quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A AURA HUMANA - NOSSO CAMPO DE LUZ



          '"ASSIM BRILHE A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS" - Jesus, o Cristo

             O termo "aura" vem da palavra grega "aer", que significa brisa, vapor. Em alguns setores da comunidade científica, a aura humana é conhecida como o "campo de energia humana"; em outros, como a "forma do espírito"; e outros preferem o termo "corpo astral."
              A aura está presente em tudo; em todos os corpos há o halo energético, inclusive no próprio Planeta Terra.
              "A aura humana é um processo extremamente dinâmico, isto é, ela está em permanente e ininterrupta mobilidade e transformação, é como um gigantesco balão, que não é preenchido nem com oxigênio, nem com hélio, mas com fluxo de energia lançado pelos sete chakras" - quanto mais energia liberam, maior o balão. Afirma-se que a Aura Humana se estende até o infinito." (Fortalecimento da Aura - Mensageiros Mark L. Prophet & Elizabeth Clare Prophet - Summit Lighthouse do Brasil).
               A aura é normalmente invisível à visão comum, porém, pode ser vista por clarividentes, ou por qualquer um com orientação e treinamento adequados, e pelo efeito Kirlian - Única Técnica existente no mundo possibilitando ver os níveis de energia (aura) numa fotografia ou num filme.  A aura muda constantemente de cor, formato e temperatura, de acordo com as nossas mudanças físicas, mentais, emocionais e espirituais. A alegria expande a nossa aura; e quando estamos tristes, e pessimistas ela pode encolher e ficar mais escura. Cada cor reflete o nosso estado de espírito - por exemplo: O vermelho na aura representa a vitalidade e saúde física; mas também pode indicar uma raiva qualquer. O azul representa a criatividade, e o amarelo a força interior e ou energia intelectual.

                 A aura  humana é composta de 7 camadas: a primeira (1ª) camada envolve o corpo físico (corpo energético), e, é esta 1ª camada que é a aura que aparece na foto Kirlian. As seguintes camadas da 2ª a 7ª vão se expandindo e se distanciando gradativamente - um "degradê" muito sutil só visto por pessoas de alto grau de clarividência.
                 Segundo algumas fontes a  aura é um reflexo do sistema imunológico. Quanto mais forte a aura, mais resistente a pessoa é em relação às doenças. Quando estamos doentes, nossa aura se contrai, mantendo-se próxima ao corpo numa tentativa de conservar energia vital.

                Em Mãos de Luz, Barbara Ann Brennan escreveu o seguinte, sobre  a aura: "O Campo de Energia Humana é a manifestação da energia universal intimamente envolvida na vida humana. Pode ser descrito como um campo luminoso que cerca o corpo físico e o penetra, emite sua radiação característica própria e é denominado "aura".
             
                Para o médico Armando Harmud a aura é um conjunto energético ou "nuvem" radiante, luminosa, multicolorida ou policrômica ao redor dos seres humanos criada pelo conjunto do holochacra (Chakras) e mais os campos eletromagnéticos do corpo físico, e tem como característica
um dinamismo intenso de movimento e mudanças contínua - Ele conclui dizendo: A Aura é um Campo Energético - a Aura liga o Ser ao Cosmos.              

               Somos seres humanos vivendo no plano da matéria, É importante tratarmos bem o nosso corpo físico, já que ele representa o instrumento valioso para a nossa evolução pessoal, material e espiritual, e, sem o qual, não haveria possibilidades de progresso e crescimento espiritual. O nosso objetivo é aqui e agora. Devemos compreender que o nosso corpo físico é reflexo do corpo etérico e consequentemente dos nossos chakras, e corpos sutis; nossa aura positiva ou negativa é o resultado do nosso comportamento e atitudes no viver de cada dia. Só a harmonia e a gratidão expressas diante da vida e com o Amor divino, é o que nos proporciona a certeza de que somos todos filhos da luz, e a caminho da Luz.
                                                                         __/\__
                                                 

Bibliografia: O Fortalecimento da Aura - Mark L. Prophet & Elizabeth Clare Prophet - Summit Lighthouse do Brasil - SP/2003
As Cores da Aura - Lea Sanders - Pensamento - SP-SP/2001
A Aura e Suas Cores - Ruth Berger -  Pensamento - SP-SP/1986


Luz no coração!
Zenalva Rita                

















segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ROCK ROSE - FLORAL PARA PAVOR, TERROR, PÂNICO (o medo extremo))

                                                                                                                (*)
                                                                      ROCK ROSE                
                                                         Elianthemum mummularium    


                    Planta herbácea da família Cistaceae, cuja maioria dos representantes  é encontrada nas regiões quentes do hemisfério norte. Apresenta folhas inteiras, opostas e flores amarelas pequenas, hermafroditas, isoladas. As flores radiantes desabrocham de junho a setembro, de ordinário apenas uma ou duas ao mesmo tempo. É também chamada a flor do sol. Suas delicadas pétalas que lembram um papel de seda de cor amarelo claro brilhante; se parecem com um disco, como uma moeda de ouro, que forram a grama como um tapete dourado. No Brasil pode ser encontrada na região sul.
                    Sua descoberta foi na primavera de 1932 quando Dr. Bach se encontrava em Londres. Uma senhora com hemorragia digestiva precisou dos seus cuidados e em plena madrugada, o Dr. Bach, lá chegando, observou que seu estado era grave. Com a mão sobre a testa da senhora apenas disse: descanse e durma; mobilizou toda a sua força interna em benefício da mulher. Foi para Kent, deparou com as flores douradas do pequeno Rock Rose silvestre e o seu conhecimento interno já sabia que este seria o remédio para o terror e o pânico.

                   Coragem e firmeza são as qualidades de ROCK ROSE. Útil portanto, nos momentos de crise, situações excepcionais como acidentes, terremotos, moléstias repentinas, e quando o ser humano é impotente para enfrentar grandes tragédias num tempo muito rápido, como a investida das energias dos elementais da natureza.

                   Deve-se ministrar ROCK ROSE sempre que que se verifique situações de pânico no ambiente, tanto por parte do paciente como todos aqueles que estiverem próximos. Uma doença repentina, que provavelmente pareça letal na família, quando se tem medo pelo pior, exige Rock Rose. Crianças que acordam gritando por causa de um pesadelo necessitam de golezinhos de quatro gotas da essência misturadas em água para que se acalmem.

                    O aspecto negativo de Rock Rose faz lembrar, que depois de um grande choque
alguém afirme:  Foi" Um soco no estômago", e esta situação está ligada ao Plexo Solar, quando a sua função foi sobrecarregada  - muitos sensitivos dizem que o chacra do Plexo Solar, que fica na altura do estômago, "fica paralisado numa posição aberta" e inteiramente; outras pessoas sentem o Plexo Solar como um buraco "dolorido", ou uma pedra na boca do estômago, palavras de ( (Mechthild Scheffer)
                       
                                       Alguns Sintomas do bloqueio da energia             
                                          

  •      A súbitas, ansiedades que aumentam progressivamente em situações físicas ou mentais de emergência.
  •      Terror. medo extremo, horror, pânico
  •      Como se o medo o tivesse deixado fora de si - não ouve, não vê, não fala.
  •      As energias nervosas são precárias
  •      O coração quase pára de bater  
  •      Amiúde necessário às pessoas dadas às drogas.                                                        

                                       Transformação potencial posterior
                 
                 >   Heroísmo
                 >   Capaz de crescer além de si mesmo em emergências e situações críticas, e mobilizar 
                       forças quase sobre-humanas.
                 >    Faz coisas em benefício de outros, sem atentar para os possíveis riscos que corre a sua                          própria pessoa.
                 
               Os heróis, civis ou militares, indivíduos corajosos, dispostos a arriscar suas vidas para ajudar os outros, são donos dos aspectos positivos de ROCK ROSE : força, coragem, determinação e firmeza.

                                                       MENSAGEM

                 "Todo medo deve ser banido, nunca deveria existir na mente humana, e só é possível quando perdemos de vista a Divindade. É algo estranho a nós, porque somos filhos do Criador, centelhas da Vida Divina, invencíveis, indestrutíveis e imbatíveis."
                                                                                                           Dr. Edward Bach

                                                             _/|\_

Bibliografia:
> Os Remédios Florais do Dr. Bach - incluindo Cura-Te a Ti Mesmo e os Doze Remédios - Pensamento
> Apenda a ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni - Recomendado pelo Bach Centre
> A Terapia Floral - Escritos selecionados de Edward Bach - Ground - 7ª edição
> Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M, Chancellor - Pensamento
> Las PlantasSanadoras de Edward Bach Julian y Martine Barnard


(*) Óleo sobre tela -10x10
Luz no coração!
Zenalva Rita

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

POEMA - GIRA MUNDO, MUNDO GIRA



          Espiritualidade, Terapias Naturais e Poesia, são temas que escrevo neste blog. Hoje, pensei sobre a nossa Terra, o nosso mundo, o nosso lar transitório que apresenta uma beleza única, mas por outro lado, nos mostra uma face sombria, caótica devido a ação dos seus hóspedes humanos ainda desacostumados com a harmonia e o equilíbrio. Desarvorados, plantam a violência, a guerra crônica e todo o tipo de crueldades corrompendo seus semelhantes e destruindo a natureza que sustenta todo um sistema ecológico. A fauna e flora estão sendo devastadas; animais caçados e sacrificados; Florestas dizimadas. Clima desorientado e ar poluído; é seca ali, enchente acolá, tudo está desordenado como uma bússola desgovernada. Cadê o discernimento e o bom senso dos homens? Poucos são os que cuidam da sua casa moradia e muitos ainda adormecidos ignoram esta triste realidade. Foi observando a natureza que escrevi:

                                              GIRA MUNDO, MUNDO GIRA          

                              O mundo que gira, e muda a verdura da lida, da vida,
                              do campo, e do campo santo!
                              O mundo, pequena aldeia de todos os homens!
                              O mundo da guerra, da fera enfurecida
                              embriagada de temporal poder.
                              O enlouquecido da vida, no mundo da lua,
                              Neurótico e solitário, que mata e não sabe.
                              O mundo da trégua, da da régua, que traça
                              o destino do mundo,
                              que cobre de cinzas o teto das casas
                              e a copa das árvores que tombam!
                              e ainda mancha de preto as águas da vida.
                              O mundo que mata a esperança
                              no coração do pobre menino"velhinho."
                              E o espanto nos olhos do homem de fé,
                              que enxergam a negra realidade.
                              O mundo que enfoca e sufoca a ideia
                              que encanta - na coberta do medo,
                              do rebento que nasce na pureza do lírio
                              da lama do mundo,
                              na face da lua cheia, dos martírios voluntários!
                              (São Paulo,  2008) *

                                                   

 
                                                                          _/\_
                                                                                     
               Zenalva Rita - Luz  no coração!
                  * Livro Poesia Zen - Contando a vida em verso            
               
           
                             
                           

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CONHECIMENTO DE SIM MESMO


Espiritualidade



                         Certo dia me veio à mente a seguinte frase: "O auto-conhecimento promove a felicidade." Logo, tomei-a como uma verdade. Por que aceitei esta afirmação? Por acreditar nas mensagens vindas do meu Eu Superior. Prestar atenção em nós, em nossos pensamentos e sentimentos é o começo para a mudança de velhos padrões mentais que muitas vezes nos escravizam. Afinal, a vida é sempre mudança, num eterno movimento. Milhares de pessoas no mundo de hoje estão nesta fase de "crisálida"; a lagarta se cansou de comer, as folhas verdes, e em metamorfose, se transformou na maravilhosa e encantadora borboleta a voar leve e livre pelo espaço sem fronteiras. Assim somos nós, quando a forte determinação nos convida à mudanças internas - com a auto aceitação e desnudamento da alma sem nenhum preconceito.

                           O auto conhecimento ilumina e enaltece o caminho da alma na sua jornada aqui na Terra. A falta de conhecimento interior ao contrário, empobrece e trava o caminho longo e difícil de  se percorrer.
                           Desde a antiguidade que sábios, filósofos, mestres e gurus enfatizam a importância do "Conhece-te a ti mesmo". Esta expressão continua vigorosa, essencial e atual em nossa vida cotidiana, não só para o auto-aprimoramento, mas como um alicerce para as gerações vindouras. Perguntamos: - O que estamos fazendo aqui no planeta? Será somente a luta pela sobrevivência material e nada mais? Claro que não; É prioridade ter a percepção de se auto conhecer para o entendimento da missão, e qual é o nosso papel de fato, dentro do contexto universal. Viver na Terra significa vida em plenitude tanto na matéria como no espírito. Ter uma vida de relação com o todo, através dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais e buscar a "felicidade". Nesse viver, enfrentamos uma série de conflitos que são criados quase que exclusivamente por nós mesmos; com isso, complicamos a nossa marcha evolutiva.

                           Decidir que é hora de mudar é só começar. Basta uma vontade firme e direcionada. Olhar para si mesmo, se auto-perceber, e se enxergar no outro; acreditar que a mudança interna já está sendo processada e qual o caminho a percorrer - há vários meios como a meditação no silêncio profunda da alma; a meditação pura em Deus - ou se utilizando das Terapias Naturais (Florais , Homeopatia, Reiki), entre outras; é como mergulhar na própria natureza.

                             O silêncio da alma é tudo o que precisamos - começar a prestar atenção sobretudo, nos nossos pensamentos e procurar organizá-los sem medo de sofrer. Saber dos benefícios da auto-análise e interrogar a nossa consciência sempre antes de dormir (Santo Agostinho) usou este método. O espelho da alma certamente nos revelará onde precisamos fazer os ajustes ou os reparos.

                            Sejamos livres da escravidão externa que envolve a nossa vida o tempo todo. A alquimia interior liberta-nos da escravidão de nós mesmos; só a auto transformação e a auto consciência curam a alma do mundo e as criaturas viventes - sair do "casulo", ou sair da "caverna" é simplesmente deixar para trás o homem velho e deixar emergir um novo homem.

                    
                                                                       
                                                                   __/\_
Paz e silêncio com 
Luz no coração!
Zenalva Rita

                                         

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

RED CHESTNUT - FLORAL PARA A ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO COM OS OUTROS

Terapias Naturais

                                                              (*)
RED CHESTNUT   
         (Aesculus cornea)             

     Continuação dos Florais de Bach, postados aqui pela ordem alfabética.

               Red Chstnut (Castanheira Vermelha), árvore da mesma família e mesmo gênero da Castanheira-da-India, com flores de coloração cor-de-rosa forte, aparecem em grandes inflorescências piramidais no fim de maio ou no início de junho. Distribui-se pelas regiões temperadas do hemisfério norte. Foi a 33ª essência, encontrada na região de Sotwell na primavera de 1935.

               Red Chestnut tem como característica a solicitude e o amor ao próximo; por essa razão, pessoas tipo Red Chestnut preocupam-se e sofrem em demasia pelos entes queridos, quando por exemplo, saem e demoram a chegar em casa; e ai começam a imaginar coisas terríveis - que algum acidente possa ter acontecido; ou então, um sintoma insignificante passa ser considerado como uma doença grave no seu ente amado. O marido viaja e não dá notícias. O filhos adolescentes saíram com os amigos e já é tarde e ainda não voltaram; os avós se preocupam com os netos ao atravessar uma rua; o problema é que, quando sua atenção é focada no outro, estas pessoas se esquecem e se sacrificam a si mesmos, projetando seus pensamentos ao objeto de sua preocupação; isto demanda perda de energia e desequilíbrio emocional. O pensamento viaja com a força das vibrações negativas da pessoa que o emitiu e acaba atingindo em cheio a outra pessoa e isto pode prejudicá-la, ou seja, desprotegendo-a.

                Conta-se que: "alguns dias antes de descobrir o Remédio Red Chestnut, (escreveu Philip M. Chancellor - Manual Ilustrado dos Florais do Dr. Bach), o Dr. Bach sofreu um sério acidente com um machado, causando grande ansiedade nos que estavam junto dele ministrando os primeiros socorros a fim de estancar-lhe o sangue." Resultado, Dr. Bach encontrou o remédio que neutralizava o medo pelos outros; ainda mais, acrescentou que essa ansiedade experimentada pelos seus amigos não o ajudou em nada; e sua dor física era maior por causa da energia dos sentimentos dos que estavam ali presentes.
               
                 Quando uma pessoa se encontra num estado negativo de Red Chestnut  revela que o conceito de amor ao próximo está totalmente equivocado e limitado; não existe luzes, nem horizontes, tudo é limitado. Ao passo que no estado positivo, ela passa a compreender melhor que cada pessoa tem a sua luz própria, sua própria orientação interior para seguir seus caminhos - logo, percebe-se com clareza e reflexão que somos capazes de influenciar de modo positivo mesmo à distância, pessoas ou situações com desapego e muito otimismo.

                           
                           "Nossa alma nos guiará, se lhe dermos ouvidos, em todas as circunstâncias, em cada dificuldade. E a mente e o corpo, assim dirigidos, transporão a vida irradiando felicidade e perfeita saúde livres de todas as preocupações e responsabilidades, como uma criança confiante."
                                  Dr. Bach
                                                                    
                                                                   
                                                                      _/\_
                                                        

Bibliografia:

Aprenda a Ser Feliz Com os Florais de Bach - Mara e Celso Paroni - 2ª edição (Recomendado pelo Bach Centre)
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
Florais de Bach - Novos Processos Técnicos e Clínicos - Jessica Bear -Carlos M. Resumil - Mechthild Scheffer - Claudia Stern - Pensamento
A Astrologia e os Remédios Florais do Dr. Bach - Os Doze Remédios do Zodíaco - Peter Damian - Pensamento
A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground - 7ª edição


(*) Óleo sobre tela
Zenalva Rita - Luz no Coração!
 



               

         
                 
                     

terça-feira, 12 de julho de 2016

REIKI - UMA TECNOLOGIA DE CURA NATURAL MILENAR



   Reiki é a palavra japonesa que significa Força da Vida Universal.
"Rei" é no Kanji (alfabeto japonês), descrito como universal, essência, espírito transcendental.
"Ki" é descrito como a energia de força vital da vida, presente em todo o universo e fluindo em todos os seres vivos.
Na India esta energia é chamada de Prana; na China de Ch'i ou Ki; os Hunas da Polinésia chamam essa energia de Mana, e os índios norte-americanos Iroqueses a chamam de Orenda; Ruach em hebraico; Barraka em países Islâmicos. Wilhelm Reich a chama de Energia Orgone F.A. Mesmer, de Magnetismo Animal.
   Ch'i ou Ki, também é a energia essencial da vida na Terra, nos planetas, nas estrelas e no céu; essas fontes de energia afetam o Ki do organismo vivo. Tudo o que tem vida contém Ki.

    A história do Reiki Tradicional começou na metade do século XIX com Mikao Usui, que era diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto no Japão, e também um pastor cristão - Usui  buscou informações nos ensinamentos de Buda e de Jesus - como curar o corpo e o espírito.
     Depois de exaustiva busca, Mikao Usui encontrou a fórmula simbólica para técnica do Reiki no Sutra do Lótus, Texto Tibetano de Inspiração Tântrica escrito no século I ou II a.C.

      John Blofeld, no seu livro The Tantric Mysticism of Tibet, expõe o pensamento tibetano atual sobre os seus mistérios ( Reiki no Tibete - paginas 102 - Reiki Essenciasl Diane Stein).
      Diz ele, segundo D. Stein:  Por mais de mil anos, essas técnicas (...) foram transmitidas de mestre a discípulo e cuidadosamente preservadas de estranhos. Alguns anos atrás, a tragédia se abateu sobre o Tibet, fazendo com que o seu povo fugisse aos milhares para  além das fronteiras. Desde então, os Lamas reconheceram que, se o seu país não for libertado no prazo de uma geração, o conhecimento sagrado poderá entrar em declínio ou desaparecer, Portanto, estão ansiosos para ensinar todos os que sinceramente querem aprender. Nesse aspecto, o destino trágico do Tibete tornou-se uma dádiva para o mundo!

      A técnica Reiki tem como virtude a simplicidade e a praticidade. É uma metodologia que capta e transmite energia através das mãos proporcionando a cura, o relaxamento e o equilíbrio geral do corpo. É uma ferramenta disponível a qualquer hora e em qualquer lugar; não é seita, nem religião, nem filosofia. Reiki é uma energia pura, concentrada, positiva e inteligente.

        Para se tornar um Reikiano é preciso se submeter a algumas iniciações, recebidas de um mestre de Reiki; o nível I, é o curso básico; o nível II, mais avançado permite o uso de símbolos sagrados do Reiki e envio de Reiki à distância; o nível III, é o mestre de si mesmo. Através desta conexão tomamos contato com a nossa essência, o nosso Eu Superior.

         Os benefícios do Reiki:  A energia Reiki cura os níveis físico, mental, emocional e espiritual porque equilibra a energia; aumenta a criatividade; ajuda a liberar as emoções; libera a tensão, e trabalha no nível Causal do Ma-estar. Além de ampliar a energia, aumentar a percepção e finalmente a cura total, exceto se for de caráter carmático.
       
           Os cinco princípios Espirituais do Reiki foram criados por Mikao Usui como um instrumento de educação pessoal e espiritual, com o objetivo de cura da mente do espírito e do corpo, quando o doente passa a ter responsabilidade sobre sua própria vida.

            Os cinco princípios são:

  1.   Só por hoje, eu viverei a atitude de gratidão
  2.   Só por hoje, eu não me preocuparei
  3.   Só por hoje, eu não irritarei
  4.   Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente
  5.   Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente    


Reiki em essência, é amor universal. Luz Divina que preenche o coração daquele que quer realmente alcançar a plenitude, a bondade, a compaixão por todos os seres vivos do nosso planeta Terra. Enfim, um presente de Deus!

FRASE DO  DR. MIKAO USUI    
"O caminho da cura com Reiki é uma arte única: desfaz o mal antes que nos alcance. Consiste em vencer o mal espiritualmente, por meio da compaixão e do autoconhecimento. O verdadeiro caminho do curador é restabelecer a Harmonia e conectá-la com amor."


Zenalva Rita - (*) Luz no coração!                                                                                                  







           

segunda-feira, 6 de junho de 2016

OS CHAKRAS - "AS RODAS DA VIDA"






      A palavra Chakra é um termo sânscrito que significa "roda ou disco". Aparecem como discos espiralados de luz para quem tem o dom da clarividência.
     
      Os Chakras são centros de energia, e atuam no plano sutil no plano sutil, (invisível); estão situados nos níveis etéricos do ser, ao longo da coluna vertebral, no (duplo etérico); eles são como uma escada de amor em espiral, levando-nos cada vez mais alto em direção ao crescimento espiritual.

       São sete, os principais Chakras:

  1. Chakra Raiz, na base da coluna vertebral
  2. Chakra sexual ou genésico, no caminho entre a base e o umbigo
  3. Chakra do Plexo Solar, acima do umbigo
  4. Chakra Cardíaco, na altura do coração
  5. Chakra Laríngeo, na garganta
  6. Chakra do 3º Olho ou Frontal, entre as sobrancelhas
  7. Chakra da Coroa, no alto da cabeça

       Num nível energético, eles são canais pelos quais a energia vital precisa passar para alimentar e manter a vida física; a vida emocional, a vida mental, inclusive a vitalidade, a criatividade e o bem estar. Eles florescem e se irradiam quando estimulados por aromas, cristais, sons, cores específicas, e reagem a emoções, e a pensamentos positivos e negativos.

         A localização dos Chakras no etérico ou corpo de energia corresponde diretamente à disposição das glândulas endócrinas no corpo físico. O corpo  energético ou (duplo etérico), absorve níveis de energia do ambiente e transforma esta energia pelos Chakras no corpo físico, através das glândulas endócrinas. O Sistema Endócrino controla o equilíbrio hormonal do corpo que tem um efeito poderoso no humor e nas emoções de uma pessoa. Logo, se o Sistema de Chakras está desequilibrado sua contraparte, o Sistema Endócrino, também está.

          O Chakra da base coloca-nos em contato com a responsabilidade e estabilidade.  Através do Chakra da Coroa, usamos o intelecto, recebemos clarões súbitos de compreensão e experimentamos uma profunda sensação de beleza, iluminação, paz e cura.

                                                                     _/||\_
                                         

Bibliografia:
Os Chakras e os Campos de Energia Humanos - Shafica Karagulla, M.D. Dora Van Gelder Kunz
Editora Pensamento - Cultrix Ltda - São Paulo/SP
As Cores da Tua Aura - Lea Sanders - Pensamento - São Paulo/SP
Os Sete Centros de Energia - Elizabeth Clare Prophet e Patricia R. Spadaro - Editora Nova Era -
Rio de Janeiro, 2005
Os Chakras - Os Centros Magnéticos Vitais do Ser Humano - C. W. Leadbeather - Editora Pensamento - São Paulo


Luz no coração!
Zenalva Rita
 
       

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PINE - O FLORAL PARA O SENTIMENTO DE CULPA


                 Terapias Naturais

                                                                                                       (*)
                                                                                             
                                                                       PINE
                                                                Pinus sylvestris                                      
                                                        PINHEIRO SILVESTRE
                                                   ou PINHEIRO-DA-ESCÓCIA
 
                                 Planta arbórea da família Pinaceae , nativa dos bosques existentes nas regiões montanhosas e elevadas do hemisfério norte. Apresenta folhas aciculadas sempre verdes, reunidas em fascículos dispostos em espiral. Árvore esguia, que alcança altura superior a 30 metros, com uma casca castanho-avermelhado  na parte inferior e laranja-acastanhado na parte superior. Cresce em florestas e charnecas, gosta de solo arenoso. As flores masculinas e femininas crescem na mesma árvore; as masculinas são densamente cobertas de um pólen amarelo. As femininas são avermelhadas, cônicas, e aparecem  na ponta dos brotos novos. Vão dar origem às pinhas amarronzadas. Exala um perfume que vem da seiva resinosa originada em seu córtex. Sua madeira é usada para móveis e       construção.            
                         
                                  Dr. Edward Bach encontrou a essência Pine, na primavera de 1935, em Sotwell.
                             PINE é o floral indicado para aquelas pessoas que culpam a si mesmos. Nunca estão satisfeitos com o próprio esforço, e sentem-se muitas vezes inferior no desempenho de suas tarefas apesar de trabalharem demais. É fácil descobrir o indivíduo PINE no estado negativo quando
ele afirma: "Estou sempre cansado, deprimido e me sentindo a pior criatura do mundo." "Estou sempre me culpando quando algo não sai de acordo com o objetivo que eu esperava." Além disso,   a a pessoa deste tipo, ainda acha que é culpada pelos problemas do outro, do seu familiar, do seu amigo, do seu chefe e etc., em suma, até do mundo onde ela vive.

                                Qualidades principais de PINE são: Perdão e perfeição.
                            A pessoa de PINE precisa aprender a perdoar-se. Quando aprendemos a lição do auto-perdão, estaremos aptos a perdoar o outro.
                            No que toca à perfeição, Pine vai trabalhar o nosso Modelo de Perfeição. Onde estão os nossos defeitos? - no nosso falso Ego. A nossa alma; o nosso Eu Superior, que não precisa de essências, ele já é perfeito. Portanto, o trabalho do Floral Pine é para cuidar da limpeza das nossas imperfeições. Quando uma pessoa não se sente feliz, é porque, exige mais de si que dos outros. Recrimina-se desesperadamente quando não vive de acordo com os padrões impostos a sim mesma.
Quando alguma coisa a incomoda, como por exemplo, o vizinho ao lado, ou  o que mora acima, e que tem o costume de ouvir música bastante alta, pra ela é um sofrimento ter que pedir que diminua o som; sente-se culpada e ainda pede desculpas. Enxerga mais os seus limites do que para os seus próprios potenciais. Enfim, entre outras coisas, sente-se inferior, que não merece o amor, que não merece ser feliz, recusando-se o direito de existir, às vezes masoquista; almeja o sacrifício.
                 
                            Quando harmonizada com a essência Floral Pine, a pessoa adquire uma profunda compreensão da natureza humana, no que se refere aos sentimentos humanos. Aprende o verdadeiro conteúdo das lições cristãs da salvação; é capaz de amar-se e perdoar-se a si mesma. Finalmente, Pine
negativo quando equilibrado é capaz de transformar o amargo em mel, a tristeza em alegria - a escuridão em luz, pela quantidade de energia que recebe, devido a sua abertura para o se Eu Superior.

                            "Nenhuma grande escalada jamais foi empreendida sem falhas e quedas, de modo que estas devem ser consideradas como experiências que nos ajudam a tropeçar menos no futuro"(...)
                                                         Dr. Edward Bach


Bibliografia:

Terapia Floral do Dr. Bach Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground
Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chacellor - Pensamento
Participando da Vida com os Florais de Bach - Carmen Monari
Aprenda a ser Feliz com os Florais de Bach Mara Paroni e Celso Paroni

(*) Óleo sobre tela
Zenalva Rita
Luz no coração



                   
                         

       
             

domingo, 6 de março de 2016

A EXPRESSÃO INDIVIDUAL DO CORAÇÃO




                  "As almas magníficas são aquelas que são universais, abertas e receptivas a todas a coisas".
                                                                 - MONTAIGNE

                   Conta-se que um jornalista de nome Malcolm Muggeridge, em Calcutá, na década de 60 acompanhou Madre Teresa pelas ruas cobertas de total pobreza até a estação de trens de Calcutá para testemunhar a sua partida.
                   Naquele momento houve uma grande transformação no coração do jornalista. "Quando o trem começou a se mover e eu segui o meu caminho", disse ele, "senti como se estivesse deixando para trás toda a beleza e a alegria do universo. Uma parte do amor universal de Deus havia passado para ela".
                   É que o amor contamina, irradia, expande e ilumina o coração de cada um de nós. No caso deste jornalista inglês, tido como agnóstico e irascível  foi sem dúvida nenhuma atingido e transformado com aquele bendito encontro com Madre Teresa; seria um encontro marcado pelo destino? Talvez sim.

                  O jornalista escreveu: "Para mim", "Madre Teresa representa, essencialmente, o amor em ação... Num tempo de trevas, ela é uma luz brilhante e ardente".

                   Cada um de nós temos a capacidade sermos agentes transformadores na grande seara do Cristo, lançar as sementes da fraternidade, da compaixão e tocar muitos corações, porque somos Deus em ação; e por isso vivemos, amamos e nos movemos em direção ao mais elevado dom "O amor universal".
                    Em seu evangelho o apóstolo João traduz. "Esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio que nos amemos uns aos outros... Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor".
                    Dar e receber, amar e ser amado são frases que lemos ou ouvimos o tempo todo. Quando fechamos a porta do nosso coração ao amor, à gentileza, ao perdão, à compaixão somatizamos pequenos ou grandes desequilíbrios que vão se acumulando e nos deixando tristes, angustiados, depressivos e solitários permitindo que tudo isso se transforme em doenças físicas de fato.
                
                 Lembremos que toda a responsabilidade em ser feliz ou infeliz cabe a cada um de nós. Porque?
porque somente nós, eu e ele, elas ou eles, todos sabemos de nossas fragilidades, se o terreno do nosso coração abriga as ervas daninhas como a raiva, a mágoa, o ressentimento, ódio ou falta de perdão - que bloqueiam o fluxo natural do amor verdadeiro; tão puro e ardente como o amor de Jesus Cristo, de Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Buda, Chico Xavier e dos grandes luminares que já passaram pela Terra.

                 Abrir o coração, compartilhar o amor com as pessoas e também com tudo que é vivo, é  sentir e enxergar Deus em cada ser. Porque DEUS EM NÓS É O AMOR EM AÇÃO.
  
                                                           ----


Texto baseado no livro: Alquimia do Coração
Elizabeth Clare Prophet - Colaboração de Patricia R. Spadaro
Nova Era - Rio de Janeiro - 2003


Zenalva Rita (*) luz no coração.


                    

                  

                              

domingo, 7 de fevereiro de 2016

OLIVE - FLORAL DE BACH, QUE TRATA O ESTRESSE E A FALTA DE ENERGIA


Terapias naturais

                                 Olive                           (*)
(Olea europaea)

A oliveira, árvore sempre verde, símbolo da paz e da saúde, pertencente à família Oleaceae, nativa dos países mediterrâneos, floresce em diferentes meses da primavera, de acordo com o clima do país em que cresce. Pode alcançar 10m de altura e apresenta folhas inteiras lanceoladas, de disposição oposta. As flores são branco-cremosas, pequenas, perfumadas, reunidas em racemos axilares. O fruto é a popular azeitona. É árvore que se desenvolve bem em clima temperado, de grande longevidade(são seculares) e já bem aclimatada no Brasil. É conhecida, na medicina popular, por suas propriedades febrífugas, diuréticas, antiinflamatórias e redutoras de pressão sanguínea.

Foi a 17ª essência encontrada, em 1933. As oliveiras têm uma energia inesgotável. Mesmo velhas continuam florescendo até o fim de suas vidas, e ainda assim,  mesmo velhas ainda dão frutos e, se forem cortadas bem rentes, conseguem brotar novamente. Após o dilúvio, a pomba trouxe a Noé um ramo de oliveira dando a ele a certeza de que o Dilúvio acabara e a esperança de uma nova vida traria o equilíbrio e a paz. 

O Remédio Floral Olive está ligado ao princípio da regeneração, da paz e do equilíbrio. Quando se trata de cansaço extremoso, depois de uma doença física, grandes tensões quando o corpo, a mente e o espírito, estão totalmente exauridos - ou uma falta severa de sono, um trabalho voluntário exaustivo.., neste momento é a reação da "gota d'água."  Você não quer ouvir e pensar em mais nada - não quer ver mais nada; apenas quer sentar ou quer apenas dormir. Quantas vezes ouvimos: "Estou acabado!" sem forças, cansado e sinto até náuseas só de me sentir assim tão fraco e sem energia. Isto revela as frases típicas do estado negativo de Olive.
A nossa energia vital precisa ser respeitada; essa energia sustenta o nosso organismo e a nossa mente, porque é a própria energia divina que circula e preenche todas as células do nosso corpo físico. Vamos respeitar os nossos próprios limites e para isso devemos prestar atenção nos avisos do nosso Eu Superior.

Os aspectos positivos das pessoas de tipo Olive são notados a partir do momento em que se tornam indivíduos possuidores de grande força e vitalidade. Têm alegria e se interessam por tudo o que traz novidade no seu dia a dia; confiam sem vacilar mesmo em situações de estresse na orientação interior. 

Se o seu problema é estresse, cansaço, falta de ânimo, falta de alegria, sem nenhuma vitalidade, recorra a um tratamento Floral de Bach e veja  como a vida se torna mais colorida e harmoniosa.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Bibliografia: O Despertar da Alma com os Florais de Bach  - Carmen Monari - Editora Roca - 2001 São Paulo.
Las Plantas Sanadoras de Edward Bach - Julian Y Martine Barnard
A Terapia Floral  - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground - 7ª edição - 1991 -SP
Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chancellor - Pensamento
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento


Zenalva Rita dos Santos - Terapeuta Floral  - (11) 9 8211-7991
(*) Floral Olive - Óleo sobre tela (10x10)
"Luz no coração"


























quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

POESIA - CANTO ALÉM







(*) CANTO ALÉM

Canto, cantarei o amor!
Com o meu poder de voz,
a ressoar no infinito.
Quem me dera, chegar a ti, tão veloz...
Canto, cantarei o amor!
Pousando os meus olhos
no azul do horizonte,
Bebendo a brisa pura do mar,
Sabendo que hoje
Não mais sou como ontem.

Canto, cantarei o amor!
Furando com todo o meu ser,
as nuvens brancas, gases em furor!
Sentindo a plenitude do Criador!

Canto, cantarei o amor!
Na espiada rápida e tudo abranger,
Sendo livre, sou um pássaro sem limites,
Que o espaço cruza sem nada temer!



(*) Do meu livro:  Poesia Zen - Contando a vida em versos
Ainda não publicado


Luz no coração,
Zenalva Rita