domingo, 25 de agosto de 2019
BONDADE É UM MODO DE VIVER
UMA PALAVRA BONDOSA PODE AQUECER
TRÊS MESES DE INVERNO
__ Provérbio japonês
Eu adoro esta imagem tirada da internet. quando preciso ilustrar alguma coisa. Como estou estudando o Livro Bahagavad Gítá, aprendi que o homem aqui na Terra, vive em três modos da natureza: Modo da bondade; modo da paixão; e modo da ignorância. Graças aos céus, temos o nosso instrutor espiritual que nos ensina através de cursos sobre a Ciência avançada de Deus.
Aprendi através do Espiritismo (A. Kardec), que um dos motivos de estarmos no plano material é aprender a sermos bons.
Viver no modo da paixão é estarmos ligados com a vida dos sentidos e gozos materiais e tudo que se refere à vida material. Viver no modo da ignorância é ter a alma ainda adormecida, na escuridão de si mesma sem se importar com os sentimentos seus e os dos outros; é não se importar com o sofrimento do outro, seja humano, ou seja um animal; e praticar atos hediondos - estas pessoas destroem, matam, devastam a natureza; prejudicam o meio ambiente e devastam florestas e reservas ambientais que são vitais para a sobrevivência do planeta, sem se darem conta que são eles mesmos os infelizes prejudicados.
Viver no modo da bondade nos permite evoluir com mais facilidade, justamente porque nos encontramos conectados permanentemente com a fonte divina. Será que precisamos voltar várias e várias vezes ao planeta para aprendermos a amar? Quando o Mestre de Nazaré, Jesus, o Cristo, viveu em nosso mundo, nos deixou a mensagem do amor, do perdão, da justiça, da humildade e da compaixão. Foi o Maior pedagogo, psicólogo, além de terapeuta e médico de almas, que pisou nesta casa maravilhosa azul e verde, o nosso planeta Terra cheio de belezas e contrastes..
Não ignoremos figuras santas como Madre Teresa de Calcutá com o seu trabalho com os pobres na Índia- a mística Teresa de Ávila, (Século XVI), disse que sua vida era guiada por revelações recebidas de Deus. São Francisco de Assis praticava a humildade e simplicidades, amando a todos os seres vivos. Naturalmente eles renunciaram o mundo no modo da ignorância e paixão, e viveram grandes sofrimentos e sacrifícios preferindo o modo da bondade. Quem vive o modo da paixão quer viver o aqui e agora pensando somente nos gozos dos sentidos da vida material; para essas pessoas, que agem assim, viver na zona de conforto, viver no comodismo é o principal objetivo de sua vida nesta vida presente, ignorando assim a existência do poder Onipotente, Onipresente, Onipenetrante e Onisciente de Deus.
Quando exercemos a bondade desinteressada, ou amor incondicional, estamos mais próximos dos ideais celestes de mundos espirituais superiores. Exemplificando com a boa conduta - aprendemos pouco a pouco a educar o nosso coração e a nossa mente - desenvolvemos o processo da empatia; aprendemos a nos conhecer intimamente; e assim tentar conhecer bem o nosso próximo. O mundo se torna iluminado quando melhoramos a nossa energia interior a cada dia mais renovada. Desse modo vamos plantando uma semente aqui outra alí, outra acolá que certamente desabrochará em flores de valiosas virtudes e jóias únicas de transformação pessoal e mundial. Mudemos nossas atitudes, sejamos mais bondosos e o mundo será mais feliz porque "SOMOS TODOS UM".
__/|\__
Zenalva Rita (*)
Luz no coração!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário