domingo, 30 de maio de 2021

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DOS CHACRAS




Os chacras são centros de forças, invisíveis ao olho humano, situados na coluna vertebral, no corpo etérico ou (duplo etérico), cuja função é energizar o corpo físico...

A mais antiga citação dos chacras é encontrada nos Upanishads, e 
mais tarde incluindo especificamente o Upanishad Brhama e Upanishad  Yogtattva. . Estes modelos (védica) foram adaptados no budismo tibetano Vajrayana como teoria, e na teoria Shakta Tantric de chakras. A teoria dos sete principais chacras que a maioria das pessoas do ocidente, quer consciente ou inconsciente reconhece, está ligada graças a uma tradução de dois textos indianos, o Sat-Chakra-Nirupana, e o Padaka-Pancaka, por John Woodroffe, (Artur Avalon), em um livro intitulado o Poder da Serpente. Há polêmica de idéias na visão ocidental sobre os chacras pelos teosofistas, em (círculos teosóficoas), o exemplo é C.W. Leadbeater em seu livro "O Chacras" pela clarividência, meditações e insights sobre o assunto).

Sabe-se que existem outros de modelos de chacras em outras tradições, nomeadamente na medicina chinesa, e também no budismo tibetano. Mesmo na cabala judaica, o Sephiroth são às vezes associados com partes do corpo. No sufismo islâmico, Lataif-e-sitta (Seis Sutilezas) são considerados como psico "Órgãos" ou faculdades de percepção sensorial e supra-sensível a atividade do que se faz um homem completo.

Na medicina ocidental, a ideia dos chacras como é entendida na filosofia oriental não tem nenhuma observação e avaliação, por parte da classe médica. No pensamento oriental, os chacras são considerados como níveis de consciência  e estados de alma, e "provar" a existência desses centros de energia, é tão semelhante como provar a existência da alma.

É de fundamental importância, aceitar a existência dos chacras, já que sua atuação está postulada na psique e no espírito. Por outro lado, há íntima ligação dos chacras com as glândulas endócrinas, nas posições e funções das glândulas do sistema endócrino, e também pelo posicionamento dos glânglios nervosos (os plexos) ao longo da coluna vertebral. Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas têm um efeito evidente sobre a psicologia do homem. Quando há um desequilíbrio em um destes hormônios, logicamente há desequilíbrio psicológico ou físico do indivíduo.

CHACRA E ESPIRITUALIDADE 
Os chacras são entradas para uma espiritualidade mais elevada..
Cada um dos chacras oferece uma forma diferente de expressar a espiritualidade. Usar a energia (fogo) do coração para ajudar alguém que se encontra em estado vulnerável e sem esperança, tem uma experiência completamente diversa do que quando entra em contato com a sua genialidade criativa do chacra coronário para ensinar algo a outra pessoa. Tanto uma quanto a outra, fazem com que entremos em contato com a nossa essência espiritual e compartilhe dela.



OS SETE CHACRAS MAIORES


      Cuidemos bem do nosso corpo físico e espírito nele existente; o nosso corpo físico é o instrumento de trabalho para o nosso crescimento pessoal, material e espiritual, neste plano Terra. Sejamos gratos e  conscientes da nossa realidade corporal e espiritual.

                             Cuidar de nós e dos outros durante esta Pandemia do Coronovírus, é contribuir para a salvação de milhares de vidas no mundo inteiro; se seguirmos as recomendações das autoridades sanitárias mundiais e locais, teremos dias melhores de paz e esperança. 

                                              __/|\__  NAMASTE!!!



Referência: 

Alguns trechos Apostila do

Curso: Os Chacras e a Vitalidade do 

Corpo, da mente e do Espírito.

Ministrado por mim no Instituto Avalon - São Paulo/SP/Brasil

2013

 (*) Luz no Coração! 

Zenalva Rita



 

sábado, 1 de maio de 2021

CANÇÃO DE NINAR - POEMA


 

     



CANTA  A NATUREZA, A CANÇÃO DE NINAR!
NA SUA ENERGIA PODEROSA E PROFÍCUA,
EMBALA E ANIMA OS SERES CRIADOS, E 
OS QUE ESTÃO A CAMINHO DO RENASCER
À LUZ DO SOL E DO BRANCO LUAR!
NOS SONS QUE VÊM DO VENTO,
DAS CACHOEIRAS, NAS CORDILHEIRAS,
DO CANTO DA AVE, NAS VERDES FOLHAGENS.
O SOM MISTERIOSO DAS ONDAS DO MAR
SOBRE OS ROCHEDOS CASTIGADOS,
DO MOVIMENTO DAS ASAS DOS PÁSSAROS,
OS SONS DA NATUREZA AQUIETA O FILHO HOMEM
ACONCHEGADO, E ENCANTADO COM TAMANHA BELEZA!
HÁ PERFEITA HARMONIA NO SEIO DA NATUREZA
QUE PULSA, QUE VIBRA AMOR E PERFEIÇÃO.
A ENERGIA AGE SABIAMENTE EM VIVO LABORATÓRIO,
Ó GENEROSA VIDA! NATUREZA VIVA!
DEIXA O HOMEM E O ANIMAL E DEMAIS SERES,
RELAXADOS, ALIMENTADOS, CURADOS E ABENÇOADOS
NA SUA GRANDEZA DE AMAR, A MÃE NATUREZA
PREENCHE DE AMOR TODOS OS CORPOS, 
EM DOSE DE ELEVADO SENTIMENTO
E NO EXISTIR, CRIA, E CURA
OS COPOS MAIS QUE PERFEITOS, E 
MAIS PERFEITA É A MENTE DE QUEM OS CRIOU!

(Zenalva Rita)


Como não recorrer à sábia Natureza em momentos de plena pandemia no planeta Terra? Porque assim estaremos todos ligados a Deus...! Agora, estamos todos necessitados da brisa das montanhas, dos campos, dos vales, planícies e do mar! Quando iremos sentir a plenitude da liberdade a nos guiar, a nos dar mais certeza de que teremos convivência normal com os nossos familiares, entes queridos, e amigos!Ter o poder de restaurar a nossa saúde geral como um todo? Poder passar mais confiança, fé e esperança para aqueles que estão ainda inseguros e vulneráveis no plano físico, emocional,  mental;  e, espiritualmente, deprimidos. Assim como tudo tem o seu empo de duração, assim também, teremos a oportunidade de ter colhido experiencias valiosas para a nossa evolução pessoal e espiritual; portanto, com certeza, veremos brilhar novamente o sol da liberdade em nossas vidas. TUDO VAI DEPENDER DOS NOSSOS CUIDADOS, com relação as regras da Organização Mundial da Saúde e demais Órgãos competentes, e autoridades locais, todos visam a segurança, a cura e o bem-estar geral da humanidade.
Respeitando a Ciência sim;  levando a sério o perigo da doença da Covid-19 sim; que  assusta cada vez o nosso mundo. Vacinar sim, agora, é prioridade para curar  mais vidas. Que Deus ilumine e abençoe todos os cientistas, pesquisadores, médicos e todos os envolvidos nesta grande empreitada de esforços e trabalho árduo de todos os homens e mulheres de boa vontade.




                     __/|\__                                                   




Zenalva Rita (*) 
Luz no Coração!