Terapia Floral de Bach
(Mimulus gutatus)
Natural da América do Norte, da família Serophulariaceae, perene, que alcança até 30cm de altura. Cresce à beira de ribeirões, águas correntes e lugares úmidos.
As flores, grandes e solitárias amarelas desabrocham entre junho e agosto.
Tudo indica que esta foi a primeira flor encontrada pelo dr. Edward Bach na primavera-verão de 1928, no País de Gales. Foi assim que com muita coragem ele deu início à sua missão de amor pela humanidade.
A principal qualidade deste floral é coragem e confiança. Para isso precisamos superar até os nossos medos mais recônditos. Medos comuns desde o medo infantil da escuridão ao medo da velhice, o medo da dor, da doença e da própria morte, entre outros medos concretos .Portanto, Mimulus é indicado para os medos de origem conhecida e que pode curar de uma vez e por toda a sua vida.
Mechthild Scheffer, cita em seu livro, (Terapia Floral do Dr. Bach-Teoria e Prática): "Alguns especialistas dos Remédios Florais de Bach, (..) que os medos do tipo Mimulus representam um resíduo do medo arquetípico do recém-nascido, o medo do mundo cruel e da vida no corpo físico." O bebê chorão ao acordar, mostra uma certa fragilidade, é como se ele estivesse sem nenhum amparo; indicando com clareza: "Que é terrível e penoso enfrentar uma nova realidade física". Isto mostra que ele é do tipo Mimulus.
As pessoas do tipo Mimulus sempre se mostram tímidas e acanhadas; falar em público ocasionalmente, pode trazer grande ansiedade e insegurança e como não dizer até sofrimento.
Dr. Bach procurava flores que traziam características importantes em relação à natureza, como o seu modo de nascer e de viver na natureza e a personalidade das pessoas a quem elas poderiam curar. Assim, poderemos entender a natureza das pessoas do tipo Mimulus que de um modo geral são de constituição delicada e muito sensíveis fisicamente; ruborizam-se facilmente na presença de outras pessoas parecendo querer ficar longe do mundo das relações. Então, é aí que descobrimos que podemos estar diante de artistas, músicos, filósofos, poetas, etc. Isto mostra a características do Floral Mimulus que procura as margens dos rios, córregos, lugares úmidos, para crescer timidamente nas pedras e no solo, recebendo a força da água, dos ventos e tempestades. Eis aí a intrepidez da planta, permanece firme vencendo todas as dificuldades com muita coragem e fé em vencer todos os obstáculos.
Quando passamos a tomar o floral Mimulus vamos encontrar em nós mesmos, mais confiança, mais coragem no enfrentamento dos temores que o mundo nos apresentam hoje em dia, principalmente; as ansiedades sem motivo a timidez e o acanhamento. Na realidade, temos dentro de nós a pura Essência Vital da integridade que nenhum medo pode destruir. A nossa alma, a nossa essência verdadeira.
Finalmente, o aspecto positivo de Mimulus é sem dúvida a coragem, o entendimento, a moderação e o vencer todos os desafios sem o fantasma do medo, porque o medo está em nossa mente.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Bibliografia: Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chancellor - Pensamento
Aprenda a Ser Feliz co m os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
A Terapia Floral -Escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
Las Plantas Sanadoras de Edward Bach - Julian Y Martine Barnard
Matéria Médica e Terapia Floral do Dr. Bach - Dr. Eduardo Lambert - Pensamento
(*) Óleo sobre tela
Luz no coração!
Eu sou Zenalva Rita
Nenhum comentário:
Postar um comentário