quinta-feira, 22 de março de 2018

CROMOTERAPIA, UM INSTRUMENTO DE CURA HOLÍSTICA



                                             Cromterapia é a Ciência das cores.

                O histórico da Cromoterapia começa nos tempos remotos da antiguidade e suas raízes plantadas na civilização egípcia assim como a própria Medicina.  O vínculo da Medicina no Egito data de 2.800 a.C com Imhotep, considerado o Pai Universal da Medicina, pois foi ele quem escreveu os primeiros livros de Medicina, em rolos de papiros; também foi ele quem fundou as primeira Escola de Medicina. Alguns séculos depois, Hipócrates (460-377) médico grego, esteve no Egito estudando a matéria médica com os sacerdotes-médicos durante 3 anos. De retorno a Cós, sua cidade natal, fundou a primeira Escola de Medicina da Grécia e elaborou o juramento médico baseado nos escritos de Imhotep.

               Assim, encontramos o domínio e aplicação prática da cor nas civilizações antigas, como  Egito, China, Grécia e Índia, para o restabelecimento físico, psíquico e mental do ser humano. Compreendemos portanto, que a Cromoterapia nascida no Egito permaneceu adormecida por milênios. Ressurgiu em nossos tempos como uma medicina energética, tal como a Homeopatia, Florais de Bach, Acupuntura, entre outras.

                A Cromoterapia influencia a vida como um todo. É uma terapia natural vibracional, tem como finalidade restaurar e criar condições de recuperação das células debilitadas, através da ação da cor no campo etérico. Estimula a capacidade regenerativa, bem como proporciona a formação de novas células.

                Pessoas que sofrem de enxaqueca, eczema, pressão alta, dores reumáticas, artrite, estresse, insônia, depressão e falta de energia apresentam melhoras significativas com a Cromoterapia. A aplicação é feita por projeção mental nos chakras, visualizando órgãos vitais, ou utilizando-se aparelhos elétricos com ponta de cristal, etc.

                                   INFLUÊNCIAS GERAIS DA COR (os sete raios cósmicos|)

                  1) Vermelho - Este é o raio que fornece ao nosso corpo físico energia e vitalidade. O tratamento do chakra básico na raiz da espinha com esta cor aumenta o calor e a temperatura do corpo, estimula a circulação do sangue e permite a liberação de adrenalina. É um raio expansor.
                   2) Laranja - Este raio controla o segundo chakra.  Libera as funções corporais e mentais; dá simultaneamente energia física e estimulação mental. É eficaz nas moléstias dos pulmões, como a bronquite e infecções do baço e nas moléstias dos rins. 
                   3) Amarelo - O raio cósmico amarelo é o grande fornecedor máximo de energia e é absorvido através do terceiro Chakra (Plexo Solar), o centro importante para todo o sistema nervoso e no controle dos processos digestivos. É um raio mental, e estimula as faculdades mentais.
                   4) Raio Verde -Verde é a cor do equilíbrio, da natureza, da paz e da harmonia. Sabemos por instinto que o verde do campo nos dá calma e serenidade. Por isso somos atraídos para os campos, vales e montanhas. É o ponto do meio no espectro solar. Este é o raio que é absorvido pelo chacra cardíaco, que também governa o coração físico, mas também problemas emocionais e repressivos que podem levar a ataques cardíacos.
                  5) Azul -  Este raio é restritor e constritor. Oposto do raio vermelho. O raio azul desacelera as coisas, o que ajuda a combater as doenças infeciosas quando promovem elevação da temperatura. Psicologicamente falando, o raio azul pode trazer quietude e paz mental quando se chega à histeria, por exemplo; é tão relaxante que pode precisar do auxílio do vermelho e do laranja. 
                  6) Indí - Índigo entra e circula em torno do chakra situado atrás da testa - terceiro olho ou sexto chakra; controla a glândula pineal e tem a função de purificar a corrente sanguínea.  Este raio é um poderoso anestésico. Do ponto de vista psicológico clareia e limpa as correntes psíquicas do corpo. O tratamento com o raio índigo é muito usado para problemas nos olhos, ouvidos e nariz.
                  7) Violeta -  Este raio controla o chakra coronário e é relacionado com a glândula pituitária, que é um centro de compreensão espiritual e intuitiva. Esta cor é a mais alta vibração de todos os raios cósmicos de energia. Este é o raio nobre que tem um maravilhoso efeito curativo sobre todas as formas de neurose e manifestações neuróticas, podendo também ser usada para depressão e todas as moléstias mentais, reumatismo, concussão, tumores, meningite cerebrospinal e afecções  dos rins e da bexiga.

                      Para finalizar, o objetivo da Cromoterapia é reconstituir o corpo etérico através da aplicação de vibrações da cor específica correta aos centros de energia (chakras), que o torna capaz  de energizar e vitalizar o corpo físico.

                                                                     __/|\__

Para saber mais consultar:
                     Guia de Medicinas Alternativas - Ann Hill - Hemus Editora - Tradução de Fernando de Castro Soromenho - São Paulo
                      As Cores e suas Funções - Valcapelli - - Roka Editora - 1ª edição - 2001 - São Paulo
                     Cromoterapia - A cura pelas Cores - Mary Anderson - Hemmus Editora - Tradução Norberto de Paula Lima - 1983 - São Paulo
                      Manual de Reflexologia e Cromoterapia - Pauline Wills - Editora Pensamento - 1995 - São Paulo - Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves

Luz no Coração (*)
Zenalva Rita

                             
                 
                                                                                 
                 

               
               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário