CAMPOS DE GIRASSÓIS - (Helianthus Annuus)
Em Homeopatia, Helianthus Annuus, (Girassol), têm a virtude de ser um medicamento natural que age como drenador do baço. São plantas nativas das Américas, cultivadas por volta do ano 1000 a.C. O gênero é composto por aproximadamente 300 espécies.
Segundo a mitologia grega, certa moça, Clítia, apaixonou-se pelo deus do sol, e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.
Heliotropismo, é um comportamento vegetal em que a planta "olha" para o sol acompanhando o seu movimento rotatório.
A ação do medicamento Elianthus Annuus trata:
Cefaléia. Olhos injetados. Epistaxe Obstrução nasal por frio. Crostas no nariz. Expressão ansiosa. Náuseas e vômitos.. Baço agrandado e dolorido. Pessoa que tem dificuldade de interagir com o sol.(Miasma Luetismo). Urticária muito roxa e muito quente, que se agrava pelo calor externo com prurido.
Sintomas gerais miasmáticos de Helianthus Anus.
Dores reumáticas no joelho esquerdo, pior ao descer escadas (Sicose). Hemorróidas. Malária, com acessos febris intermitentes. Rouquidão. Dispnéia com respiração acelerada.
SAMUEL AHANEMANN E A LEI DA SIMILITUDE
O médico e químico alemão, Samuel Hahnemann descobre a cura holística, pela Lei da similitude ou nova medicina; do grego ómoios, "semelhante" e pathos, "doente" - significando: - "Que trata com algo que produz um efeito semelhante aos males de que o doente sofre". Para o pai da homeopatia, a doença é a expressão do desequilíbrio ou desregramento da "Vida" do indivíduo que ele denomina Força vital ou Energia vital. Quando o homem adoece, escreve ele, essa energia vital, imaterial. ativa por si mesma e por toda a parte presente em seu corpo, é desde o início da doença, a única que sente a influência do agente mórbido hostil à vida... somente o princípio vital, após ter sido assim perturbado, pode transmitir ao organismo as sensações desagradáveis que ele sente e impeli-lo às ações insólitas a que chamamos doenças. A homeopatia fundamenta-se na visão do homem total que não tem como equivalente, na história da medicina, senão o "corpo-energético" da tradicional acupuntura chinesa. Esse "corpo-energético" é o meio-termo que escapa ao pensamento dualista entre o corpo e a psique. O organismo é encarado como uma totalidade e não como um corpo-máquina, um corpo fragmentado, como o é na medicina oficial, em que são tratados os olhos, o fígado, o coração, o sistema nervoso, de forma independentes uns dos outros. SAMUEL HAHNEMANN
A MAIS ALTA E ÚNICA VOCAÇÃO DO MÉDICO
É RESTABELECER A SAÚDE DAS PESSOAS ENFERMAS;
É O QUE SE DENOMINA "CURAR".
__ Samuel Hahnemann __
Que a luz da sabedoria ilumine nossos corações e nossa mentes para uma visão mais espiritual e clara das questões que nos afligem em nosso cotidiano.
__/|\__ NAMASTÊ!!!
FONTE: A Homeopatia - Georges Vithoulkas e Colette Guinebert
Editora Nova Fronteira S.A.- 1981 - Tradução Tati de Moraes - Rio de Janeiro
Pequenos e grandes remédios drenadores miasmáticos - Eliete M.M. Fagundes - EHH _ Hipocrática Hahnemanniana - Belo Horizonte - 2008 - Todos os direitos reservados.
Homeopatia: Ciência e Cura - Georges Vithoulkas - Cultrix - São Paulo - 1980
* * *
Zenalva Rita
(Luz no Coração (*)


Nenhum comentário:
Postar um comentário