domingo, 21 de setembro de 2025

GUERRAS É UM ATRASO NESTE SÉCULO ATUAL.

A CIVILIZAÇÃO HUMANA PRECISA DE PAZ E NÃO DE GUERRAS!



Zenalva Rita - Ano 2015
Marcha dos refugiados durante a guerra da Síria e os acampamentos   ____e a não chegada em seus destinos.



 
DISSE VOLTAIRE:  "A guerra é o maior dos crimes, mas não existe agressor que não disfarce o seu crime com o pretexto de justiça"


 
No início da Guerra da Síria, (2015), indignada com todo o sofrimento gerado por esse flagelo da humanidade, eu me vi tocada no mais profundo de minha alma, com as cenas deprimentes que a Mídia mostrava nos jornais e revistas pelo mundo afora, especialmente tendo as crianças e famílias refugiadas como vítimas de condições tão chocantes que não dá para descrever.
O MAL NÃO PODE TOMAR CONTA DO MUNDO. OS INTERESSES GEO-POLÍTICOS, A SEDE DE PODER CADA DIA CRESCE MAIS NO MUNDO. O EGOCENTRISMO. A AMBIÇÃO. Tudo o que estiver na esfera da cobiça e até da inveja, atrai os homens sedentos de interesses vários e de lucros econômicos financeiros só PARA ATENDEREM SEUS PROJETOS DE PODER.

Então, voltando às vítimas da guerra, eu fiz esse desenho acima, sentindo a dor de cada um deles. Muitos foram acolhidos, outros se perderam, outro tantos morreram em sua travessia na busca de uma nova morada, e de um novo país para viverem em paz e sem guerra! Nessa ocasião também escrevi uma poema sobre o sofrimento dos refugiados.

Futuramente volto aqui para transcrever esse meu poema, a minha visão e revolta sobre esse tão sombrio acontecimento, em pleno século XXI, que é a guerra destrutiva de seres humanos, de bens materiais e culturais das nações - além dos  traumas eternos para as famílias das vítimas. Eu não gosto da guerra. Eu odeio a guerra. Ela por si só não se justifica. A mente do homem é que cria a guerra.
Um dia, eu escrevi que a "Guerra é uma grande burrice, assim como o uso de drogas.
Sabemos que sempre existiram guerras duradouras desde tempos remotos entre os homens dominadores com suas mentes egocêntricas e doentias -  para conquistarem territórios e mais territórios no intuito de ampliar o seu império nesse mundo transitório. 
Desse mundo, dessa vida nada se leva. Somente os bens e dons das conquistas espirituais e nada mais. 
Porque tanta perda de tempo, tantas vidas destroçadas, tantos crimes sem nenhum motivo justificável que se possa dizer:  Foi necessário. Não,  tudo é violência cruel, interferindo no livre arbítrio dos filhos de Deus que um dia, com certeza, o universo enviará a conta para os fomentadores de guerra pagarem seus débitos.

Eu aplaudo os homens bons que trabalham incansavelmente para a "PAZ MUNDIAL EM TODAS AS REGIÕES DO PLANETA TERRA. Assim eu desejo. 

Namaste.


Eu Sou Zenalva Rita  - 
Luz no coração! (*)