quinta-feira, 19 de novembro de 2015

FLORAL DE BACH OAK PARA OS QUE TRABALHAM EM DEMASIA



TERAPIAS NATURAIS



                                                                     OAK                               (*)
                                                              Quercus robur
              
              
                                                                      ( CARVALHO)

                     Árvore pertencente à família Fagaceae, qu não ocorre espontaneamente no Brasil, mas aqui já se aclimatou, distribuindo-se das regiões altas do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Tem porte majestoso, atingindo grandes alturas. Os ramos são frondosos, com folhas simples de disposição alterna e que caem no inverno. Considerada árvore da vida para os celtas, e sagrada para os druidas. Tem 20 a 25 metros de altura, é decídua, e vive pelo menos 500 anos. 
                      Suas folhas verde-escuras, lobuladas, são características. Suas flores, masculinas e femininas, nascem na mesma árvore. As masculinas são catkins maiores, amarelados e pendulados. As femininas são pequenos botões vermelhos. Seus frutos, os "acorns", são enterrados e esquecidos pelos esquilos,originando novas árvores, formando bosques de Oaks.
                       Foi a 14ª essência encontrada em abril de 1933, no início da primavera em Felbrigg, na região de Cromer, Inglaterra.
                      Carmem Monari diz: 
"O Floral Oak trabalha a direção da energia vital, transformando-a em força vital para realizarmos nossos trabalhos na vida. Ele dá a força de Luta pela vida, por nossa sobrevivência, pelo que temos de realizar e fazer". O princípio de Oak, segundo Mechthild Scheffer, relaciona-se com o potencial da alma ligado à força e à resistência. No estado negativo de Oak esses traços do caráter são manejados com excessiva rigidez.
                      As pessoas do tipo OAK jamais desanimam diante de qualquer dificuldade e nunca perdem a esperança. Se algum problema de saúde invade o campo do seu trabalho ficam desapontadas e infelizes consigo mesmas. Entre os Florais do Dr. Bach ele é chamado de "pé-de-boi" porque "Ele é o esteio da firma, da família, e o único no qual podemos realmente confiar," muitos dizem isto a seu respeito. Mas isto pode lhe custar um tremendo desgaste e esgotamento físico e mental. Isto porque ele é o lutador, exausto e obrigado a ajoelhar-se, mas, que, por suas características marcantes, continua a lutar corajosamente e nunca desiste.
                    O bloqueio de energia se manifesta na forma de trabalho em excesso; e fica, então, deprimido e desanimado. Mas ele não se queixa. Muitas vezes o sentimento do dever é tão forte, que provoca insatisfações e problemas de saúde. Não respeita os próprios limites e não dá a mínima importância para obedecer o impulso natural para o descanso do guerreiro. Geralmente são arrimos de família e esconde dos outros seu cansaço e sofrimento. "Tal como o próprio carvalho, cuja flor é a matriz desse medicamento, são fisicamente fortes e capazes de suportar situações de grande tensão; são muito pacientes e de bom senso. Entretanto, pode haver ocasiões em que o desalento e o desespero tornam-se humanamente excessivos de serem suportados; é então que a pessoa do tipo OAK poderá não resistir e sofrer um colapso nervoso" (Philip M.Chancellor).

                      Como mudar essa rigidez mental? Quebrar os padrões fixos de comportamento, que se desenvolveram no decorrer de muitas vidas sucessivas e tornar a personalidade mais flexível e capaz de crescer aproximando mais do seu Eu Superior, a sua Alma Imortal.

                      Aspecto positivo do tipo OAK segundo o Dr. Edward Bach:
                      "São pessoas corajosas, que lutam contra grandes adversidades sem perder a esperança e sem poupar esforços". Demonstram perseverança, coragem e equilíbrio sejam quais forem as circunstâncias.
                                                                      **
                       Nesses tempos difíceis em que vivemos passamos por grandes provas existenciais. Não bastam a nossa luta no cotidiano, as crise nacional, política, econômica e notadamente a crise mundial, com todos os matizes de desconforto, insegurança, falta de esperança e confiança em dias melhores, enfrentemos todo o tipo de choques emocionais, de violências e de  terror que está afetando o mundo inteiro. Somos então afetados por tudo isto, como certos surtos dramáticos, e, que muitas vezes nos sentimos totalmente impotentes para reverter certas situações como as tragédias ambientais, problemas do clima na Terra, as desigualdades, preconceitos de todo tipo, que não cabe aqui listar tudo.
                     Quando os trabalhadores devotados sejam os anônimos, (os ativistas, organizações humanitárias, etc.), muitos do tipo OAK também permanecem nas fileiras de suas responsabilidades, tentando dar o seu melhor ao mundo, de maneira mais equilibrada e com bom senso; e, mesmo assim,  não são reconhecidos literalmente pelo valoroso e honesto trabalho que desempenham. Mas como diz o ditado: " nem tanto à terra e nem tanto ao mar". Esta é uma época em que se deve fazer um balanço das forças despendidas no caminho até aqui, como é o caso de pessoas do tipo OAK, que trabalham em excesso. É tempo de recesso. É preciso um tempo de pausa, de descansar corpo e mente. Programar as merecidas férias de fim de ano e ter a coragem de dizer:  Cheguei no meu limite. Agora é tempo de rezar, comer, viajar e relaxar.
                             
                                          ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Bibliografia:
Matéria Médica e Terapia Floral do Dr. Bach - Dr. Eduardo Lambert - Pensamento
O Despertar da Alma com os Florais de Bach - Carmen Monari - Roca
A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground - 7ª edição
Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni - 2ª edição
Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chancellor - Pensamento
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento


(*) Óleo sobre Tela
Luz no coração
Zenalva Rita




                    
                  
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário