quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

FLORAL DE BACH PARA O MEDO INTENSO

                                                 (*)                    ROCK ROSE

                                                      (Helianthemum nummularium)
 

                                Medo é um sentimento angustiante, e de viva inquietude ante a noção de perigo real ou imaginário, de pavor temor (segundo o dicionário Aurélio).

                                No livro As Dores da Alma, de Francisco do Espírito Santo Neto, pelo espírito HAMMED, está escrito o seguinte:  "As sensações do medo sobrecarregam as energias dos "chakras" do plexo solar e do cardíaco, provocando, quase sempre, uma impressão de vácuo no estômago e um desconforto nas batidas do coração. Contudo, não seríamos afetados por nenhum acontecimento de maneira tão desgastante, se estivéssemos centrados em nós mesmos."

                              Significa, então,  que estamos na periferia do nosso ser, e não estamos encaixados em nós mesmos, em nossa consciência, para voltarmos para o nosso próprio eixo e nos sentirmos seguros. Há ao nosso lado, uma aura de temor e esquecimento do poder da proteção de Deus que nos proporciona segurança, que é a nossa Divindade. Claro, que tudo depende da nossa realidade no momento.  

                             Hoje, passamos por vários momentos de aflições, muitas perdas do ponto de vista  material e espiritual e sofrimentos de todos os tipos;  muitos medos por causa desta Pandemia do Coronavírus que desafia o mundo. E precisamos de ajuda! Recorremos então, à Religião, às Terapias holísticas, a médicos, e a profissionais da alma, para que tenhamos um certo alívio mental, físico, emocional e espiritual.

                                    (*)  POEMA sobre o Floral ROCK ROSE.

                             E... Dr. Bach foi para Kent porque atendeu o chamado 

                             de sua alma.

                             Rapidamente, seu olhar deparou com lindas flores pequenas,

                             delicadas e radiantes como um sol.

                             Logo percebeu o Remédio dos medos interiores

                             Pois já sabia do estado da enferma (**) cheia de dores

                             E definiu o ROCK ROSE como o "remédio da salvação"

                             Do Remédio RESCUE é um corajoso componente

                             É o floral para as situações de extremo medo e pavor

                             O pesadelo das crianças cessa; era tão apavorante!!!

                             Qual é a virtude do ROCK ROSE? é a coragem, é a firmeza

                             Uma grande coragem! Uma força invisível toma conta

                             Das situações de emergência - logo aparece o herói

                             A salvação acalma o ambiente - e a alegria desponta.

                             Se frequentemente você precisa de ROCK ROSE

                             Lembre-se também do seu corpo, o "Plexo Solar"

                             Imagine um sol dourado protegendo-o como um disco de luz

                            Visualize moedas douradas dessas flores, o seu corpo a enfeitar.

                             Não tenha mais medo - relaxe seu corpo e sua mente

                             Lembre-se, da orientação do seu Eu Superior a embalar com amor

                             e serenidade, seu pensamento e suas ações.

                             Agora, livre e confiante vislumbre sua montanha a escalar!

                                                                     ***

                             >>  É importante consultar um Terapeuta Floral .    

                             

                                Que a Luz, a Paz, e a Graça de Deus amplie nossas consciências para entrarmos em constante conexão com o Divino e deixar brilhar em nós só a AURA do Amor e da coragem em nós mesmos,. Educar assim, a nossa mente e a nossa alma, nos remete a uma vida mais alegre, confiante e vitoriosa.

                                                                      __/|\__


        (**) Dr. Bach em visita a enferma que estava doente na região de Kent (Inglaterra)

                   

Ilustração: Óleo sobre Tela 10x10 e POEMA

por Zenalva Rita

(*) Luz no coração!

                                          

                             

                             

                             

                   

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

O QUE É DEPRESSÃO?

 

                   Depressão para alguns significa um estado de alma que traz grande melancolia, insatisfação com as coisas da vida, tristeza, decadência, até a terrível ansiedade que gera pânico;  e uma sensação de que se está no fundo do poço, sem nenhuma perspectiva de enxergar a luz no fim do túnel.

                   Desde os tempos imemoriais que a depressão faz parte da condição humana. Muitos não acreditam que alguém está depressivo e dizem, ser aquele ou aquela, preguiçosos, sem compromisso com a própria vida. Não quer trabalhar, faz corpo mole ou então, é mimado. Isto não é verdade. É uma doença mental que precisa ser tratada.   

                   Sabemos que a depressão afeta pessoas de todas as classes sociais, muitos dizem: Isto é conversa de madame, celebridades, mimi de gente mimada. Mas não é não. Temos como exemplos figuras importantes como a rainha vitória, Abraham Lincoln e Winston Churchill que chegou a inventar o termo "black dog" (cachorro preto) para identificar seus períodos de depressão. Há também o pintor Vincent Van Gogh,  Ernest Hemingway e Virgínia Woolf; Marilyn Monroe, entre outros famosos.

                    Nos dias de hoje, com o predomínio da Pandemia do Coronavírus, que afetou todo o nosso planeta Terra, e além das dificuldades várias em todos os povos, é correto se afirmar que a depressão esteja tão presente nas pessoas como os simples resfriados. Portanto, vamos olhar com mais compaixão para o nosso próximo, prestar mais atenção na sua postura e expressão de alma, para depois julgar.

                    Depressão na Terapia Floral de Bach, faz parte de um dos 38 estados de alma.. Para aqueles assim, como o antigo Primeiro Ministro britânico W. Churchill, existe um Floral específico que é o Floral Mustard, que chega inesperadamente sem ter um motivo claro, e deixa o indivíduo preso em uma teia de aranha, sem clareza de pensamento, e sem "luz" própria; sem fé e sem esperança em dias ensolarados.

                  Há dois tipos de depressão que afetam o indivíduo: Aqueles que são pegos de surpresa (utilizar o Floral MUSTARD);  e aqueles que sabem o motivo: Como por exemplo,  as frustrações, seus objetivos não alcançados, os seus sonhos que nunca se realizam, um trabalho mal executado, um projeto rejeitado, uma desilusão amorosa, etc. O Floral neste caso é o Floral GENTIAN. O indivíduo sabe com certeza a causa e o porquê. A falta de FÉ, e o pessimismo.

                    Por outro lado, há os que resolvem mudar de caminho:  a sua atitude diante da vida! - Aquele que faz renúncias, como ter uma nova postura diante das asperezas da vida; ver a crueldade praticada contra os animais; enxergar a fome no mundo; ver  os direitos desiguais dos filhos e filhas de Deus, e muitos outros (vergonhosos) -  e ligar um fio magnético com a espiritualidade renunciando as coisas materiais -e.. buscando um novo caminho nesta existência carnal. Provavelmente isto é uma grande prova que é preciso muita vontade e superação, trocando os valores terrenos pelos valores do espírito. Isto obviamente, gera intranquilidade, insegurança, tristeza e até depressão. É um novo paradigma! Uma vitória a ser alcançada.

                     Dica:  Utilizar os Florais de Bach de acordo com seus sintomas: Consultar um terapeuta Floral, ou se não puder, ir a uma Farmácia que trabalha com os florais Originais do Dr. Bach. Tomar 4 gotas do floral 4 vezes ao dia.  

                      Cuidemo-nos todos uns dos outros. Usar máscaras, que a Pandemia continua insistindo. Amar e respeitar mais o nosso próximo. Obedecer as leis terrenas e celestiais nos dá mais segurança, alegrias e esperanças na vida.    

                                                       __/|\__     Namastê!!              

                                                                                                                                   


Zenalva Rita

(*) Luz no Coração!
                                                                                             

terça-feira, 28 de setembro de 2021

POEMA - HIMALAIA


                Resolvi escrever hoje, sobre a nossa vida cotidiana, nestes dias de desassossego, que vivenciamos neste momento de Pandemia que assolou o mundo e que ainda mete medo à raça humana, aqui ou alhures..., e também para todos os seres viventes em nosso planeta Terra.  Sofrem os humanos, os animais, fauna e flora. Estamos todos correndo perigos de várias formas. São as queimadas; as enchentes; os incêndios; a seca; a fome; as perseguições de várias matizes - os vendavais, e o ar poluído; os terremotos, maremotos, e a dança de graça de vulcões cuspindo lavas, fumaça e fogo, ameaçando a Natureza como um todo. Sem contar os desvios da natureza humana, na corrupção, na mentira, na infidelidade dos preceitos religiosos; ainda na falta de amor e respeito ao próximo; nos roubos e assaltos de todo tipo; da falta de caráter de princípios morais, que muitas pessoas até consideram como certos ou normais. Amor à Pátria, todo filho tem, mas muitas vezes trai a sua própria Mãe Pátria - tal  qual, o amor de uma mãe, que tudo doa e tudo perdoa estes são perdoados pela justiça  de Deus e dos homens. Mas, a Natureza já está cansada e triste, e começa a chorar com tantos desvairamentos em todas as latitudes e longitudes do nosso Planeta Terra.  Com o poder regenerador da vida venceremos e sairemos vitoriosos desta fase tão escura e difícil.  AVE CRISTO!

            Abaixo, meu poema, escrito tempos atrás:


                                                      HIMALAIA  (*)

                                              Na fugidia escapadela,

                                           Eu escolhi sair do mundo cão

                                        Quero estar no Himalaia..., porque,

                                                    Neste mundo cão,

                                              Eu não quero ficar não.

                                        Eu só quero e preciso ... respirar!

                                       Com o poder do mundo angélico

                                          No meu sonho eu chego lá, 

                                             Como ave pequenina, 

                                        No galho florido fico a observar,

                                              as brancas montanhas,

                                            Grandiosas.... Majestosas!!!

                                              E tão difícil de escalar.

                                         Pequenina, eu fico a meditar

                                    Na alvura dos picos, no sol a brilhar!

                                   Águas brancas correm, forte a resvalar

                                        Paisagem perfumada, salpicada

                                             De sublimes flores raras,

                                           Como é bom esse silêncio!!!

                                           Com os lírios, flor de lótus,

                                        E orquídeas eu passo a conversar

                                            Vou embora pro Himalaia,  

                                              Na escapadela voluntária  

                                      O meu ser harmonizado vai ficar. E...

                                   No Himalaia!!! Minha alma sempre estará.                                                 

                                    

                                                       __/|\__   Namastê!

   

                                                      

* Poesia  Zen

By Zenalva Rita dos Santos

(*) Luz no coração!



terça-feira, 31 de agosto de 2021

ANSIEDADE É FALTA DE FÉ NA VIDA?


            

       Ansiedade é um estado de alma que gera desespero e aflição. 

       Segundo o dicionário, ansiedade é ficar pensando antecipadamente em perdas. Ficar no futuro. Estado afetivo em que há sentimento de insegurança. 

        Ignorar que se tem ansiedade é como jogar o lixo embaixo do tapete. Porque não conseguimos controlar nossas emoções mais profundas? Qual é o problema em sermos transparentes para assumir que somos ou estamos ansiosos? 

Acredito que viver em plenitude é a tônica da vida; viver simplesmente sem nenhuma pressa, sem atropelos, sem masoquismo e aceitar as adversidades da vida com paciência; ficar no aqui e agora, sem olhar para o passado e nem para o futuro; o nosso tempo é o nosso momento aqui no presente, agora. 

A ansiedade gera muito desconforto nos nossos quatro corpos inferiores ( mental, etérico, emocional e físico); justamente porque nos faz sofrer antecipadamente, e voluntariamente, quando não temos controle sobre quase nada nesta vida! É um tráfico terrível de pensamentos sem sentido, uma mistura de sentimentos de menos valia, medos de perder alguma coisa, de não conseguir atingir objetivos, muitas inseguranças e principalmente aquele: "não sou capaz de reverter' este quadro tão deprimente. Nada mudará no curso da Natureza, porque as Leis Divinas não fazem a nossa vontade na hora que queremos; onde está a nossa fé e compreensão na vida em todos os seus aspectos?  Uma frondosa e útil árvore que nasceu da fé e da humildade de uma minúscula semente, é sobretudo vitoriosa! A semente esperou o tempo certo para eclodir, seguindo passo a  passo o processo de seu crescimento até gerar uma linda árvore e produzir flores e frutos; portanto, a vida é um fluxo gerador de abundância e prosperidade!

  Existe uma medida excelente para mudar este quadro tão aflitivo:  A RESPIRAÇÃO: que oxigena e renova a nossa energia vital. Respirar profundamente várias vezes, na posição decúbito dorsal, braços estendidos ao lado do corpo, e inspirar profundamente fechando as mãos, sustentando o ar nos pulmões; soltar o ar devagar expirando e abrindo as mãos bem lentamente..,  repetir quatro a cinco vezes. todos os dias - melhor antes de dormir ou quando puder, até sentir alívio desse estado tão negativo que é a ansiedade. 

MEDITAÇÃO é uma forma de centramento, que coloca a nossa consciência integrada com a Fonte Divina, para haver relaxamento e plenitude de vida real.



       Hoje, agora, EU estou grato pela vida, pelo sopro que recebo de graça neste instante. Sejamos gratos por tudo!

                                                                       __/|\__

                                                                   NAMASTÊ!!!


Zenalva Rita 

Luz no coração (*)

sábado, 31 de julho de 2021

ESPIRITUALIDADE MAIOR "NUVENS" - UMA TRANSCRIÇÃO!


     " E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu Filho, a ele ouvi." -- (LUCAS, 9: 35)

                              O homem, quase sempre, tem a mente absorvida na contemplação das nuvens que lhe surgem no horizonte. São nuvens de contrariedades, de projetos frustrados, de esperanças desfeitas.

                               Por vezes, desespera-se envenenando as fontes da própria vida. Desejaria, invariavelmente, um céu azul a distância, um sol brilhante no dia e luminosas estrelas que lhe embelezassem a noite. No entanto, aparece a nuvem e a perplexidade o toma, de súbito.

                                Conta-nos  o Evangelho a formosa história de uma nuvem.

                                Encontravam-se os discípulos deslumbrados com a visão de Jesus transfigurado, tendo junto de si Moisés e Elias, aureolados de intensa luz.

                                Eis, porém, que uma grande sombra comparece. Não mais se distinguem o maravilhoso quadro. Todavia, do manto de névoa espessa, clama a voz poderosa da revelação divina: "Este é meu filho, a ele ouvi!"

                                Manifestava-se a palavra do Céu, na sombra temporária.

                                A existência terrestre, efetivamente, impõe angústias inquietantes e aflições amargosas. É conveniente, contudo, que as criaturas guardem serenidade e confiança, nos momentos difíceis. 

                                As penas e os dissabores da luta planetária contém esclarecimentos profundos, lições ocultas, apelos grandiosos. A voz sábia e amorosa de Deus fala sempre através deles.

Fonte: Livro: Caminho Verdade e Vida - Francisco Cândido Xavier e Emmanuel

                                                             *

                                                      *            *

                    Meu comentário: A ordem da nossa vida se resume na obediência e conscientização dos Ensinamentos de Jesus Cristo. A ele, foi confiado a missão de trazer aos homens um código de leis e de conduta, que colocássemos em prática; e saber como trilhar os caminhos da virtude, do amor incondicional a todos sem distinção; e da compaixão com tudo o que respira e vive no  nosso planeta Terra. Há milênios continuamos falhando por nossa  própria ignorância e na maioria das vezes, recusamos enxergar a luz que está atrás das nuvens. A providência divina jamais desiste de nós, porque O Cristo Cósmico desceu aqui, para salvar a todos nós, e nos ajudar neste momento atual de grandes tormentos e aflições, que o nosso mundo enfrenta; mesmo que ainda permaneçamos adormecidos e ocupados com as coisas do mundo, o  nosso despertar certamente é inevitável. Esforçar, crescer e evoluir na luz é preciso! E assim é!

                        

                                                               __/|\__

Zenalva Rita - 

Luz no coração (*)




quarta-feira, 30 de junho de 2021

OLIVE - O FLORAL QUE RESTAURA A ENERGIA VITAL (Terapia Floral de Bach)

                                                                        Olive (Olea europaea)     (*)                             
 
Árvore de Oliveira

Dr. Edward Bach,(Médico inglês),  deixou escrito: "Da mesma forma que Deus em sua Misericórdia, nos deu o alimento, também também colocou entre as ervas do campo belas flores curativas para quando estivermos doentes".

          Com este propósito, deixo escrito aqui, um remédio floral maravilhoso e natural, em forma poética,  para restaurar o equilíbrio do corpo, da mente e da alma, principalmente hoje em dia, onde, nós, seres humanos,  estamos todos necessitados de mais força e vigor, por causa desta Pandemia do Coronavírus que continua dizimando vidas pelo mundo em todo o mundo. 

            Nestes tempos difíceis de provas, e de aprendizados, vamos colocar em prática o que há de melhor em nós, para doar aos que estão necessitados, seja do apoio moral, do amparo emocional e até mesmo do pão de cada dia. Sejamos todos portadores de luz a todos os nossos semelhantes, já que todos somos UM. Se você está necessitando deste Floral, procure um Terapeuta Floral ou vá até as Farmácias credenciadas que utilizam os Florais Originais de Bach.

              É o nosso dever: Agradecer o trabalho dos profissionais da saúde de  um modo geral, e a Ciência que trabalham incessantemente para curar a humanidade. Vacina SIM! Distanciamento social, higienização e o uso de máscaras. Nunca desprezar as recomendações da Organização Mundial da Saúde, (OMS) e das autoridades locais.  O coronavírus continua a desafiar o mundo. Cuidem-se!


