domingo, 26 de março de 2017

SCLERANTHUS - FLORAL QUE TRATA A INDECISÃO

                                                                  Terapia Floral de Bach
                                                                         
                                                     SCLERANTHUS - (CRAVEIRO)       (*)
                                                            (Scleranthus annuus)                  

                     Esta espécie, usada para o medicamento, é um arbusto anual, pequeno, da família Caryophillaceae, que pode atingir de 5 a 70 cemtímetros de altura com numerosas hastes com nós, podendo ser rasteiras também.
                     Cresce em trigais, solos arenosos ou pedregosos. As flores aparecem em cachos, entre julho e setembro (na Europa) e a cor varia de um verde claro até um verde mais escuro.
                      Há cerca de 2.000 espécies, nativas em regiões temperadas, algumas raras observadas no Brasil, sendo o craveiro (Dyantis caryofhyllus) uma das mais apreciadas.
                     A planta Scleranthus é muito pequena, cresce rente ao chão, sem uma direção clara, formando um emaranhado que tem dificuldade de aparecer no meio do verde das outras plantas.
                 
                      Por sua vez, as flores são verde-peroladas, rígidas (sclero), duras, com a forma de uma estrelinha de cinco pontas. Não têm pétalas, mas um cálice de cinco cépalas, sendo difícil diferenciá-las das folhas. É como se elas não tivessem decidido se elas são folhas ou flores! (Mara Paroni e Celso Paroni - Aprendendo  a Ser Feliz com os florais de Bach)*.

                     Na sequência de descoberta dos florais, Scleranthus foi a 9ª essência encontrada pelo Dr. Bach em agosto-setembro de 1930, perto de Cromer.

                     A principal qualidade de Scleranthus está relacionada com os potenciais da alma ligados ao aprumo e ao equilíbrio. Por isto, suas palavras chaves são: Incerteza; indecisão; hesitação; desequilíbrio. A pessoa no estado negativo de Scleranthus é extremamente vacilante, quando se trata da escolha entre duas coisas.
                 
                   Que princípios devem ser tabalhados?  Carmem Monari explica:
                   "  > Vontade
                       Deve ser fortalecida para termos uma Ação firme e bem direcionada, com coragem
e a de cisão que vem do coração.
                   >  Viver                     
                       Em equilíbrio e com integridade do interior manifestando-se em nossos atos, o ponto de apoio é dentro de nós.
                    >  Luz
                        É o Raio da sabedoria, Esperança, Vida, Cura e renovação. Ele deixa nossa inteligência clara, dirigida por nossa Consciência Superior.
                        O verde está ligado à espiral de vida que vem do centro universal da Terra. Podemos vê-lo na força das árvores na natureza.
                         As duas essências que trabalham esta cor são Vine e Scleranthus. O verde do Escleranthus é dirigido para a ação. O verde do Vine é da Vida para o corpo."
                       
                          Sempre que estivermos vacilantes sem uma direção definida, mudando de idéia a cada hora, por causa de nossa agitação interior, o que fazer? - é preciso tentar mudar;  pela manhã nos sentimos alegres e brincalhões, mas poucas horas depois, já estamos com mau humor como se a distância do sétimo céu fosse uma ponte frágil que despenca rapidamente em direção à Terra. É um estado angustiante que nos deixam instáveis e até mal visto aos olhos dos outros.
                       
                         Vamos então tentar sair da periferia do nosso estado negativo de espírito em direção ao nosso centro? Vamos sim, escolher caminhar na linha reta e fugir dos entremeios -  dos fios dos novelos de nossa mente e confiar no nosso Eu Superior.
                           Quando vamos a uma loja, seja de sapato ou de roupa, escolher é uma tortura. Dois sapatos, ou duas ou três roupas qual deles (as) eu levo...!  muitas vezes precisamos de ajuda de outras pessoas; será que esta fica melhor em mim, o que você acha? É a tal insegurança da corda bamba.

                           A tomada de decisão é muito mais rápida quando a pessoa que sofre de indecisão, começa a usar o medicamento Scleranthus. Há um poder de concentração e determinação por causa da presença de equilíbrio interior, seja qual for a circunstância do momento - a pessoa se torna versátil e flexível em suas atitudes, e sua presença tem o poder de acalmar quem estiver ao seu redor.

                           Por isso, Dr. Bach nos deixou esta mensagem:

                             "Podemos erradicar a instabilidade desenvolvendo a autodeterminação, fortalecendo a mente e agindo com firmeza, em vez de estacionarmos na hesitação e na dúvida. Mesmo que possamos cometer erros no começo, sempre é melhor agir do que perder uma oportunidade devido a indecisão."
                                                             Edward Bach


                               Então, decidir é preciso! Porque soltar as amarras, faz bem à vida interior e exterior.

                                                                     __/|\__
                                               
Bibliografia:
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
Aprendendo a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
Participando da Vida com os Florais de Bach - Carmen Monari - 3ª Edição/ Ed, Roka - S.Paulo-1997
A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - 7ª edição - Editora Ground - São Paulo

(*) Óleo sobre tela - 10x10
Luz no coração!
Eu Sou Zenalva Rita

                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário