segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

EM TEMPO DE RENOVAÇÃO - TEMPO DE PRECE!

                                                                        Á g u i a


                       Chegando ao término de mais um ciclo, e um pouco ausente de minha atividade que é escrever mensalmente no meu blog, resolvi escrever sobre: como podemos trabalhar a nossa superação, tendo como exemplo, a determinação e a coragem das águias, pássaro destemido que goza de total liberdade de ir e vir. 

                       Pesquisando aqui e alí, encontrei a fonte de conhecimento neste pequeno texto de Luis Pellegrini, sobre a Águia. Símbolo de caráter arquetipal, pertencente a muitas mitologias,  representa a força, o poder, o Sol. No Cristianismo, a águia assume o papel de mensageiro celestial, simbolizando a subida das orações a Deus e a descida da graça divina aos mortais. Na idade Média, a águia foi usada para representar a glória e a majestade dos reis e imperadores. Na alquimia, é símbolo da volatização. Na maçonaria, a águia é emblema da audácia, da capacidade de investigação e do gênio. A águia, é nos ares, o equivalente ao leão na Terra.  Fonte: (Dicionário de Símbolos Esotéricos - símbolos universais - Suplemento da Revista Planeta) - Editora Três - São Paulo - SP.

                     Vivenciando todo este período de dificuldades e sofrimentos no qual todos os seres viventes e nós humanos, passamos e continuamos a passar, como as doenças, a Pandemia do CoronaVírus, os refugiados de vária regiões do mundo procurando um novo lar, os conflitos de guerras, a guerra de quase 100 dias na Ucrânia, a fome, o racismo e preconceitos diversos e tudo mais, neste triste ciclo e sombrio que calam a nossa alma e nos deixam quase que paralisados com medo dos redemoinhos, ou das meadas e novelos difíceis de destrinchar... a nossa mente sofre com tudo isto.  Mas existe a Renovação = tornar novo, recomeçar. E a destreza da águia, nos ilumina de modo mais claro. 

                    Quando a águia sabe que ela precisa trocar de penas, passa por uma grande prova de dor e exclusão; ela fica no alto da montanha, e com o seu bico vai tirando pena por pena, mesmo sentindo dor, para que no lugar nasçam uma nova plumagem. A Natureza é uma mestra! E porque nós não corrigimos a preguiça, a determinação em alcançar novos voos e mudança de hábitos em nossas vidas? Renovar é crescer, é evoluir, é seguir o roteiro básico da sobrevivência que nos leva ao objetivo de aprender a sermos bons, e amar ao próximo como a nós mesmos, conforme nos ensinam as Sagradas escrituras; a PRECE calcada na fé firme e profunda, no pensamento positivo, nos atos de solidariedade, no espírito do Amor fraternal, e na gratidão a Deus e a Jesus, pelas belezas da Luz que recebemos a cada momento e a cada instante e nos alimenta e nos dá a vida! 


                   Hoje vivemos em tempos caóticos e por isso o recurso é o cultivo do Amor Incondicional -  a prática das virtudes conforme nosso Amado Jesus Cristo nos ensinou. A ligação contínua com Deus. A gentileza, o respeito, a gratidão, a consideração de uns para com os outros, como irmãos que somos; o reconhecimento de que ainda somos tão pequeninos como os grãos de areia diante do universo infinito. Fora o desamor, a desigualdade e os preconceitos, pois todos nós somos UM e estamos a caminho da Luz!

                  Desejo que cada um de nós possa viver um amanhã mais leve, que não pese nenhuma dor que ecoe, que não se repita tão severamente em nossas vidas como estes dois anos de acontecimentos tão dolorosos que só deixaram muitas marcas e sofrimentos. 

                       F E L I Z   2 0 2 3  para todos nós e para o nosso planeta Terra!

                                                       __/|\__

         

Zenalva Rita 

Luz no Coração! (*)


terça-feira, 25 de outubro de 2022

PEGADAS DE ILUSÃO - (TRANSCRIÇÃO)




              

           Introduzo aqui, este texto escrito no livro "Vivendo com os Mestres do Himalaia", do Meste Swami Rama,  (Suas Experiências Espirituais), que traz lições importantes e valiosas para o crescimento pessoal e espiritual de cada um de nós.

          (....)  Os estrangeiros vão ao Himalaia e sobretudo a Darjeeling para escalar montanhas com o auxílio dos xerpas. Durante sua expedição, falam e pensam em Xangrilá, homens das neves e ietis.(*)

carregam câmaras, tendas, máscaras de gás e alimentos enlatados, e chegam a provocar desordens em alguns lugares. Existe, porém, uma parte desconhecida do Himalaia, e os que não estão preparados e têm amor à vida não devem sequer tentar alcançá-la. 

            Certa vez, encontrei um homem rico do ocidente, acompanhado de um grupo de indianos, que andava à cata de homens das neves. Não consegui convencê-los de que os chamados ietis, ou homens

das neves, não existem, e eles gastaram quatro meses e 33.000 dólares procurando-os. Mas voltaram a Deli decepcionados. Esse americano rico pretendia filmar um ieti ou homem das neves e chegou a publicar a fotografia de um sadu nepalês, chamando o sadu de homem das neves. Encontrei também uma mulher ocidental com dois guias xerpas em Siquim. A mulher sofria de grave ulceração produzida pelo frio e confidenciou-me que sua missão na vida consistia em procurar homens das neves. Ficou em Dargeeling e realizou três tentativas para encontrá-los mas nunca achou nenhum.

(....)

              Swami Rama continua a sua narrativa, na página 46: "A mente humana" permanece sob a influência da ilusão até que a ignorância se dissipe de todo. Quando não há clareza mental, os dados coligidos do mundo exterior não são percebidos de maneira coordenada, e a mente enevoada tem uma visão falsa. Essa é uma das modificações da mente, como a imaginação, a fantasia, o símbolo e as ideias. Maya é a ilusão cósmica e avidya, a ignorância individual que decorre da falta de conhecimento dos objetos e da sua natureza. É outra ilusão. A história do Pé Grande baseia-se na crença numa fantasia e na percepção desordenada. Quando um urso se põe a correr sobre a neve, escala montanhas ou se precipita encosta abaixo, o tamanho das suas pegadas torna-se muito grande. Quando tive um urso de estimação, eu mesmo fiquei surpreso com o tamanho das pegadas produzidas por ele. Costuma ser grande e semelhante a um pé humano.

              Infelizmente, o mundo, sob o influxo da ilusão, ainda está à procura de sombras e do pé grande. Chamo-lhe maya himalaica. Nasci e vivi nestas montanhas e nada tenho para dizer aos que gostam de acreditar em mitos e ainda buscam o que nunca existiu. Deus lhes ajude as almas mal orientadas. Estas não são pegadas do homem das neves nem de ietis, mas da ilusão.

                                                                       *

                                                                 *         *         

              Finalizo com esta afirmação de Hamed, guia espiritual de Francisco do Espírito Santo, na página 55 do livro: As Dores da Alma:

                                A consciência humana está quase sempre envolvida por ilusões, que impossibilitam, por um lado, a capacidade de autopercepção; por outro, dificultam o contato com a realidade das coisas e pessoas.

                                Não culpemos ninguém pelos nossos desacertos, pois somos os únicos responsáveis - cada um de nós -  pela qualidade de vida que experimentamos aqui e agora.

                                                                ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

                               >> Estarmos centrados, ligados com o Deus Superior em nossos corações, e firmes tal como uma árvore frondosa, e de copa larga e cheia, significa estamos ligados com o céu e a terra - isto nos dá uma visão maior e mais ampla de que conseguimos perceber a verdade de tudo o que está ao nosso redor, e contemplar e sentir o pulsar de todas as coisas que está mais distante de nós.  Percebamos com os olhos da Alma. A ilusão pode trazer dores. Não permita que este véu envolva o  seu corpo mental e prejudique a sua realidade pessoal.                          

                                        

                                                      Namastê!!!      __/|\__


(*) Ietis > Homens das neves

   Zenalva Rita (*) Luz no Coração

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

CIÊNCIA DA HOMEOPATIA - A CURA HOLÍSTICA

 

                                                CAMPOS DE GIRASSÓIS - (Helianthus Annuus)

                      Em Homeopatia, Helianthus Annuus, (Girassol), têm a virtude de ser um medicamento natural que age como drenador do baço. São plantas nativas das Américas, cultivadas por volta do ano 1000  a.C. O gênero é composto por aproximadamente 300 espécies.

                      Segundo a mitologia grega, certa moça, Clítia, apaixonou-se pelo deus do sol, e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.

                      Heliotropismo, é um comportamento vegetal em que a planta "olha" para o sol acompanhando o seu movimento rotatório.

                            A ação do medicamento Elianthus Annuus trata: 

                     Cefaléia. Olhos injetados. Epistaxe Obstrução nasal por frio. Crostas no nariz.  Expressão ansiosa. Náuseas e vômitos.. Baço agrandado e dolorido. Pessoa que tem dificuldade de interagir com o sol.(Miasma Luetismo). Urticária muito roxa e muito quente, que se agrava pelo calor externo com prurido. 

                          Sintomas gerais miasmáticos de Helianthus Anus.

                   Dores reumáticas no joelho esquerdo, pior ao descer escadas (Sicose). Hemorróidas. Malária, com acessos febris intermitentes. Rouquidão. Dispnéia com respiração acelerada.  


