Olá!
O assunto de hoje é sobre os remédios florais de Bach.
O criador dessa terapia, desenvolvida na década de 1930, foi o médico inglês Dr. Edward Bach (l886-1936), que, desde a sua juventude se preocupava com o bem estar das pessoas que viviam ao seu redor.
Se tornou bacharel em medicina, bacharel em cirurgia, ciências, diplomado em Saúde Pública, era bacteriologista e médico homeopata.
Apesar do reconhecimento do seu trabalho em toda a Europa, desiludiu-se da medicina oficial, e decidiu abandonar o seu consultório da Harley Street em Londres e foi em busca de um método simples e natural nos campos da Inglaterra, e País de Gales. O seu objetivo era encontrar plantas que tratasse os desequilíbrios emocionais que tanto desestabiliza a personalidade.
Observou também, a influência da mente sobre o sistema imunológico, que controla nossa capacidade de resistir às doenças. Mesmo não sendo compreendido por muitos de seus colegas, seguiu sua intuição e partiu em busca da simplicidade da natureza.
Encontrou suas 38 flores e criou os remédios florais de Bach, a terapia simples e natural que envolve os quatro elementos da natureza: a terra e o ar; o fogo (sol); a água (veículo). Um processo harmonioso de alquimia natural.
Seu pensamento elevado compartilhava com as idéias de Hipócrates, Paracelso e Samuel Hahnemann, no seguinte princípio: "Não existem doenças, existem doentes".
Dr. Bach chegou a seguinte conclusão: Enquanto não se levar em consideração os aspectos emocionais e espirituais do indivíduo, não existe cura.
Seu pensamento se voltava para o seguinte princípio: "Enquanto houver sintonia entre o Eu Superior e a Personalidade, vivemos em em paz, com alegria e saúde". (..) "As verdadeiras doenças básicas do ser humano são os defeitos tais como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a indecisão e a avidez, (os sete pecados capitais).
Mensagens do Dr. Bach:
"Nenhuma ciência, nenhum conhecimento é necessário além dos métodos simples aqui descritos; e os que quiserem obter o maior benefício da dádiva mandada por Deus, serão os que a mantiverem pura como ela é; livre da ciência, livre das teorias, pois tudo na Natureza é simples".
"Que a simplicidade deste método não desencoraje a sua utilização, pois quanto mais avançarem as pesquisas, mais vocês reconhecderão a simplicidade de toda a Criação."
"Não dêem atenção à enfermidade; pensem apenas na maneira como o indivíduo em aflição encara a vida".
"A cura final e completa vem de dentro, da própria Alma que, por sua benevolência, irradia harmonia através da personalidade, quando recebe a permissão para fazê-lo".
Alguns dos 38 Florais de Bach:
Centaury (centaurium erythrea, C. umbellatum)
Este floral relaciona-se com as qualidades de autodeterminação e auto-realização da alma.
Estado negativo: Vontade enfraquecida, incapacidade de dizer não; submissão.
Estado positivo: Sabe quando dizer sim, mas também é capaz de dizer não, se necessário. Presta serviços - segundo seus próprios objetivos interiores.
Mustard (sinapis arvensis)

Mustard relaciona-se com as qualidades da alma ligadas à jovialidade e à serenidade.
No estado negaivo: Uma depressão escura cai sobre a pessoa como uma nuvem negra. Sentimentos melancólicos, depressivos chegam de repente, de um momento para outro, envolvendo a personalidade qual nuvem negra.
No estado positivo: Serenidade interior, jovialidade e estabilidade nos dias serenos e nos enfarruscados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário