terça-feira, 17 de dezembro de 2013

LEMBRANÇAS DE NATAL ( poesia)



                                                         

                                                               LAR NATALINO  (*)    

Nossa  casa paterna cheia de amigos,
Tão pequena que chega a ser quente.
Nosso lar tão feliz, tão amigo.
É nosso, é seu, é dele, é vosso.
Como imaginar que a vida me acolhesse
E nos acolhesse tão dignamente!
E nós entre todos, e todos entre nós.
O barulho de vozes se mistura
Com a melodia que, alegre, soa num canto
O tim-tim de casais de taças
Completa e sela o aconchego na sala
O teu abraço afetuoso
Enlaçando a minha cintura,
Os sorrisos afloram do coração.
Lágrimas vindas de um tempo além,
Dos pensamentos que voam tão distantes...
O olhar pregado no castiçal
Que, segurando uma vela luminosa,
Deixa cair grossas e quentes lágrimas
Será que esquecemos o motivo da festa?
Não, o Salvador do mundo, Ele está aqui!

                              *
                            *   *

Que as Luzes dos céus, desçam neste natal, iluminando todos os lares da Terra!
É o Menino Jesus nascendo nos corações dos homens..

Feliz Natal a todos! Feliz 2014!

(*) Esta poesia está no livro "Poesia Zen" Contando a vida em Verso, da minha autoria e ainda não pulicado.

Luz no coração,
Zenalva Rita






terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O CONHECIMENTO DE SI MESMO

                 Certo dia me veio à mente a seguinte frase: “O auto-conhecimento promove a felicidade”. Logo, tomei-a como verdade. Por que aceitei esta afirmação? Por acreditar nas mensagens vindas do meu Eu Superior. Prestar atenção em nós, em nossos pensamentos e sentimentos é o começo para a mudança de velhos padrões mentais que muitas vezes nos escravizam. Afinal, a vida é sempre mudança, num eterno movimento. Milhares de pessoas no mundo de hoje, estão nesta fase de “crisálida”, a lagarta se cansou de comer folhas verdes, e em metamorfose, (profundas alterações) se transforma na maravilhosa e encantadora borboleta a voar leve e livre pelo espaço. Assim somos nós quando a determinação nos convida para a mudança  
interna, com a auto-aceitação e desnudamento da alma sem nenhum preconceito.              
              O auto-conhecimento ilumina e enobrece o caminho da alma na sua peregrinação pela Terra. A falta de conhecimento ao contrário, empobrece e trava o caminho do ser humano.
                   Desde a antiguidade que sábios e filósofos, mestres e gurus, enfatizam a importância do “Conhece-te a ti mesmo”. Esta expressão continua vigorosa e essencial em nossa vida cotidiana, não só para o nosso próprio auto-aprimoramento, mas como um alicerce para as novas gerações, as nossas crianças. Perguntamos: O que estamos fazendo aqui no Planeta?  Será somente a luta para a sobrevivência material e nada mais? – Claro que não. É prioridade ter a percepção de se auto-conhecer para entender qual a nossa missão, o nosso papel de fato dentro do contexto universal. Viver na terra significa vida em plenitude tanto na matéria como no espírito. Ter uma vida de relação com o todo, através dos nossos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais e buscar a felicidade. Nesse viver, enfrentamos uma série de conflitos que são criados quase que exclusivamente pos nós mesmos e com isso complicamos a nossa marcha evolutiva.
                    Religiões, seitas, doutrinas espiritualistas e mesmo a moderna Psicanálise nos apontam diretrizes e caminhos que visam transformar a vida do ser humano; a modificação de padrões mentais cristalizados, descobrir a origem profunda dos sentimentos, com a mudança de atitudes e desejos reais, e a criação de um novo sistema de valores em benefício próprio.
                      Decidir que é hora de mudar é só começar. Basta uma vontade forte e direcionada. Olhar para si mesmo, se auto perceber, e se enxergar no outro; acreditar que a mudança interna já está sendo processada e qual o caminho a percorrer - há vários caminhos, como a meditação, por exempl, ou as terapias naturais..
                      O silêncio da alma é tudo de bom! - prestar atenção sobretudo nos pensamentos e procurar organizá-los sem medo de sofrer. Saber dos benefícios da auto-análise e interrogar a consciência sempre antes de dormir. O espelho da alma certamente nos revelará onde precisamos fazer os reparos.
                    Sejamos livres da escravidão externa e interna que envolvem a nossa vida. A alquimia interior liberta-nos da escravidão de nós mesmos; só a auto-transformação, e a auto-consciência de cada ser, curam a alma do  mundo e  todas as criaturas viventes. Sair do casulo é sair um homem “novo” de novo, com pura liberdade.
                    Paz e silêncio!!!                     
                                               
Zenalva Rita – Terapeuta - Magnified Healing

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

GENTIAN - FLORAL PARA A DÚVIDA, DESÂNIMO E DEPRESSÃO



                                                          
                                           
                                          (*)
                                                                        Gentian        
                                                                  Gentiana amarella
                                                                       Genciana
            Planta herbácea  vivaz, da família Gentianaceae, que seca durante o inverno e rebrota na primavera. É originária da Europa, mas já está aclimatada  no Brasil. Cresce nos pastos montanhosos secos, rochedos e dunas. Foi a 11ª essência, encontrada no início do outono, final de setembro de 1931, em Kent.
             As flores numerosas, apresentam  colorações que vão do carmesim ao purpurino. Colhem-se de agosto a outubro.

             Sua principal qualidade é a fé; não só no sentido religioso, mas também com relação à própria vida.
             Quando a pessoa enfrenta dificuldades, ou obstáculos, quando as coisas não dão certo, ou diante de qualquer imprevisto, entra logo em desequilíbrio; aí vem a depressão, e a falta de confiança;  a fé se torna fraca e sem nenhum sentido. Neste momento bate um desânimo desesperador. A razão disto tudo? ela sabe, tem plena consciência, porque sabe que seu mal estar tem uma causa conhecida. Citando como exemplos deste estado de alma, temos:
uma enfermidade prolongada, o desemprego, uma reprovação em um exame, o término de um relacionamento, ou uma perda financeira e até pequenas contrariedades do dia a dia.
             Toda essa problemática acontece porque há um bloqueio no plano mental, e o questionar tudo.
             O floral Gentian auxilia na construção de uma fé mais robusta; não uma fé cega, mas um fé raciocinada que ajuda a pessoa entrar em contato com o seu Eu Divino. Diante dos conflitos não entrará mais em pânico ou desespero ao encontrar dificuldades inesperadas ou incertezas da vida. Terá força e confiança que tudo vai dar certo se mantiver o pensamento positivo e firmeza mental para superar qualquer que sejam as circunstâncias mais adversas.
              Na prática observa-se que Gentian é muito útil para o nervosismo e desânimo de crianças e adolescentes que por coisas insignificantes que aparecem em sala de aula, ou com os colegas, ou tirar uma nota baixa e por isso ficam tristes e desmotivadas. Gentian é também indicado no auxílio de tratamentos de psicoterapia.

                Se o seu estado de alma estiver Gentian negativo, procure a terapia floral para reforçar o seu ânimo, sua vitalidade, sua alegria de viver, de amar e de construir.
                 Recomenda-se como medida de apoio: 
                > Estude biografias de grandes homens que tiveram de enfrentar problemas semelhantes e conseguiram superá-los.
                > Reflita no tópico "pensar positivo"
                > Assista a filmes que mostram situações de auto-superação.   
                              
                                                             )()(      


(*) Todos estes quadros aqui apresentados
foram pintados por mim.

Luz no coração!
Zenalva Rita

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CHACRAS - SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA ESPIRITUAL E FÍSICA


                     
                                                      Chakra em sânscrito significa: "roda"              
                               
                   Os chacras são centros de força situados sobre o corpo etérico ao longo da coluna vertebral; são captadores e transmissores de energia e afetam  a nossa atividade no plano físico através da função das glândulas endócrinas, as quais afetam por sua vez, a substância física no nível das funções orgânicas, do equilíbrio mental e da integridade emocional.
                    Há inúmeros chacras e sistemas baseados em 300 ou mais focos de energias(tais como o sistema de acupuntura e do shiatsu). O número usual para se compreender as ações da rede energética sutil é o sete. Os sete chacras básicos estão relacionados ao revestimento dos sete corpos, pois eles parecem se conectar à consciência dos diferentes corpos no centro envolvido.
                     Palavras de Hiroshi Motoyama:" O corpo físico torna-se cansado com o passar do tempo, e necessita de três fontes de energia básica para seu sustento: comida, ar e "vitalidade inata". Essa vitalidade é uma força invisível existente em todos os planos do universo; porém, em seu padrão físico ela está mais ligada à constituição e funcionamento do corpo etérico.
                       O chacra mais inferior pertence à encarnação na matéria e o sétimo (superior) representa a dimensão cósmica.
                        Em seu estado latente, os chacras são pequenos discos, ou círculos, de cinco centímetros de diâmetro que conservam um ligeiro rubor. Todavia, quando ativados em pessoa sensível às forças supra normais, eles aparecem como redemoinhos de luz resplandecente.
                       As principais funções dos chacras etéricos são absorver e distribuir energia vital ou prana ao corpo etérico e, através deste, ao corpo físico; e manter as ligações dinâmicas com os chacras correspondentes nos corpos mental e emocional. Uma das funções dos chacras é coordenar a interação entre os diversos campos. A condição do corpo físico é afetada não apenas pela velocidade do fluxo da energia etérica, mas também pelo grau de harmonia no seu ritmo, e qualquer obstrução que possa deformar os padrões normais de energia resultam na perda de vitalidade e na doença. 
                      A consciência é uma função de todo fluxo da vida; os chacras refletem as ações dessa consciência ao serem eles próprios utilizados pelo fluxo da vida.
                       O ser humano experimenta a sexualidade (o encontro de polaridades negativa e positiva) em cada um dos seus chacras. Os sete chacras se polarizam entre si, tanto no masculino como no feminino. O que é positivo em um sexo é negativo no outro. Os chacras destinam-se a ser magnéticos e irradiadores.
                         Em qualquer evento sua atividade está basicamente relacionada à vida e ao desenvolvimento da Terra. Compreende-se que cada chacra tem sua própria função; eles funcionam como um todo e nossa consciência fechar-se-á em algum ou num grupo deles por um certo período de tempo.
                          Os chacras são entradas para uma espiritualidade mais elevada.. São os órgãos espirituais que governam o fluxo de luz e energia que se encontra dentro de nós e afeta a nossa vitalidade, a nossa visão da vida e o nosso crescimento espiritual. 
                          Os chacras lembram flores que brotam a intervalos de uma haste, que é a espinha dorsal.. (Motoyama).

                                                               #    #    #

Bibliografia: OS CHAKRAS e os campos de Energia Humanos - Shafica Karagulla, M.D. Dora van Gelder Kunz - Pensamento
                   Teoria dos Chakras - Ponte para a Consciência Superior - Hiroshi Motoyama - Pensamento                       
                                        
CURSO: Os chacras e a Vitalidade do corpo da mente e das emoções
DATA:  12/10/13 
HORÁRIO: Das 10 às 18 horas
LOCAL: Instituto Avalon - www.institutoavalon.com.br
Telefone: (11) 3341-6010
Profª: Zenalva Rita dos Santos

Luz no coração!

                                                     

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ELM - FLORAL QUE DEVOLVE A SEGURANÇA PESSOAL E A AUTOCONFIANÇA




                                                                                
                                             (*)
                                                                           ELM
                                                                  (Ulmus procera)

                          Elm foi a 21ª essência encontrada, no início da primavera de 1935, em Sotwell.
                          Elm em flor, ajudou o Dr. Bach a sentir autoconfiança e prosseguir com sua missão.

                           Árvore de grande porte, suas flores são pequenas, muito numerosas, violáceas-acastanhadas, crescem em cachos e desabrocham antes das folhas nascerem.
                            Este remédio destina-se àqueles que se sentem ocasionalmente deprimidos e oprimidos  pela responsabilidade do seu trabalho.Sentem que o resultado dos seus esforços é insuficiente. 

                            Geralmente são pessoas capazes, eficientes e intuitivas. No entanto, pode haver ocasiões em que poderão sentir nesse momento difícil, que não estão à altura da tarefa assumida. Neste sentido bate um sentimento de inadequação que é temporário; mas que  ao mesmo tempo, se sente subjugado pelas próprias responsabilidades.
                              
                            Quando uma pessoa de repente se sente tão exausta que mesmo diante de sua capacidade e responsabilidade já não se julga capaz de executar e de continuar com suas tarefas. É o negativo revelando-se e trazendo os "momentos vulneráveis na vida dos fortes". É um chefe executivo e bem sucedido, de uma indústria, e responsável por muitas pessoas que se acha fracassado, ou uma mãe muito resolvida e admirada que de um momento para outro se sente incompetente para comemorar o casamento da filha mais velha. 

                           Elm é o escudo a aura daqueles lutadores e heróis que normalmente identificam-se com a sua tarefa, para grande benefício da comunidade e de todos em geral.

                          Se você se sente ocasionalmente sem vitalidade, sem disposição e sem força interior, um "peixe fora d'água", está na hora de fazer uso do floral ELM. Essa essência vai lhe devolver altruísmo inerente; senhor de si; confiante; convicção inabalável de que a ajuda chegará sempre no momento certo, porque além de tudo tem consciência de que é um líder natural, positivo, cheio de talentos acima da média, e grande potencial para desenvolver.
                          
                         Não esquecer de lembrar da sua individualidade - O cuidar de si mesmo.

                         A energia da flor de Elm foi corretamente definida como "sais aromáticos psicológicos".

Mensagem do Dr. BACH:  "A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a" nossa missão.

                                                              ######
                                         

Bibliografia: Terapia Floral ddo Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
                   Aprenda a ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni - 2ª Edição.
                      
 
Luz no coração,
Zenalva Rita (*)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DESPERTAR É PRECISO



                  A Natureza desperta quando o sol se levanta. O Espírito acorda com a luz do conhecimento.  A máxima diz:  "Conhecereis a verdade e ela vos libertará".

                    Sem nenhuma dúvida, um homem espiritualizado tem maior domínio sobre suas paixões terrenas. É o chamado "Homem de bem". É um moderador consciente que respeita seus próprios limites e os do seu próximo. Reconhece o momento exato para não ultrapassar limites. Ama e observa a natureza em seu derredor. 
                    A vida pulsa, vibra e se movimenta em várias realidades; No norte da China, no Sul do Equador. Nos Polos Ártico e Antártico. Tudo caminha para a inevitável evolução; do carvão ao diamante, 
da bolota para o imenso carvalho, do humano para a angelitude.

                     Em nosso mundo atual existe belezas mil;  pedras preciosas ao lado de seixos,  pedras que rolam pelas margens dos rios que nas correntezas bravias passam por burilamento executado pelo trabalho da mãe natureza. De um lado Homens Santos trabalham a sua alma beneficiando a humanidade através do seu trabalho fraterno e amoroso. Mas do outro lado há a sombra da ignorância; observamos uma onda de violência causada pelo egoísmo desmedido, como a indiferença e o desrespeito pela vida de um modo geral. 
                    Infelizmente, o mundo está povoado ainda de pessoas de atitudes inconscientes e inconsequentes e que por isso mesmo não despertaram para a realidade da vida. Vítimas dos vícios físicos e morais que norteiam sua existência permanecem dormindo sem se auto-perceber, sem questionar a sua origem, sem se preocupar com o seu destino futuro, e qual é a sua missão de vida nesta presente encarnação.
                    Acorda, o trabalho é o principal objetivo que nos prepara para a subida da montanha e alcançar os seus picos mais altos. Progredir é lançar sementes na terra e trabalhar para a germinação de idéias iluminadas que visem o crescimento global, não só de nós mesmos mas de toda a humanidade. Clarões de pensamentos fluirão de nossas mentes e assim faremos a nossa parte influenciando de modo positivo o nosso próximo porque Deus, estará mais perto e mais vivo no céu de nossa consciência.

                  Todos nós estamos aqui para aprendermos a ser bons, aprender o que é amar como Jesus  nos amou.
                  Se ainda continua confuso, sem direção, sem esperança anime-se; ame-se e eduque seus pensamentos e sentimentos e suas ações e obras terão mais solidez e verdade.

                  Séculos e séculos, Deus na sua infinita bondade envia avatares sublimes à Terra para iluminar os difíceis caminhos de todos nós, peregrinos, sedentos de conhecimento acerca do mais além do céu, e que tanto desejamos embora pouco enxergamos como por exemplo, medidas como a "dor"; é aí que despertamos nosso sentimento religioso e passamos a compreender com certeza a importância da auto-transformação; é a relação verdadeira com o nosso próximo que alicerça nossa felicidade futura.
                    O homem que dorme e não pressente as leis espirituais, está praticamente morto; entretanto, cedo ou tarde, despertará quando abrir sua consciência e o seu coração para as bençãos do Criador.

                    O tempo não espera e segue marcando os acontecimentos da vida do homem em sua jornada terrena. As oportunidades de melhoria, do desenvolvimento pessoal, do crescer em espírito e verdade pouco a pouco começam a brotar da mente universal - sejamos mais amorosos uns com os outros e todo o universo despertará com a música sublime de vozes unificadas de todas as nações de um mundo mais feliz e sem fronteiras. 
                   
                                       

                   Deus nos segura em suas mãos com a sua onipotência, onisciência e o seu grandioso amor.
                   
                   Que as luzes do céu penetrem em nossos espíritos hoje sempre, regenerando a nossa vida em todas as dimensões.
                   

Luz no coração!!!
com amor,
Eu sou Zenalva Rita

terça-feira, 13 de agosto de 2013

CRAB APPLE, O FLORAL DA ORDEM, DA PUREZA E DA PERFEIÇÃO!

Após um longo tempo volto a escrever; (escrevo periodicamente),  sobre os florais de Bach, trazendo informações importantes da literatura vigente, sobre estados negativos e positivos de cada floral, e como o seu uso devolve à personalidade a saúde e o equilíbrio no campo mental, emocional e físico do ser.


                                             
(*)
                                                                        Crab Apple
                                                           (Malus pumila ou sylvestris)
  
             Crab Apple é da família das rosáceas. Provavelmente uma macieira cultivada, que se tornou silvestre. A árvore cresce em sebes arbóreas, clareiras de  bosques e matas. As pétalas cordiformes são de um rosado rico por fora, e brancas por dentro com apenas laivos cor-de-rosa. Floresce em maio. Seus frutos, são amargos e não comestíveis.                   
           
             Crab Apple vai ajudar pessoas que por algum motivo têm a sensação de impureza mental ou física; seja um mau pensamento, ou simplesmente se surpreende com um pontinho vermelho no rosto sentem a necessidade de ir logo ao médico dermatologista, e ao mesmo tempo em que afeta a sua auto-estima de modo desesperador.
                       Mechthild Scheffer escreve em seu livro "TerapiaFloral do Dr. Bach" o seguinte: O grande desejo interior da pureza deixará também muitas pessoas do tipo Crab Apple mais do que normalmente nervosas em relação a insetos, bactérias, comida que  que pode ter-se estragado, e todos os tipos de riscos de infecção. No momento em que os jornais noticiarem uma epidemia de gripe, as pessoas do tipo Crab Apple tomarão imediatamente todas precauções possíveis a fim de evitar contrair a doença.

                       Uma necessidade constante de limpeza, cuidados obsessivos com a casa, tomando banho ou lavando as mãos a toda hora, extremamente meticulosos e analisando tudo nos seus mínimos detalhes, sente aversão por si mesmo, sente-se sujo e impuro, e perde-se pormenores; é indício de que pessoas que se comportam dessa maneira, precisam ser cuidadas com o remédio Crab Apple.

                        O lado positivo do tipo Crab Apple, ilumina corpo e mente; traz mais beleza e virtudes nos indivíduos que mantêm um controle total de seus pensamentos e sentimentos, percebendo as coisas com mais sabedoria e em suas reais proporções. Passam a perceber que qualquer desequilíbrio físico tem origem no seu mundo interior e cabe a só eles, transmutá-lo em saúde e harmonia.
                               
                     
                          Admitir que o homem é imperfeito torna a pessoa mais livre porque,
                         A cura só acontece com a disposição do Eu Superior.


                                                            *
                                                       *        *                                       


Bibliografia:  Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria  e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
                    Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chanchellor- Pensamento
                    Essências Florais e Relacionamentos - Martin J. Scott/Gael Mariani - Pensamento
                                     


Luz no coração!

Zenalva Rita   (*)

                                  
                    
                     

quinta-feira, 6 de junho de 2013

CLEMATIS! FLORAL PARA OS IDEALISTAS E SONHADORES

(*)
                                                                   CLEMATIS                        
                                                              (Clematis Vitalba)

                      Clematis é uma planta trepadeira da família Ronunculacae, com folhas divididas dispostas em espiral e flores vistosas, hermafroditas, que não apresentam diferenciação entre cálice e corola. A família tem  larga distribuição nas regiões temperadas do hemisfério norte.
                       É conhecida por dois nomes populares: "alegria do viajante" (traveler's joy), porque dá um aspecto alegre nos caminhos por onde ela cresce. "barba de velho! (old man's beard) porque, no outono, os estames desenvolvem-se em longos fios prateados, como filamentos semelhantes aos cabelos de um velho. As flores branco-cremosas levemente esverdeadas, são compostas de sépalas felpudas e grossas, curvadas para baixo.
                        
                        Se você é uma pessoa sonhadora, desligada da vida presente, e o seu pensamento está sempre no tempo futuro, certamente acordará para o hoje e o agora, com o uso do floral Clematis.
                        No estado negativo de Clematis, a pessoa quase não tem energia disponível no físico, isto porque vive fora da realidade física, alheio a tudo o que ocorre ao seu redor; focada somente,  no seu mundo imaginário, vive tecendo pensamentos e sentimentos, e até construindo uma vida interior toda ela particular.
                        Segundo Dr. Edward Bach, pela sua experîencia e pesquisa, pessoas do tipo Clematis, apresentam  os seguintes sintomas:
um olhar vago e perdido, indiferença, desatenção, preocupação, tendência ao devaneio e sonolência; comumente, dormem muito e têm uma palidez marcante.
                         As pessoas  do tipo Clematis têm memória fraca, pois com o pensamento distante, geralmente não se importam em escutar ou lembrar o que foi dito e por isso tem dfícil concentração. O alheamento, como a falta de atenção pode ocasionar problemas nos olhos e ouvidos, só (vê e ouve o interno) o que pode até ocasionar acidentes na rua, na estrada ou mesmo no lar.
                         Mechthild Scheffer ressalta: "O tipo Clematis possuem dons criativos, às vezes com maior potencial criativo do que a pessoa comum. Por isso mesmo, dedicam-se a ocupações em que se produzem sonhos, como no comércio da moda, na indústria do cinema e no jornalismo. Se o potencial criativo não puder manifestar-se, surgirá quase automaticamente  um estado negativo de Clematis, em que a energia criativa assumirá formas como o romance exagerado, a excentricidade, e todos os tipos de ilusões."
       
                          Porque o floral Clematis é útil para as pessoas sonhadoras, desligadas do mundo físico,
mas possuidoras de dons criativos? Por que a essência Clematis fortalece o corpo físico e puxa a pessoa para a terra possibilitando a concretização de todos os seu sonhos e ideais; seus desenhos mentais e suas criações artísticas passam agora para o mundo real e verdadeiro. A vida passa a ser interessante e palpável. Cheia  de movimentos, sons, e aromas, colorida pelas idéias que pipocam em sua mente extramamente idealista e construtiva.

                       Viver tanto na teoria como na prática é um princípio vital para a pessoa tipo Clematis.
                       
         Portanto:
                       Dedique-se mais a passatempos criativos.
                       Ponha a mão na massa, criando, moldando, pintando, escrevendo.
                       Faça uma atiividade física.
                       Pratique exercíicios de ioga.
                       Observe atentamente a natureza.
                   

MENSAGEM:  "Em essência, a doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, e ela jamais será
erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais"   Dr. Bach


(*) Quadro- óleo sobre tela.


Luz no coração,
Zenalva Rita

                          
                                                                                                                                                                                                                                                                      


                 
                     

quarta-feira, 17 de abril de 2013

FLORAL CHICORY DESPERTA O AMOR INCONDICIONAL

 (*)
                   
                                                                       Chicory
                                                              (Cichorium intybus)

                Planta perene de muitos ramos, que alcança 90cm de altura, encontrada no saibro, em terrenos cascalhentos, gredosos e incultos, e à beira de estradas e campos. É nativa da Europa e Ásia, sendo muito cultivada no Brasil. As flores,  delicadíssimas, de um azul muito vivo, reunem-se sempre em inflorescências e abrem-se sob forma de estrela. Floresce da primavera ao outono. Na prática popular é utilizada nos problemas hepáticos e também como tônico e depurativo do sangue e ainda como laxante. Foi a 5ª essência encontrada por Dr. E. Bach, em agosto-setembro de 1930, nos campos de milho de Cromer, Inglaterra.

                A principal qualidade deste floral, é desenvolver os potenciais da alma ligados à maternidade e ao amor desinteressado.
               O desejo de servir, e de amar o próximo, o deixar fluir a energia do amor não-egoista, é natural em muitas pessoas. Encontramos todavia, pessoas com o sentimento amoroso bloqueado, voltado para dentro de si mesmo e cheio de autopiedade.
               Pessoas de todas as idades, em ambos os sexos, precisam do floral  Chicory; inclusive crianças, que desde o berço, mostram suas fragilidades, e sempre chamando a atenção dos pais e familiares, com lágrimas escorrendo na face, e contrariadas. Nesta fase da vida e com estas características negativas,
cresce um ser humano possessivo, controlador e muito exigente, podendo até fazer uso da chantagem emocional.
              As mães do tipo Chicory, só se sentem felizes quando estão em contato com todos os seus familiares, especialmente com seus filhos. Ao se sentir rejeitada, abandonada por um filho, que está se libertando e seguindo seu caminho, a mãe Chicory expressa uma grande decepção podendo desenvolver sintomas histéricos e profunda depressão. Mas, por que isto acontece? Enraizado está, um sentimento de
rejeição, um vazio interior, o de ser indesejado e talvez porque nunca sentiu ser amado de verdade. O adulto que se comporta assim, provavelmente, teve uma infância sem amor.
              O que realmente trata este estado negativo é o despertar do amor sem nada em troca, o amor incondicional que retrata a oração do amado São Francisco de Assis; é o estado positivo de Chicory, que Dr. Bach comparava ao arqétipo da "mãe universal", a Virgem Maria.
               O floral Chicory estimula o desenvolvimento da positividade da alma; amar e amar, simplesmente amar. O egoismo, a crítica, a possessividade, a autopiedade, pouco a pouco se dissolvem dentro da luz azul brilhante de Chicory.
               Quando atitudes possessivas interferem excessivamente, manipulando secretamente as pessoas mais próximas, com exigências egoistas, e sofrimentos por autocomiseração por não vê satisfeita sua vontade, está na hora de parar, pensar e refletir o por quê destas atitudes.
               O trabalho vibracional da essência Chicory traz de volta a serenidade, o calor e a bondade; o amor desinteressado, e segurança no sentido de proteger os demais, proporcionando alegria, ternura e leveza de alma.

                Uma vez ou outra todos nós apresentamos o estado negativo de Chicory, principalmente quando temos a ilusão de sentir que não somos amados, possuídos por um estado negativo de desamor, baixa autoestima e desesperança, e porque a vida está muito dura e cruel. É o vazio existencial que deixou de ser preenchido pela Luz Azul do amor incondicional. Vamos preencher este vácuo através da fé e do Amor Maior de Deus por nós e por todos.


             Mensagem do Dr. Bach:
                                 "No momento em que tivermos dado completa liberdade a todos os que  nos rodeiam, quando não mais desejarmos atar e limitar, quando não esperarmos mais nada de ninguem, quando pensarmos em dar e nunca tomar, então nesse momento veremos que estamos livres de todas as coisas deste mundo: nossas cadeias se romperão pela primeira vez na vida, e conheceremos a extraordinária alegria da perfeita liberdade".


Referência:  Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
                   Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática -  Mechthild Scheffer - Pensamento
                   A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground


Luz no coração!
(*) Zenalva Rita
             
             
 
              
               
              
               

terça-feira, 26 de março de 2013

UM POEMA PARA O OUTONO!!!



                                                              A estação do outono
                                                                 por Zenalva Rita

                                                É outono - as árvores se renovam
                                                   Suas folhas começam a cair.
                                               Tombando, caem mortas, sem vida,
                                         Se desprendem da fonte, não têm mais seiva.
                                                A mãe árvore gosta do suave vento,
                                                 Ele sacode suas folhas - e espera.
                                                        E só, o pequeno galho, diz:
                                          - Não me importo, outras novas nascerão!
                                                  Mas quando me olho, estou nu, 
                                                    Feio e frágil e com saudades.
                                                    Que farei quando sentir frio?
                                                   Se eu pudesse me desprender!
                                                        Iria ao encontro delas!
                                                 Estou ligado à raiz de minha mãe -
                                                      Ela é a soma de todos nós.
                                               Paciência! eu terei, sem muito sofrer...   
                                               A estação da primavera logo chegará.
                                                Aqui ficarei esperando o broto verde
                                                     Que cubrirá todo o meu corpo,
                                             O corpo de meus irmãos, e da minha mãe.
                                             As folhas verdes nos abraçarão novamente.
                                             Os pássaros farão
                                                                   sua morada.       
                                             Porque o Todo está no Um e                                                                      
                                                            o Um está no Todo!



                     Feliz Páscoa para todos os meus irmãos.
                    
                     Com amor, e
                     Luz no coração (*)
                       zr



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

REIKI - ARTE MILENAR DE CURA NATURAL

                                                                                                                                                                

                                                                                                                                                                      
      Dr. Mikao Usui     

O que é Reiki?

Em japonês,  a
sílaba "Rei" tem vários significados: Universo, alma, espírito; o que é universal. "Ki" pode ser traduzido como energia, coração, ser e sentimento. é a Energia Vital, que se manifesta em forma de calor, força ou luz. O "Ki" como Energia Vital, é conhecida desde tempos imemoriais.  
Em meados de 1800, o japonês Dr. Mikao Usui redescobriu esta maravilhosa técnica de cura nos Sutras do Tibete após longos anos de estudos e pesquisa. O Reiki é a energia Vital Universal, a manifestação de tudo que há no universo e segundo a Senhora Takata, Reiki é o Poder de Deus. É reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

OS BENEFÍCIOS DO REIKI
  • É simples e prático e está ao alcance de todos.
  • Não requer muito tempo de estudo..
  • Rompe barreiras do tempo e espaço.
  • É holístico - recupera e mantém a saúde física, mental, emocional e espiritual.
  • É totalmente seguro, sem polaridade, sem efeitos colaterais.
  • Expande a consciência, facilitando o autoconhecimento.
  • É antes de tudo uma técnica sagrada - e não é seita e nem religião, ou um sistema folosófico.
  • Não desgasta o terapeuta, pois ele é só um canal por onde flui a energia cósmica do universo e não o seu próprio Ki.
  • Possibilidade de auto tratamento.
  • Sem diagnóstico - a energia é inteligente, pura e concentrada e vai ao lugar onde mais se necessita dela.
  • Trata todo ser vivo - homem, plantas, aves, animais.
  • O método Reiki não fica obsoleto. É um presente  divino para a humanidade. A sintonização fica profundamente enraizada no iniciado e jamais pode ser perdida.
* Não necessita despir o receptor.

EXISTEM CURSOS PARA SE TORNAR UM CANAL DE REIK?

Existem três  graus ou níveis de iniciação de REIKI:

Reiki I: É a iniciação do primeiro grau, ou nível básico.O aluno aprende as posições básicas do tratamento, canalizando a energia Reiki com a imposição de mãos. Nesse nível é promovida a reabertura dos canais energéticos e o aluno aprende a praticar as posições básicas do tratamento, tornando-se capaz de se auto aplicar e transmitir para os demais a energia de cura. É nesse nível que se inicia o processo de mudança. transformação e evolução. Nesse nível, o aluno passa por 21 dias de purificação.

Reiki II: É apresentado ao aluno os três símbolos do Reiki. O iniciado aprende como utilizar os símbolos, bem como enviar Reiki a distância. Nível II é para todo aquele que que tenha realizado o Nível I e que deseja ampliar sua capacidade de captar e irradiar energia através das mãos com mais velocidade, intensidade e poder.
Nível III: É o grau de formação de Mestre de Si mesmo - O estudante pode ingressar, após aprender e praticar  extensivamente os ensinamentos recebidos nos graus anteriores. A partir deste nível ele recebe ensinamentos de várias técnicas de meditação com o uso dos símbolos, além do poderoso quarto símbolo do Reiki, que em tempos atrás, só os Mestres Reiki poderiam conhecê-lo.

Nível Mestrado: Seu objetivo principal é de crescimento e evolução, auxiliar as outras pessoas, e formar novos mestres Reiki. Para se tornar um Mestre Reiki, é necessário um tempo de preparação, ter vasto conhecimento e ser aprovado para se tornar um Mestre Reiki.

Resumindo, Reiki é um Sistema milenar de Cura Natural, totalmente seguro, pela imposição das mãos; age diretamente e harmoniosamente sobre os centros vitais do corpo(chacras e glândulas endócrinas), e pode influenciar o poder de cura do próprio organismo em todos os aspectos: corporal, mental, emocional e espiritual. Pode ser aplicado em conjunto com qualquer terapia natural energética, e/ou tratamento médico, diminuindo os efeitos colaterais da quimio e radioterapia. Potencializa a ação positiva dos medicamentos alopáticos.
Sendo uma técnica de cura e prevenção de doenças, o Reiki equilibra a energia do corpo e trabalha no nível causal do mal-estar, devolvendo ao indivíduo, relaxamento e bem-estar; aumenta a percepção, a criatividade, além de liberar as emoções.
 Essa técnica não dispensa o tratamento médico.
Para se tornar um Reikiano é preciso passar por uma iniciação.


CURSO DE REIKI NÍVEL I. (Método Japonês e Tibetano)

Fevereiro/2013
Datas: Dia 06, quarta-feira, das 10 às 18 horas
Dia 24, domingo, das 10 às 18 horas.

Facilitadora: Zenalva Rita dos Santos
Local: Instituto Avalon, São Paulo, (SP)

Informações no telefone: (11) 3341-6010 ou 9 96003569


"O caminho da cura com Reiki é uma arte única: desfaz o mal antes que nos alcance. Consiste em vencer o mal espiritualmente, por meio da compaixão e do autoconhecimento. O verdadeiro caminho do curador é restabelecer a Harmonia e conectá-la com o amor". Dr. Mikao Usui


Luz no coração,
Zenalva Rita