                                SAMUEL AHANEMANN E A LEI DA SIMILITUDE

                                      O médico e químico alemão, Samuel Hahnemann descobre a cura holística, pela Lei da similitude ou nova medicina; do grego ómoios, "semelhante" e pathos, "doente" - significando: -  "Que trata com algo que produz um efeito semelhante aos males de que o doente sofre".  Para o pai da homeopatia, a doença é a expressão do desequilíbrio ou desregramento da "Vida" do indivíduo que ele denomina Força vital ou Energia vital. Quando o homem adoece, escreve ele, essa energia vital, imaterial. ativa por si mesma e por toda a parte presente em seu corpo, é desde o início da doença, a única que sente a influência do agente mórbido hostil à vida... somente o princípio vital, após ter sido assim perturbado, pode transmitir ao organismo as sensações desagradáveis que ele sente e impeli-lo às ações insólitas a que chamamos doenças.   A homeopatia fundamenta-se na visão do homem total que não tem como equivalente, na história da medicina, senão o "corpo-energético" da tradicional acupuntura chinesa. Esse "corpo-energético" é o meio-termo que escapa ao pensamento dualista entre o corpo e a psique. O organismo é encarado como uma totalidade e não como um corpo-máquina, um corpo fragmentado, como o é na medicina oficial, em que são tratados os olhos, o fígado, o coração, o sistema nervoso, de forma independentes uns dos outros.                                                                                                                                                                                                                                                                                         SAMUEL HAHNEMANN


          Por esse método, Hahnemann vai descobrir: Que existem tantas doenças quanto doentes, pois "é unicamente a ruptura  do equilíbrio da  Força Vital a causa das doenças."                              

                            A MAIS ALTA E ÚNICA VOCAÇÃO DO MÉDICO

                            É RESTABELECER A SAÚDE DAS PESSOAS ENFERMAS;       

                    É O QUE SE DENOMINA "CURAR".   

                                       __ Samuel Hahnemann __      


                        Que a luz da sabedoria  ilumine nossos corações e nossa mentes para uma visão mais espiritual e clara das questões que nos afligem em nosso cotidiano.


                                                     __/|\__      NAMASTÊ!!! 


FONTE:  A Homeopatia - Georges Vithoulkas e Colette Guinebert

Editora Nova Fronteira  S.A.- 1981 - Tradução Tati de Moraes - Rio de Janeiro

Pequenos e grandes remédios drenadores miasmáticos - Eliete M.M. Fagundes - EHH _ Hipocrática Hahnemanniana - Belo Horizonte - 2008 - Todos os direitos reservados.

Homeopatia: Ciência e Cura - Georges Vithoulkas - Cultrix - São Paulo - 1980

                                                           * *  *

Zenalva Rita 

(Luz no Coração (*)









quarta-feira, 31 de agosto de 2022

A SUBSTÂNCIA - POEMA!



           Sem mais delonga, resolvi transcrever um poema meu, pois estava sem inspiração para escolher o tema desta postagem. Quero também dizer, que estou em falta com as Terapias Naturais e holísticas neste meu blog. Talvez por que o nosso mundo respira atualmente ares repletos de medos, dúvidas, falta de esperança, falta de confiança na vida, principalmente os jovens que não sabem qual direção tomar em suas vidas. 

           Muitas turbulências acontecem ao mesmo empo em nosso mundo e a atmosfera escura e  totalmente carregada de muito egoísmo, Guerras sem propósitos definidos, pandemias, desumanidade, e principalmente a falta de amor e perdão entre os seres humanos -  e isto gera desequilíbrios de toda a espécia afetando a nossa saúde mental. 

                           Para acalmar, serenar e desanuviar nossas mentes, o verde da esperança forma um antídoto e lindo cenário diante dos nossos olhos em toda a Natureza coberta de esplendor. E a Verdade da vida, alenta a nossa alma.

                                                    A SUBSTÂNCIA

                                 O fio de água que nasce da pedra,

                            alimenta o riacho que começa a crescer.

                                   sua força aumenta a olhos nus,

                         rapidamente cava um leito e passa a correr.

                             Cria vida nas margens direita e esquerda.

                         A força da vida invade todo o seu corpo.

                Transporta, sacia, cura, e alimenta o homem de peixe.

                        Misteriosa energia que ruma ao vital escopo.

                          A luz que desce do alto em invisível fagulha

                                   É a substância vital da vida,

                               Que forma, preenche e dá movimento    

                                A todos os seres vivos falantes ou não

                   Como ignorar o som da água ou de um instrumento?

                         A energia vital anima os corpos da matéria criada       

                            Sem ela nada se manifesta! Como nos riachos.

                                   É o fio do divino rio de luz cristalina

                   Ligando tudo, tanto no rio acima como no rio abaixo.

