quarta-feira, 28 de agosto de 2024

A ANSIEDADE E O DESCONFORTO DO SER




                                  

DEFINIÇÃO DE ANSIEDADE SEGUNDO DICIONÁRIO >

Estado emocional angustiante, acompanhado de alterações somáticas (cardiácas, respiratórias,etc.) e em que se prevêem situações, reais ou não.

Uma grande parcela da população mundial, sofre de ansiedade não porque já nasceu com predisposição para apresentar um quadro de pensamentos bons ou ruins - nossos sentimentos puros ou impuros nos levam a ter medos, inseguranças e ver tudo acontecendo com antecipação, imaginando resultados negativos e não alcançando os objetivos que tanto almejamos. Por isso, passamos a somatizar no corpo, na mente, no emocional algumas sombras que se forem intensivamente repetitivas, se transformam em fantasmas, miasmas, obsessão, gerando distúrbios sérios em nossa saúde mental e emocional...Tudo aquilo que esperamos que aconteça em nossos desejos mais imediatos começa a gerar um mal estar repentino até exagerado, que podemos sentir suores frios e mãos geladas, a síndrome do Pânico. Isso é real ou é ilusório!!! AH.....!! Os calafrios, medos, insegurança. A vida atual nos convida a viver um ritmo veloz e com determinação em nossas atividades cotidianas, porque a sociedade assim exige. E com certeza precisamos dar conta do recado. Alguns de nós tem muita expectativa em tudo aquilo que desejamos, ou planejamos e imediatamente, receber a recompensa daquilo que queremos.

Acontece que existe um estado de alma ou uma virtude que se chama paciência. E precisa ser treinada, desde a infância - um bebê recebe dos seus pais ensinamentos, que alerta se comer quente, vai consequentemente queimar a boca e doer - e isto é formação de berço, é educação.

Hoje em dia no mundo inteiro, as pessoas vivem estressadas, e com um nível de ansiedade muito alto do (ter e do querer) - e isso acarreta desgaste físico, emocional e mental gerando também a raiva, o ódio e até a agressão seja com palavras ou até física.- assim como a violência e o desrespeito uns com os outros.

Os transtornos psíquícos estão pouco a pouco se formando embaixo dessa capa de alterações mentais que abre portas para os vícios e uma vida desregrada com excessos de todo o tipo, gerando doenças mentais.

Existem medidas que ajudam a melhorar a ansiedade - em querer tudo imediatamente - ter expectativas daquilo que tanto se deseja e no final das contas nada acontece, a não ser desconforto e desequilíbrios.

A primeira coisa é ter fé e confiança em Deus e em si mesmo. Entender que a própria Natureza é regida por leis naturais e que tudo acontece pelo fluxo normal da vida, do fluxo divino das leis universais. Depois é aceitar a Divindade interna o Eu Superior, que dá suporte e vigia o comportamento de cada individualidade criada por Deus.

Aprender esperar o tempo certo para que tudo aconteça, sem criar expectativas, e sem querer o impossível que está fora da sua programação de vida. Isso SIM.

Humildade para ver que atrás de cada um nós existe um número enorme de pessoas na fila e que também quer ser atendido e ficar satisfeito, assim como o primeiro da fila. Isso é ter empatia, e amar o próximo como a si mesmo.

Para tudo na vida, exige paciência, amor a si mesmo, e ver beleza em tudo - amar a Natureza como a grande provedora de criação e renovação de uma vida mais alegre e proveitosa. Simplicidade em tudo e nas atitudes e ações na vida útil de cada dia. Pois o resto é somente teimosia, e egoísmo, que cega a individualidade menos avisada.

.



                                            Namastê 

       EU SOU  Zenalva Rita - Luz no coração (*)


 

                            

                      


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário