RUTA GRAVEOLENS
As arrudas eram conhecidas desde os antigos, encontrando umas cinquenta espécies na região do mediterrâneo e na Ásia ocidental.
A planta se propaga facilmente por meio de mudas, sementes e até mesmo através de pequenas mudas.
Gosta de sol e solo bem drenado.
Serve-se em homeopatia de uma tintura feita com o suco da planta inteira recolhida antes da floração.
A medicina da idade média a utilizava para diversas afecções notadamente as afecções nervosas >> epilepsia, histeria, hidrofobia, fraqueza da vista, por surmenage dos olhos. Utilizava-se também para ozena, epistaxis, cólicas flatulentas, etc...Alguns destes sintomas se encontram na patogenesia do remédio, feita magistralmente por Hahnemann.
As folhas da Arruda tem um glucóside > A Rutina ou Rutóside, solúvel na água. Além disso tem um óleo essencial volátil, amarelado muito amargo, de odor forte e aromático, cujo princípio essencial é a metil-nonyl-cetona que se encontra na proporção de 90%. As folhas de Ruta são extremamente irritantes para a pele e os que recolhem devem observar precauções.
EXPERIMENTAÇÃO HOMEOPÁTICA
Feita pelo próprio Hahnemann, a patogenesia de Ruta, é extremamente rica e se revela de uma ação bem mais geral que se crê habitualmente.
O remédio provoca e corresponde a uma intoxicação geral do organismo que se manifesta por um estado de aparência reumatóide, com dores ósseas, dores articulares e debilidade muscular geral.
A Ruta é um potente veneno e por isso também um medicamento, "CULPEPPER" afirma que RUTA é um antídoto para todos os medicamentos perigosos e venenos mortais. É abortiva, portanto não pode ser usada por mulheres grávidas. ( BRUN ). Além de ser um remédio contra o mau olhado e contra a INVEJA .
(Transcrição - Homeopatia Metafísica - José Alberto Moreno 4a Edição).
***************************************************************************
A arruda, também é chamada de a "erva santa" muito usada para muitas finalidades, como proteção nas residências principalmente aqui no Brasil, como nos rituais contra o mal olhado, "quebranto" nos banhos de descarrego para limpar energias negativas, como incensos e limpeza de ambientes.
RUTA (Arruda) é indicado também para os OLHOS (metafísicos - inveja) (por isso usa-se o chamado "Olho Grande") e também no físico, devido a formação de sua folha que parece um olho - e problemas nos olhos usando chá de arruda bem fraco para lavar os olhos - - nunca usar medicamento sem consulta um profissional habilitado.
Porque a Arruda é empregada para tirar "Olho Gordo"!!!
Por causa do sentimento de INVEJA.
Nesse sentido vemos esta emoção muito sutil agir ao nosso lado e pouco percebemos - geralmente está disfarçada em todos os tempos em nossa sociedade, desde que o homem apareceu na Terra.
No entanto é
uma energia extremamente nociva e até perigosa, porque ela atrai outros tipos de ervas daninhas que chegam a sufocar o indivíduo, como o ciúme, egoísmo, cobiça e até a ganância - é como uma serpente esperando o momento oportuno para atacar, já que vai criando um sentimento de raiva e cólera por não ser e ter os predicados, riquezas, e o prestigio que o outro possui.
Mas, tudo nessa vida tem o destino de mudanças e a transmutação faz parte deste pacote, seja cedo ou tarde - existe a resiliência, a inteligência espiritual, a segurança que surge e derrota os medos e a ignorância deixando pouco a pouco essa emoção que no fundo no fundo, traz ansiedades, infelicidades, tristezas e solidão. Logo, essa "erva santa" salva o homem de seus males físicos, mentais, emocionais e espirituais.!!!
Zenalva Rita (*) Luz no Coração


Nenhum comentário:
Postar um comentário