                             Crianças caminham na estrada da vida,

                        Inocentes, ainda em corpos recém formados

                                Mas seu registro no céu é antigo

                            Porque a substância da Chama-Luz,

                                  está viva e no corpo ancorada.

                          O mistério da vida na matéria recolhido.       

                               

                                                     __/|\__

                    "O Deus que está em mim, é o Deus que está em você"          


Do meu livro não publicado

 - Poesia Zen - Contando a Vida em Verso.

2012 - SP

Fotos: Internet 

Zenalva Rita - Luz no Coração (*)


                       


sábado, 30 de julho de 2022

ROCK WATER, CURA A INFLEXIBILIDADE MENTAL.


                                                     ROCK WATER  (Água pura da Fonte)         (*) 

      

               Entre os 38 Florais de Bach, temos a água, (Rock Water), que é curativa quando passa por um processo especial de solarização. Portanto, quando se fala em Florais de Bach, esta é a única essência que não é flor, obviamente.  

               Nos dias atuais que estamos vivendo, é urgente, necessário e primordial cuidar do nosso equilíbrio mental e emocional. Com tantos eventos negativos que ocorrem no mundo, como a Pandemia, guerras, intolerância de toda espécie, violência, desamor, egoísmo, cobiça, falta de respeito ao próprio ser humano, grande parte de pessoas lá e cá, nos quadrantes da Terra, passam  por desequilíbrios mentais - que criam dificuldades pessoais, materiais e espirituais, e prejudicam grandemente o desempenho de suas atividades cotidianas.

                 Vamos cuidar da nossa qualidade de vida, melhorar a integridade do nosso ser, nos sentir encaixados através, da meditação, do silêncio, do relaxamento, do cultivo dos bons sentimentos, e pensamentos; e das boas ações de todos os dias. Desse modo atrairemos energia boa de calor, amor e harmonia. O MUNDO PRECISA DO CULTIVO DA BONDADE E DO AMOR INCONDICIONAL.

                  A inflexibilidade e a rigidez versus amorosidade, serenidade, simplicidade; vamos entender nestas simples palavras do poema que escrevi sobre ROCK WATER.                  

       (....)    

                Por que foi incluída como essência?   É corrente de luz radiante.

                Sim, e por ser tão mole quanto poderosa!

                É a que trata a dureza da alma perfeccionista.

                Perseverante e obstinada segue seus objetivos.

                Mas a água mole, tanto bate, que corrige o extremista.

                A inflexibilidade norteia seus padrões internos rígidos

                E sufoca sua liberdade interior sem discernimento.

                Mas Rock Water lapida as rochas internas

                E traz um novo e brilhante renascimento.

                A adaptabilidade ressurge livre de padrões caretas.

                Abre-se para o mundo e para novas perspectivas.

               Os sofrimentos internos suprimidos, são libertados

               Agora, e de novo, resgata uma vida construtiva                                                                                                                                                                                                                                                                                            

                           Gratidão! Gratidão! Gratidão! À Fonte Maior que opera milagres em todos os momentos de nossas vidas, seguindo as Leis Universais criadas pelo Poder do nosso Pai e Criador Maior! Fé e esperança na mudança de cada consciência que habita neste nosso mundo já é um sinal de respeito à vida como um todo. Somos Luz! viemos da Luz e voltaremos à Fonte de Origem.dessa poderosa LUZ!

                                                           __/|\__    Namastê!!!

                                                                       

(*) Ilustração: Óleo sobre tela

By Zenalva Rita dos Santos.

(*) Luz no coração!

 

                

terça-feira, 28 de junho de 2022

AMAR A SI MESMO CONSCIENTEMENTE!



                                                            Flores do Pau Brasil  (*)
 


               Amar é a tônica da vida!. E o exemplo maior do Amor, foi, e continua ser o nosso tão Amado Mestre Jesus Cristo, o eterno símbolo do Amor fraternal entre as pessoas. Lembrou-nos em seus ensinamentos, o amor estendido a todas as criaturas, e amar, até os nossos inimigos. Para que possamos praticar esta excelsa virtude, é preciso que tenhamos bastante humildade, desprendimento, empatia, espírito de solidariedade e a própria caridade em si mesma, que é: "Amar o teu próximo como a ti mesmo", "perdoar aqueles que vos tem ofendido", enfim, Jesus nos deixou um código de conduta de como viver neste planeta ainda primitivo em relação a outros planetas espiritualizados, que gravitam pelo cosmos afora.

            A Natureza palpita e vibra em beleza, e em formas de cores belíssimas, graças ao Amor de Deus. Nós, somos seus filhos e filhas amados e por isso, somos responsáveis por nossa vida feliz ou não; e a nossa estadia aqui neste plano material, depende do desempenho de nossas tarefas e de nossas missões conscientes - a caminho da eternidade da luz, que deverá  nos conduzir à vitórias! O nosso primeiro dever é amar a nós mesmos como agradecimento ao Pai da vida, que nos alimenta e habita em nosso interior.

             Cuidar do nosso corpo, de nossa mente, de nossa alma é prioridade. O trabalho é a possibilidade que temos para o desenvolvimento da nossa inteligência e do nosso sustento como um todo.. Mas quando passamos do limite, quando exageramos e não prestamos atenção nos sinais que o corpo nos envia, devemos parar e começar uma auto análise. Saber usar a sabedoria que vem do coração e dar um descanso ao corpo e a mente conscientemente! - enxergar profundamente lá no fundo, o porquê de nosso cansaço, da nossa ansiedade e irritabilidade, da nossa falta de atenção com as coisas em nosso redor. É aí, que devemos provar a nós mesmos, nos amando mais; e que precisamos renovar a  nossa energia vital, pensar leve, e ter mais um pouco de liberdade e humildade para reconhecer a nossa ignorância no tocante à saúde e ao nosso bem-estar geral . Afinal, dinheiro não é tudo. E que, só a paz livre dos preconceitos, gera saúde e serenidade. O que vem de fora não deve nos atingir.




              Amar a natureza como a doadora de tudo o que precisamos para a nossa sobrevivência. Amar o meio ambiente, as árvores, os rios, os mares, os oceanos, a chuva, o vento e até as tempestades, assim como todos os vulcões; os animais e todos os seres viventes de modo consciente, compartilhando o mesmo espaço sem fronteiras. Somos todos UM. Só quando um lampejo do mal pensado gera uma guerra, contrário à paz, separa e destrói o belo da Terra. Stop War em qualquer lugar da Terra. Deus salve a Ucrânia! Como cristã que Eu Sou!

                                                                 __/|\__                                       



(*) Ramo das flores do Pau Brasil, árvore nativa do Brasil 

Luz no Coração! (*)

By Zenalva Rita


terça-feira, 24 de maio de 2022

O FLORAL GORSE E O RETORNO DO SOL DA ESPERANÇA!


                                                     FLORAL GORSE (Ulex europaeus)                  (*)


             Viver é a maior dádiva que temos na vida. A esperança de uma nova chance de sentir a alegria, retornando à vitalidade geral, anula toda e qualquer dor e desespero. Aqui me refiro à doença do corpo e da mente, e da alma também. É preciso ter paciência e coragem para enfrentar estados desconfortáveis que afetam em algumas ocasiões o nosso organismo. A doença sem dúvida, é um instrumento de aprendizados, e com ela, começamos a valorizar o bem-estar geral, e a vida como um todo. Sejamos gratos com o universo que trabalha sempre ao nosso favor. Basta que passemos a enxergar e agradecer tudo o que somos e tudo o que temos de graça, (o ar, a água, o fogo, a terra) E TUDO O QUE NOS ALIMENTA, usando a sabedoria do nosso Eu Superior, Deus nosso Pai, habita em nós. 

                      

                                        FLORAL GORSE

               Esperança é a qualidade da essência Gorse

               Por isso é indicada àquele que perdeu

               A esperança e a vontade de viver.

              Sofre, pois se acha só e abandonado

              Sem coragem, e inseguro diz: "força não ter"!

              Gorse quando está em estado negativo,

              É mestre em dizer: "Já tentei de tudo, mas"...

              Quando sofre de uma doença crônica,

              Com desespero, usa as palavras: Eu desisto.

              Outro, sem dó e piedade, diz: Já dei o meu veredicto!

              Por que tanto sofrimento!

              Resignação, tormento, desespero

              Será um um carma difícil? E por isso não luta?

              Ou aprendeu que é melhor sofrer com  esmero!

              As flores douradas de Gorse aparecem

              Na primavera para anunciar a vida!

              Como décima-terceira flor encontrada, ufa!

              Vai trazer a ressurreição! Um novo ponto de partida.

              O calor e os raios do sol aquecem,

              O corpo, a alma e o coração do estagnado.

              A essência Gorse devolve a esperança

              E aceitação do destino, com o espírito renovado.     

  

     Se neste momento estivermos carentes, tristes e desesperados, sem luz no fim do túnel, vamos procurar usar a humildade e dizer francamente: "Estou precisando de ajuda". Um Terapeuta Floral, será a chave para despertar a nossa fé e esperança. E, por que, Dr. Edward Bach nos deixou este maravilhoso legado de cura natural?

                                                MENSAGEM

                  "A doença, embora aparentemente cruel, nos ajuda a aprender as lições que precisamos saber. A doença não é punição. Existe para nos mostrar uma lição e nunca será erradicada até que ela  seja aprendida. Seu objetivo é trazer de volta o estado original de harmonia entre a personalidade e a alma.

                   O fato de que um indivíduo ainda tenha vida indica que há esperança"

                                                                                        Dr. Bach                                    

                                         

                                                              __/|\__

                                                                      Namastê!!!

(*) Poema - GORSE e ilustração

by Zenalva Rita

(*) Luz no Coração!

                                          


terça-feira, 26 de abril de 2022

POEMA - SÓ MOMENTOS




 


              A vida é um sopro! Nada é permanente! Tudo passa e tudo passará! Até a luz do dia brilha em outro lugar! Porque no plano material tudo é impermanente! A alegria, a doçura, a felicidade, a tristeza e a dor só permanecem em nós, no seu papel de construir algo útil ou reparador, ou como uma lição de vida, conforme o merecimento de cada um de nós.  A vida é feita de momentos bons ou ruins  porque são os agentes de nossa evolução aqui na Terra.


                                                     SÓ MOMENTOS!

                                          Momentos diante da eternidade,

                                          São como as lufadas do vento,

                                          Nas folhas das árvores da vida,

                                  São como as ondas do mar em movimento.

                                          Momentos diante da eternidade

                                       São como os raios da tempestades,

                                            e o clarão dos relâmpagos,

                                         que riscam os céus do infinito;

                                   são como o choro da criança em gritos.         

                                          Momentos diante da eternidade,

                                         são tão doces ou tão amargos

                                    São duráveis, variáveis, invariáveis.

                                       são vitais no coração do homem

                                       são mesmo imprescindíveis!

                                      Momentos diante da eternidade,  

                                   são fugazes como a nuvem que passa

                                   tão eternos como o esperar a felicidade,

                                   no calor do sol que as fronteiras enlaça.

                                      Momentos diante da eternidade,

                                       são os instantes da vida plena 

                                      no progresso da pedra cristal,

                                  do vegetal, do animal e do racional,

                                   que neste momento recebem o fio

                                      do Amor da Fonte Divinal!          

                                                                             By (Zenalva Rita -  alguns anos atrás.)

                                                          *

                                                    *         *


                  No mundo mortal, enquanto o sol se levanta ao amanhecer, e desaparece no seu ocaso, o que fica é a lembrança de tudo o que se foi e nada mais é!

                   No momento atual, precisamos todos orar pela dor do mundo, sincronizar coração e mente em favor de todos aqueles nossos irmãos que sofrem as dores das perdas materiais ou humanas;  principalmente os mais vulneráveis como as crianças, idosos ou enfermos em todo o mundo; principalmente nesta devastadora guerra da Ucrânia -- e a união de preces e desejos para que armas desapareçam e que só o amor ao próximo prevaleça  hoje sempre -  que haja paz entre os homens de boa vontade!  Afinal, com qual propósito se travou uma guerra tão destruidora no território Ucraniano?  Ó meu Deus por compaixão, conforme a Tua santa vontade, alivie os tantos sofrimentos nesta região do Leste Europeu. 

                                                                    __/|\__   AMÉM!!

.

  Zenalva Rita

(*) Luz no Coração!             

terça-feira, 15 de março de 2022

O DESTINO DA ALMA (*)


                                   

                                                  "Sem nem mesmo abrir a janela, podemos 

                                                   conhecer os caminhos do céu.

                                                   Pois, quanto mais longe se vai,

                                                   menos se sabe.

                                                                                  __ LAO-TSÉ

                       A alma é o potencial vivo de Deus -- a parte de nós mesmos que é mortal, mas pode tornar-se imortal.A finalidade da evolução da alma é aperfeiçoar-se, sob a direção do Santo Cristo Pessoal, da Presença do EU SOU e dos mestres Ascensos, para poder voltar para Deus.



Paulo previa a vitória final da alma sobre tudo o que se opusesse `a sua ascensão de volta a Deus quando proclamou: "Porque convém que isto, que é corruptível, revista-se de incorruptibilidade, e que isto, que é mortal, revista-se da imortalidade. E quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: 'Tragada foi a morte na vitória".

         A alma torna-se imortal quando, depois de muitas vidas de serviço a Deus e à humanidade, reúne-se com a sua Presença do EU SOU no ritual da ascensão, como Jesus e outros Mestres Ascensos fizeram. A ascensão é a meta de vida para todas as almas.

         A alma pode passar por numerosas encarnações antes de se aperfeiçoar na senda da Cristicidade pessoal e ser digna de fazer a ascensão. O que acontece à alma entre as encarnações? Quando a alma conclui uma vida na Terra, a Presença do EU SOU retira o cordão de cristal, a chama trina volta para o coração do Santo Cristo Pessoal, e a alma gravita para o mais alto nível de consciência que alcançou durante as suas encarnações. Se a alma o merecer, é treinada, entre as encarnações, nos retiros dos Mestres Ascensos, no mundo celestial. Alí estuda sob a direção dos Arcanjos e dos Mestres da Sabedoria para preparar-se para a próxima encarnação.

          Se vida após vida a alma não exercer o seu livre arbítrio para glorificar Deus -- e para unir-se ao seu Santo Cristo Pessoal durante esse processo --, a sua oportunidade de tornar-se imortal acabará por chegar ao fim. A alma poderá perder o seu padrão individual e a sua auto-identificação com Deus. É o que acontece naquilo a que se chama "a segunda morte".

            Para alcançar a meta da imortalidade e ascender, a alma precisa unir-se ao seu Santo Cristo Pessoal, transmutar pelo menos 51% do seu carma e cumprir a sua missão na Terra.

           Como Saint Germain explica, transmutar 51% do carma significa que você transmutou e usou de forma construtiva 51% da energia que Deus lhe deu.

            Quando finalmente a sua alma ascende, regressando a Deus, você torna-se um Mestre Ascenso, fica livre da roda do carma e da reencarnação e recebe a coroa da vida eterna.

                                                                  __/|\__


                     Que sejamos mansos, humildes e pacíficos como Jesus nos ensinou; e, assim, encontraremos paz e luz em nosso caminho de volta até a Casa do nosso Pai Celestial, o dono da vida eterna!


(*) Texto transcrito.

Ref. Livro: As Profecias de Saint Germain para a Era de Aquário -  Mensagens para o Brasil e toda a América do Sul - Elizabeth Clare Prophet - Páginas: 38,39,40 - Nova Era

Summit Lighthouse do Brasil - direitos reservados.

Zenalva Rita.

(*) Luz no Coração!




                               


sábado, 19 de fevereiro de 2022

HOLLY - RESGATA O AMOR INCONDICIONAL

 

                                                FLORAL HOLLY  -  Ilex aquifolium                  (*)              

           

         O Amor rege a vida de tudo o que orbita nos universos do cosmos infinito. Aqui, estamos sob a ação desse sentimento tão agregador que liga e constrói a vida em todos os sentidos. Com o amor seguimos as rotas de nossos pensamentos e sentimentos, dos nossos projetos e também dos nossos sonhos. Sem este sentimento sofremos consequências desastrosas porque perdemos a força de criar e de  manifestar o poder de Deus em ação em nosso mundo interno e externo. O amor nos liberta, nos alimenta de grandezas de ALMA. E o motivo de nossas estadias aqui no planeta Terra é para sermos bons.

                       Entre muitos poemas sobre Florais eu escrevi:

                                             H O L L Y 

                      Amor divino é o princípio do Floral Holly

                      É o amor que abraça, e sustenta a humanidade.

                      Este amor mais cedo ou mais tarde

                      Abrangerá sem resistência a existencialidade

                      Mas nós, seres humanos, traímos esse amor!

                      Quando nos falta esse sentimento

                      Sofremos em explosão de raiva, e de vingança.

                      E aí, vem a doença, o mal-estar, e o sofrimento.

                      Holly é sagrado, é o santo antídoto

                      Contra o terrível e áspero ódio.

                      O ódio é a ausência do amor incondicional

                      Dr. Bach disse: Holly nos protege de tudo

                      O que não seja o Amor Universal.

                      Se antes eu desconfiava, com Holly hoje,

                      Me torno harmonioso e compreensivo

                      Deixo de lado o ciúme e o mau-humor

                      Porque agora tenho meu coração cheio de amor.  


                                          MENSAGEM

                        "Se tivermos, em nossa natureza, amor suficiente 

                        Por todas as coisas, não poderemos causar prejuízo a ninguém,

                        Porque este amor estará em todo gesto ou pensamento,

                        impedindo que Magoemos quem quer que seja. Mas ainda não atingimos

                        este estado de perfeição; se isso tivesse acontecido,   

                        nossa existência aqui não seria necessária."

                                                                                        Dr. Bach

                                  

                                                     __/|\__ 

  

Ilustração: (*)  Floral Holly -  Óleo sobre Tela - 

ANO 2010  - Zenalva Rita

Luz no Coração (*)

                                                 

                     

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

LIÇÃO DE VIDA DO CHACRA DA GARGANTA


           Da base da espinha até o topo de nossa cabeça, temos sete (7) chacras, (maiores), ou  centros energéticos, ou centros de forças, que são os responsáveis por toda a nossa alimentação energética, emocional, mental, espiritual e física; trabalham juntamente com as glândulas endócrinas, para que todo o nosso organismo seja vitalizado, proporcionando assim, saúde e bem-estar como um todo. 

         O quinto chacra fica localizado na região da garganta, também chamado Vishuda, (nome em sânscrito), e o seu significado é Purificação. Tem relação com a glândula Tireóide e paratireoides. influenciando pulmões, e sistema respiratório. Sua cor é azul claro prateado. Sua qualidade positiva é a fè, o poder, proteção, direção, coragem e obediência. Tem 16 pétalas.

           É o centro da criatividade e expressão das vibrações sonoras - invocações - uso das palavras de poder, mantras, sentenças, comunicação, som, vibração, espaço,expressão, telepatia e fórmulas.  É neste chacra o ponto de encontro dos três chacras superiores (5º, 6º e 7º) - chamado também de "Bindu ou portão de Jade" (pelos antigos) e de "Boca de Deus". É o chacra das faculdades superiores. Quando este chacra é ativado, a voz se torna melodiosa, harmoniosa e bela, evocando verdades superiores. Chamado também de centro da "Cornocópia" - Aquilo que você expressa através da voz torna-se um desejo realizado. Refere-se também a este chacra como responsável pelo rejuvenescimento e pela longevidade, sendo diretamente ligado ao corpo causal.

             Na antiguidade, dois elementos forram associados a este centro: A madeira e a luz. O primeiro transmite a sensação de som interior, e o segundo o despertar dos poderes superiores relacionados à base do crânio. Quando a energia passa pelo centro da garganta e o indivíduo não se conecta com ela, passa por estados de confusão mental e introspecção.

              Do ponto de vista físico, o chacra da garganta ou chacra laríngeo, trabalha a energia do aparelho brônquico e vocal: pulmões, nuca, pescoço, maxilares, orelhas, canal alimentar: traqueia, esôfago e brônquios.

             Lição da alma: A expressão da Vontade Divina.

             Verbo correspondente: Eu falo

             Distúrbio psicológico: Depressões.

             Mantra: Ham

      Para uma compreensão melhor de tudo que está acontecendo no mundo de  hoje, como: todo o tipo de desequilíbrios, doenças, pragas, tragédias de todas as matizes, a Pandemia do Coronavírus que se porta como um verdugo implacável, assolando o nosso mundo já tão sofrido; as guerras, conflitos entre povos, a fome e tantas provações que o nosso planeta sofre ao longo de milhares de  milênios, desde que o ser humano resolveu impor seu poder e sua vontade, expressados de forma negativa:  arrogante e egoísta.

     Possamos usar o Poder da palavra falada com assertividade e positividade e tentar melhorar todos os habitantes desta linda nave chamada Terra. Abandonar a crítica, as fofocas e todo o tipo de expressões  negativas e mentirosas; exercitar a  bondade, a criatividade, a educação, a palavra suave e verdadeira, o amor e o respeito, de  uns com os outros -  é assim que Jesus nos ensinou.

     Para reforçar, deixo aqui, os Oito (8) passos para despertar o Chacra da garganta: (exercícios)

     1>  2ª FEIRA: PALAVRA - Falar só o que tem sentido útil, necessário e verdadeiro; pensar antes de falar.

    2> 3ª FEIRA: HARMONIA - Com o ambiente, com si mesmo, com as pessoas, com a vida. Ao levantar dizer: ninguém e nada, vai me perturbar no dia de hoje.

    3> 4ª FEIRA: DECISÃO - Decidir com segurança, pequenas coisas sem dúvidas - realizar com certeza tudo o que precisa ser resolvido.

     4> 5ª FEIRAPENSAMENTO - Centrar os seus pensamentos com controle, para observar com cuidado, o mundo, você e as pessoas ao seu redor.

     5> 6ª FEIRA: ORGANIZAÇÃO -  Organizar pensamentos com controle, sentimentos; trabalhos, atividades, coisas - casa.

      6> SÁBADO:  ESFORÇO - Trabalhar com firmeza, entusiasmo, vontade, para chegar rumo à perfeição.

      7> DOMINGO: - COMPREENSÃO - Compreender os seus próprios erros e das outras pessoas -  procurar entender a vida, o universo; e  procurar se aperfeiçoar.

              ANTES DE DORMIR FAZER ANÁLISE SOBRE O DIA - ANALISAR-SE DIARIAMENTE OU AUTO ANÁLISE - SUAS IMPRESSÕES SOBRE VOCÊ MESMO (Este é um antigo ensinamento de Santo Agostinho, e que continua tão ATUAL e importante para nossos questionamentos atuais). Já dizia o filósofo: "Conhece-te a ti mesmo"

                          

              Cuidemos de nós mesmos e dos outros - Obedecer as orientações da (OMS), nestes dias difíceis de Pandemia -  seguir todos os protocolos exigidos pelas autoridades da Saúde, - governamentais e locais, sem menosprezar a Ciência e o valor das Vacinas que salvam vidas. Vacina SIM. 

                                                   __/|\__   Namastê! 

 

Ref.: Alguns trechos do meu curso de Chacras: Os Chacras e a vitalidade do corpo, da mente e do Espírito - Ministrado no Instituto Avalon - Ano 2013. São Paulo/Brasil

(*) Luz no Coração 

Zenalva Rita.