terça-feira, 23 de julho de 2024

COMPREENDENDO O VALOR DA PAZ!




            A Paz em nossa vida é como um refrigério! Como um bálsamo que perfuma e cura!
 


              Desde tempos remotos que o homem luta para viver em paz com ele mesmo, com sua família, com a sociedade em geral, e especialmente com a própria humanidade, habitante deste maravilhoso e encantador planeta azul.
              
               O que chama mais a atenção, é que a paz, que é a ausência da violência, da truculência, da intolerância, da ira, da maldade, do egoísmo, da ganância se encontra dentro de nós mesmos e pouco percebemos - só não sabemos como nos livrar dessas ervas daninhas, que sufocam a semente da Paz em forma de Amor incondicional. Ter paz significa ter liberdade para voar como faz uma borboleta que em forma mais pesada - (um dia foi uma lagarta gorducha, e comilona), cansou e cansou da triste rotina que levava, e constrói uma nova vida - se livra do casulo sombrio, sabe que sofre por um tempo, mas tem a certeza que sairá gloriosa, transformada numa nova e bela criatura, leve e solta.

             Na antiguidade o grande filósofo grego Sócrates ensinou aos seus discípulos a máxima "Conhece-te a Ti - mesmo"! Ensinava como ter paz, serenidade e liberdade de ser. Infelizmente a ignorância da época o condenou à morte.
               Santo Agostinho também em um passado remoto passou ensinamentos sobre o valor do  autoconhecimento, a importância de se fazer autoanálise todos os dias, principalmente no final do dia.
                Examinar a consciência de todos os atos, e ações boas ou más praticadas em suas atividades diárias no trato com as pessoas de um modo geral. Ser constante e persistente nesses exercícios diários leva o indivíduo pouco a pouco trocar os maus hábitos por outros hábitos salutares que só benefícios traz para o campo da energia mental, emocional, espiritual e física.
                 Vamos trocar o "Modus Operandi"! Procurar utilizar a tolerância, a compreensão, dar Amor e solidariedade no lugar das críticas e intolerância e preconceitos desmedidos!!! Não custa nada! -  é só lembrar que aqui somos todos UM vivendo uma mesma experiência = Evoluir e caminhar para Deus!

               O meu entendimento a respeito da paz é que __  SEM PAZ NÃO HÁ ALEGRIA DE VIVER! NÃO HÁ SAÚDE PLENA" NÃO HÁ MOMENTOS DE FELICIDADE! Portanto, Saúde e paz é a chave para a vida ser um luxo cheio risos, equilíbrio e segurança!
                Aqui não há motivos para Nenhum tipo de guerras - Serenidade é a palavra!

                Não posso deixar de transcrever o pensamento de Krishnamurti, filósofo, orador, educador e escritor indiano.

                   Nenhum líder vai nos dar a paz, nenhum governo, nenhum exército, nenhum país.
                   O que vai nos dar a paz é a transformação interior que nos conduzirá à ação exterior.
                   A transformação interior não é o isolamento, desistência da ação exterior. 
                   Ao contrário, só pode haver a ação correta quando há o pensamento correto, e não
                   existe pensamento correto quando não existe autoconhecimento. Sem conhecer a si  
                   mesmo, não existe paz.
                                                                                     
               
                                                                                        -- Krishnamurti
 

Há tempos atrás a minha mente
ou o meu Eu Superior me ditou a seguinte
frase -  " O autoconhecimento promove a felicidade"

EU SOU  Zenalva Rita - (*) Luz no coração!