terça-feira, 27 de outubro de 2020

OS CHACRAS E AS GLÃNDULAS ENDÓCRINAS




 INTRODUÇÃO: O chacras e sua importância na vida espiritual e física.


             A palavra "chacra" em sânscrito quer dizer: "roda".

             Os chacras são centros de forças, invisíveis ao olho humano, situados na coluna vertebral, no corpo etérico (duplo etérico), cuja função é energizar o corpo físico; são captadores, acumuladores e transmissores de energia e afetam a nossa atividade no plano físico através da função das glândulas endócrinas; as quais, afetam por sua vez, a substância física no nível das funções orgânicas - além do equilíbrio mental, e da integridade emocional.

            A consciência é uma função de todo o fluxo da vida; os chacras refletem as ações dessa consciência ao serem eles próprios, utilizados pelo fluxo da vida.

             O número usual para se compreender as ações da rede energética sutil, é o sete. Os sete chacras básicos estão relacionados ao revestimento dos sete corpos, pois eles parecem se conectar à consciência dos diferentes corpos no centro envolvido. O primeiro chacra (1ª), mais inferior pertence à encarnação na matéria e o superior, sétimo, representa a dimensão cósmica.

             O ser humano experimenta a sexualidade (o encontro) de polaridades negativa e positiva em cada um dos seus chacras. Os sete chacras se polarizam entre si, tanto no masculino, como no feminino. O que é positivo em um sexo é negativo no outro. O chacras destinam-se a ser magnéticos e irradiadores.

                                       CHACRAS  X  GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

              Os chacras, ou centros de forças, ou centros de energia, têm íntima ligação com o sistema endócrino. Do segundo ao sétimo, cada chacra, está relacionado, a uma ou mais glândulas específicas. O primeiro e o oitavo, (*) chacras, atuam como reguladores físico e espiritual, respectivamente, do sistema endócrino. Disfunções tanto no sistema de chacras como no sistema endócrino, ou em qualquer glândulas ou chacra específicos, podem prejudicar o outro sistema. Inversamente, tratamentos aplicados a um dos sistemas podem beneficiar o outro. É de grande importância sempre lembrar do sistema endócrino ao tratar os chacras.

                Os chacras atuam sobre os órgãos físicos e com impulsos eletromagnéticos sobre as glândulas, fazendo com que estas distribuam hormônios para a manutenção fisiológica do corpo físico.

                Dentro de cada ser humano além dos sete chacras existe um sistema sutil de canais (nadis) que toma conta de nosso ser físico, intelectual, emocional e espiritual. Portanto, a fisiologia do corpo é controlada pelas glândulas endócrinas, - projeções físicas de um dos sete chacras, a nível celular até o (SNC) sistema nervoso central. São sustentadas pelos padrões de energia oriundos de cada um deles a que estão relacionadas. As glândulas quando funcionam corretamente, contribuem para o restabelecimento, equilíbrio e harmonia de determinados sistemas fisiológicos, se por algum motivo, estiverem desequilibrados.

              Por outro lado, se um centro de energia (chacra), funciona mal, provavelmente irá produzir uma disfunção glandular, com a ausência de determinados hormônios, e que pode gerar dores, doenças e até acidentes, já que a pessoa pode estar passando por momentos negativos em sua vida, o que afeta a sua saúde como um todo.

             Paula Horan (Mestre em Reike) descreve: "O corpo etérico absorve níveis melhores de energia do ambiente e transforma esta energia pelos chacras no corpo físico através das glândulas endócrinas.O sistema endócrino controla o equilíbrio hormonal do corpo que tem um efeito poderoso no humor e nas emoções de uma pessoa. Assim pode-se concluir que, se o sistema de chacras está fora do equilíbrio, sua contraparte, o sistema endócrino, também está. Se acontecer um desequilíbrio de algum modo no sistema endócrino, também colocará o sistema de chacras fora do equilíbrio".

          Os chacras podem ficar bloqueados ou parcialmente fechados. A causa disso são os traumas da vida da pessoa. Quando isso acontece as glândulas endócrinas não conseguem funcionar no seu pleno potencial, afetando desse modo o corpo físico.


(*) Oitavo chacra: Está situado fora do corpo físico. É um chacra regulador - filtra e purifica a energia espiritual e terrena.

                               

                                                     __/|\__


Fonte de referência:  Apostila: Os chacras e a vitalidade do corpo, da mente e do Espírito

Curso: Zenalva Rita dos Santos.

(*) Luz no Coração(*)

Zenalva Rita 



Nenhum comentário:

Postar um comentário