Reprimir significa sustar ou parar a ação ou movimento. Somos energia e por isso vivemos e nos movimentamos ao sabor das emoções. - Emoção é o fluxo da energia que é movimento e não deve nunca ficar parada.Tudo depende do que fazemos com ela - Se expressamos com honestidade, sem medo, sem culpa, nos sentimos bem e relaxados - No entanto, se a retemos e represamos, sentimos dores na alma e no físico. Claro que há muito tempo que médicos e estudiosos sobre o assunto, ou seja, o BOM funcionamento do organismo total do ser humano - afirmam que as doenças se instalam no organismo por causa da somatização de emoções e sentimentos não resolvidos.
Quando não temos consciência mental e corporal contraímos uma série de dívidas emocionais que nos deixam presos em várias situações e sem contato com a nossa própria realidade.
Desde a nossa mínima idade e compreensão da vida somos educados de modo a reprimir nossas emoções como por exemplo > " homem não chora" ou "menina brinca de boneca' e menino joga bola" e por aí vai. Isto está muito ligado a influências do meio cultural no desenvolvimento da nossa emotividade. E, naturalmente, somos razão e sentimento porque as emoções mais básicas do ser humano são >> chorar, guardar mágoas, ter medo, ter raiva _ ou Sorrir quando estamos alegres!
O chorar é a primeira emoção do ser humano. Neste quesito, as crianças se mostram autênticas, verdadeiras e espontâneas. Expressam seu estado íntimo claramente quando não estão satisfeitas com determinadas situações e o adulto não - escondem o seu mal-estar, sua insatisfação, o que provoca irritação e represamento de emoções que vão se alojar em algum órgão do nosso corpo físico - daí vem a doença e todo tipo de desequilíbrio mental e emocional. Amargura não! Tristeza não! insegurança não! Culpa não! Corajosos Sim! Vamos ser sinceros e verdadeiros com a nossa realidade mais próxima de nós mesmos. Jesus Cristo um dia falou - (aqui na minha interpretação) >> ""Comportem-se como as "crianças que não julgam e dizem o que pensam e o que realmente sentem. Elas ganharão o Reino dos céus""!
Todos os sofrimentos que afetam a humanidade nos dias atuais tem como causa o preconceito _ fruto de tabus que trazemos de gerações dos nossos antepassados, tanto quanto a falta de diálogo aberto e natural de pais e filhos onde a educação deve começar de fato. Ser aberto para assuntos que mostram o nosso lado mais íntimo é tão natural como derramar lágrimas de tristezas ou de alegria, ou sensação de prazer por vias sensoriais - porque somos criaturas sensíveis e justamente por causa disso, sentimos a vibração das emoções em todo o nosso organismo e por aí vai, ( o julgamento e críticas do mundo nos afetam de maneira cruel - nos damos conta que poderemos dizer > Sou dono de mim. Eu me refugio no interior de minha alma e saio da periferia do meu vagar que estava sem nenhum propósito positivo. E dizer >. Ninguém será capaz de me abalar tirando a minha paz interior.
Que nada que venha de fora que julgamos importante para a saúde mental do indivíduo, no fluxo do seu amadurecimento, do seu crescimento pessoal e espiritual seja interrompido, cerceado - jamais deveremos conter ou controlar, refrear, porque cada pessoa é única e somente ela é dona de sua própria pele e do seu pensamento. Ser livre é uma condição primordial e um direito divino.
A Natureza nos dá muitos exemplos através dos animais, quando instintivamente sabem cuidar de sua prole - seja no proteger, e no ensinar a procurar o seu próprio alimento - educar a sua maneira, e como sobreviver na vida difícil de cada dia.
A repressão dos sentimentos e emoções leva a humanidade sofrer distúrbios de personalidade, dificultando a sua caminhada para a LUZ. Afinal, estamos aqui neste planeta de provas e expiações! Crescer e evoluir para ganharmos a verdadeira LIBERDADE é a nossa senha.
NAMASTÊ
* * *
Eu Sou Zenalva Rita - (*) Luz no coração


Nenhum comentário:
Postar um comentário