                                          __/|\__                 


(*) Foto de Dr. Bach,
trabalho de colagem feito por mim. no ano de 2014

Fonte:  Florais de Bach - Uma Visão Poética                                                         
By Zenalva Rita dos Santos - 2014

* Luz no Coração!
Zenalva Rita





















quinta-feira, 30 de abril de 2020

RESCUE REMEDY - O FLORAL DAS EMERGÊNCIAS


                                                          RESCUE REMEDY                      (*)                                                                         
                 Aqui terminam as minhas postagens sobre a Terapia Floral de Bach, registrando a utilíssima essência, a única, formulada por Dr. Edward Basch.

                 RESCUE, é um remédio composto por cinco essências:

                                 STAR OF BETHLEHEM, para o choque
                                 ROCK ROSE, para o pavor e o pânico
                                 IMPATIENS, para o desgaste mental e a tensão
                                 CHERRY PLUM, para o desespero
                                 CLEMATIS, para a sensação de tontura, distanciamento e a saída do corpo 
                                        que normalmente antecede a perda de sentidos ou de consciência.

                           SUA DESCOBERTA:  Segundo o Livro, Aprenda Ser Feliz com os Florais de Bach, escrito por Mara Paroni e Celso Paroni. Recomendado pelo Bach Centre, Pag. 170.

                           "No início da Primavera de 1934, em Cromer, o Dr. Bach preparou uma combinação de três remédios: Impatiens, Clematis e Rock Rose, para usar em emergências, ao qual deu o nome de Rescue Remedy.
                              Ele o usou pela primeira vez para salvar um pescador que havia se amarrado ao mastro de um barco naufragado em uma tempestade e trazido à praia por um barco salva-vidas. Ele delirava, espumava pela boca e estava quase congelado. O Dr. Bach repetidamente 
umedeceu os seus lábios com o Rescue Remedy e antes que tirassem as roupas do homem e o enrolassem em cobertores, ele já estava se levantando em consciência perfeita, pedindo cigarro. Foi levado a um hospital e, depois de alguns dias de descanso, estava completamente 
recuperado de sua experiência aterrorizante.
                            Em 1935 o Dr. Bach acrescentou mais dois remédios a esta combinação: CHERRY PLUM E STAR OF BETHLEHEM, completando assim, a sua fórmula.

                  Rescue funciona como as gotas de "Primeiros Socorros" ou de "Emergência".
                 Enquanto se espera o atendimento médico. Rescue não substitui o tratamento medico, mas ajuda a prevenir ou superar rapidamente o trauma energético,  que, em muitas  vezes, pode trazer sérias consequências físicas.
       
                  PREPARAÇÃO: Rescue resulta da combinação destas cinco essência na forma de Tinturas-Mãe, sendo considerada como uma única essência, com características e indicações próprias.
               
                   Que momentos devemos utilizar o Rescue:

                   Quando estivermos com a mente totalmente em polvorosa; depois de discussões calorosas e desentendimentos em família; ao receber notícias desagradáveis; após haverem as crianças assistido a cenas de terror e ou violência na televisão, ou uma simples chamada telefônica., entre outras.                             Quando estamos saindo para ir ao dentista; ou a  falar em público, ou  fazer uma entrevista de emprego, submeter-se a uma  cirurgia, ou prestar exames de trânsito. Se por outro lado, ter que trabalhar em lugares de atmosfera de tensão permanente, como um tribunal de justiça, um hospital ou um pronto-socorro. Enfim, devemos utilizá-la em momentos em que estamos desfocados, sem equilíbrio, desarmonizados, com muitos medos ou pânico.

                    Como tomar Rescue Remedy:

                     Para voltar a calma, ao equilíbrio, nos casos agudos, coloque 4 gotas do stock a um copo de água e tome aos poucos, em pequenos intervalos, até sentir melhora, ou de 10, 15, 30  ou 60 minutos.
                    Na preparação dos demais florais usamos somente duas gotas de cada floral para preparação de uma fórmula específica individual, preparada com água e um conservante, geralmente Conhaque à base uva.
                                             Creme Rescue:           

                     O Rescue Remedy também se encontra nas farmácias de produtos naturais em forma de Rescue Cream. É indicado para pequenos ferimentos, escoriações, picadas de insetos, coceiras, assaduras causadas por fraldas nos bebês, inflamações varicosas e articulares, úlceras varicosas, e etc.
                 
                     
                                                   MENSAGEM

                "A ação desses remédios é elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para a recepção do nosso Eu Espiritual, inundando nossas naturezas com a virtude de que especificamente precisamos, retirando de nós a falha que esteja nos prejudicando. Eles conseguem como músicas bonitas, ou como qualquer coisa que eleve nosso espírito e nos dá inspiração, elevar nossas próprias naturezas, levando-nos para mais perto de nossas Almas;
e através desse mecanismo, são capazes de nos trazer paz, aliviando nossos sofrimentos."
                            
                                                                                                      Dr. Bach


                                                              __/||\__
           
                                 

Bibliografia: Remédios Florais de Dr. Bach - Philip M. Chancellor -  Editora  Pensamento- tradução Julio Fischer - São Paulo
O Despertar da Alma com os Florais de Bach - Carmem Monari - Roca, 2001, São Paulo
Participando da Vida com os Florais de Bach - Carmen Monari  -  3ª Edição - E.Roka - 1997-  São Paulo
Terapia Floral do Dr. Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Editora pensamento - Tradução Octavio Mmendes Cajado - São Paulo - 1981
Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
2ª edição - Recomendado pelo Bach Centre - São Paulo - 2003


(*) Óleo sobre tela
by Zenalva Rita
Luz no Coração!








                    

quinta-feira, 26 de março de 2020

LIBERDADE SIMPLESMENTE!




 
Março, 2020 - Planeta Terra - Brasil

                  Segundo o dicionário, Liberdade significa: Poder de fazer, deixar de fazer ou escolher, segundo a própria determinação: poder de dispor de si; situação ou estado do homem livre, livre arbítrio.

                  Existem muitos conceitos a respeito de liberdade como:  * "O mundo inteiro ambiciona a liberdade, porém cada criatura adora os próprios grilhões. Este é o principal e o mais inextricável paradoxo da natureza humana". Shiri Aurobindo.
                *  "Nada é mais sedutor para um homem que sua liberdade de consciência. Entretanto, nada lhe causa maior sofrimento" Dotoieveski. E muitas e muitas definições de homens sábios seguem a repeito a  da liberdade.

                    Ser livre é um sonho, um desejo de todas as criaturas, homens e mulheres filhos e filhas de Deus neste mundo tão caótico. Escolhi este tema, em virtude de todo o sofrimento que o planeta Terra, está passando neste momento; sabemos que vivemos transitoriamente neste plano material na condição de aprendizes, repetindo lições que muitas vezes deixamos de aprender e aplicar em outras encarnações passadas.

                   Não contando, com todas as provações que nós, seres humanos já passamos aqui, nosso mundo se vê agora,
refém de um micro organismo devastador que desmantela todas as nações do mundo, mexendo com o ir e vir, de pessoas, DESARRUMANDO  economia mundial, e a dificuldade em massa das autoridades do mundo em encontrar uma maneira eficaz para derrotar esse inimigo invisível, o novo CORONAVÍRUS; ele, tem o poder de destruir vidas humanas e deixar os mais sábios cientistas e autoridades da saúde completamente atônitos e encontrar soluções para derrotar esta pandemia.

                   Provavelmente a causa disto tudo é a nossa falta de reconhecimento em aceitar as leis naturais, universais, sobre como vivermos uma vida livre de todo tipo de castigos que a própria natureza nos aplica. Estamos respeitando o nosso meio ambiente? Estamos amando o nosso próximo?
Estamos lembrando que acima de nós existe um poder maior que tudo comanda?  Somos fraternos e solidários com os mais necessitados? Temos sim, a necessidade de sermos livres em consciência para vivermos uma vida melhor e criativa, abundante de dádivas e ofertar para a nossa própria vida como um todo.
               
                 Acredito que o maior privilégio de qualquer ser humano é a sua liberdade. Hoje, estamos confinados, presos em casa, porque assim exigem as recomendações das autoridades mundiais relacionado à saúde. Aí, ficamos conscientes dos sofrimentos de homens e mulheres presos nos presídios do mundo; sem contar que poderemos ser prisioneiros de nós mesmos em nossa consciência; então, percebemos como é alto o preço dos rebeldes;  e  a leveza de ser de um pássaro que voa
livre e solto.  Assim, seremos nós quando pagarmos o nosso carma, as nossas falhas com o Criador da Vida Eterna.
                 
                                                                     __/|\__


* Referência: Livro das Citações (direitos reservados) Editora Tecnoprint - Ediouro

(*) Luz no coração!
Aquarela by Zenalva

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020



                                                           
                                                                      QUANDO

                                                 Quando o vento sábio e forte passa,
                                         Leva penas, pólen e o que   mais ele quiser.
                                       Quando chove, brotam as ervas no vale seco, 
                                             Quando o voo de um pássaro é incerteza.
                                                   Quando a ausência traz saudade,
                                                           E uma lágrima cai.
                                                     Quando uma flor desabrocha,
                                                 É lindo, divino, porém logo se vai.
                                                       Quando o sol se esconde,
                                                   A escuridão começa a reinar
                                                     Quando é manhã sei que,
                                                  a Luz de Deus nunca falha!
                                             Quando os olhos revelam sentimentos,
                                                     Quando a verdade é cultivada,
                                              A consciência se mostra sorridente.
                                            Quando o espírito parte, o morre morre.
                                       Quando a morte chegar, talvez com ela lutarei.
                                                    Quando a fé não mais existir,
                                             Então a esperança não é mais necessária.
                                          Quando a força do caráter vencer o orgulho
                                        O egoísmo, o desamor, e transmutar tudo isso,
                                      E o homem desejar de fato a paz em si e no mundo,
                                            Poderemos registrar a Luz de Deus em nós.     
                                                 
                                                                    __/|\__


               Tudo um dia foi. Um dia tudo será. Um dia tudo passará - E a vida segue fluindo na eternidade!
                                                     

Poesia Zen- Contando a Vida em Verso - 2012
By Zenalva Rita.
(*) Luz no Coração!


quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

WILLOW - FLORAL PARA RESSENTIMENTO E AMARGURA

                                                                                                           (*)
                                                                WILLOW                                                                                                                                               Salix vitalina   
                                                            (SALGUEIRO

                                Planta arbórea da família Salicaceae (a mesma do choupo). Também conhecida como Chorão, que pode atingir grande altura. Seus ramos são flexíveis e apresentam folhas inteiras, de disposição alterna.  As árvores têm sexo separado. As flores unissexuadas reunem-se em inflorescências e são protegidas por uma bráctea revestida de pelos.
                                No uso doméstico é empregada a casca dos ramos, por suas propriedades febrífugas, anti-reumáticas, tônicas e sedativas. Existem muitas espécies diferentes de salgueiros, mas esta é facilmente reconhecível no inverno, quando os ramos assumem uma coloração brilhante entre o laranja e o amarelo.
                                 Esta planta gosta de crescer em solo úmido e baixo. As flores masculinas e femininas desabrocham no princípio de maio em árvores separadas.

                                 Foi a 24ª essência encontrada por Dr. Bach, na primavera de 1935, em Sotwell.
                                 Sua qualidade principal está ligada à responsabilidade pessoal e ao pensamento construtivo.
                                  Willow é o remédio indicado para o indivíduo pessimista, ressentido, amargurado que tem a tendência de culpar os outros por sua infelicidade, e jamais culpar a si mesmo; geralmente sente-se vítimas de um destino cruel e muitas vezes repetem frases como: "não mereço esta falta de sorte"; a vida às vezes é injusta"; "tudo sai errado na minha vida". e nesta estrada escura de sofrimentos, desenvolve a cólera que arde como fogo, tal qual um vulcão a explodir; isto porque não sabe expressar os seus sentimentos que ficam cada vez mais crônicos, gerando negatividades,  muita amargura e infelicidade - e, cegamente negativa, acha que é uma vítima deste mundo difícil.

                                  Mas quando a essência floral Willow começa a atuar no indivíduo, e a jogar para
fora, o lixo de emoções negativas, razão e coração começam a se conectar e devolver ao "Pobre de Mim", (Willow  negativo), a luz que clareia seu mundo interior;  o seu coração passa a ser reorientado com doçura e compreensão para uma vida abundante e feliz. E... em lugar de se queixar, de se dizer "vítima", passa a ser o comandante, o dono do próprio destino, a ser positivo, e irradiar calma e otimismo. 

                                                         MENSAGEM    

                              "No âmago de nossos corações precisamos saber que
                         nossos inimigos são aqueles que nos abrem caminhos porque,
                         ao fazerem isso, constroem um elo quase impossível de quebrar
                          e devemos agradecer-lhes quando se nos opõem".
                                                                                                                  Dr. Bach

                                                           __/|\__

                                                    
                                                            
(*) Óleo sobre tela - 10x10
Por Zenalva Rita.

(*) Luz no Coração!