                                              O   L    I    V    E

                                                         (Olea europaea)

                   A oliveira sempre foi o símbolo da paz.

                   Nativa dos países mediterrâneos - é ancestral

                   Portadora de vida longeva, alimenta o mundo

                   Restaurando e equilibrando nossa energia vital.

                   A oliveira tem energia inesgotável,

                   Mesmo velhas continuam florescendo até o fim.

                   Doadora de folhas, cascas, madeira e frutos,

                   Extraem da natureza uma força admirável.

                   Quando o corpo, a mente e o espírito

                   Se encontram enfraquecidos

                  Gotas de Floral Olive, restabelecem

                  A saúde  da mente e corpo, quando exauridos.

                  Olive, representa regeneração, paz e equilíbrio

                  Depois de uma doença física - insônia crônica

                  Cuidados dispensados a outrem - à família

                  Ou dedicação severa e forma desarmônica

                  Quando uma pessoa sente-se acabada, sem forças

                   Cansaço interior após trabalho de auto transformação

                   Uma necessidade premente de muito sono

                   Falta de desejo para atender as coisas do coração,

                   A energia do Remédio Floral Olive, pouco a pouco

                   Restaura a energia vital, do espírito, mente e corpo.


                                                 M E N S A G E M

                         

                                  "A nenhum de nós nesta Terra se pede que faça mais

                           do que está em seu alcance fazer, e se nos esforçamos para obter

                              o melhor de nós próprios, guiados por nosso Eu Superior,

                                     A saúde e a felicidade nos serão possíveis.

                                                                                                              Dr. Bach

                                                                          

                                                                         __/|\__

                                                                    Namastê !!!!

                      


(*)  Floral de Bach - OLIVE

        Óleo sobre Tela  - Zenalva Rita

Poesia - Olive > Livro: Florais de Bach - Uma visão poética

by Zenalva Rita

                                                                                                  



                                    

                          

                                


domingo, 30 de maio de 2021

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DOS CHACRAS




Os chacras são centros de forças, invisíveis ao olho humano, situados na coluna vertebral, no corpo etérico ou (duplo etérico), cuja função é energizar o corpo físico...

A mais antiga citação dos chacras é encontrada nos Upanishads, e 
mais tarde incluindo especificamente o Upanishad Brhama e Upanishad  Yogtattva. . Estes modelos (védica) foram adaptados no budismo tibetano Vajrayana como teoria, e na teoria Shakta Tantric de chakras. A teoria dos sete principais chacras que a maioria das pessoas do ocidente, quer consciente ou inconsciente reconhece, está ligada graças a uma tradução de dois textos indianos, o Sat-Chakra-Nirupana, e o Padaka-Pancaka, por John Woodroffe, (Artur Avalon), em um livro intitulado o Poder da Serpente. Há polêmica de idéias na visão ocidental sobre os chacras pelos teosofistas, em (círculos teosóficoas), o exemplo é C.W. Leadbeater em seu livro "O Chacras" pela clarividência, meditações e insights sobre o assunto).

Sabe-se que existem outros de modelos de chacras em outras tradições, nomeadamente na medicina chinesa, e também no budismo tibetano. Mesmo na cabala judaica, o Sephiroth são às vezes associados com partes do corpo. No sufismo islâmico, Lataif-e-sitta (Seis Sutilezas) são considerados como psico "Órgãos" ou faculdades de percepção sensorial e supra-sensível a atividade do que se faz um homem completo.

Na medicina ocidental, a ideia dos chacras como é entendida na filosofia oriental não tem nenhuma observação e avaliação, por parte da classe médica. No pensamento oriental, os chacras são considerados como níveis de consciência  e estados de alma, e "provar" a existência desses centros de energia, é tão semelhante como provar a existência da alma.

É de fundamental importância, aceitar a existência dos chacras, já que sua atuação está postulada na psique e no espírito. Por outro lado, há íntima ligação dos chacras com as glândulas endócrinas, nas posições e funções das glândulas do sistema endócrino, e também pelo posicionamento dos glânglios nervosos (os plexos) ao longo da coluna vertebral. Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas têm um efeito evidente sobre a psicologia do homem. Quando há um desequilíbrio em um destes hormônios, logicamente há desequilíbrio psicológico ou físico do indivíduo.

CHACRA E ESPIRITUALIDADE 
Os chacras são entradas para uma espiritualidade mais elevada..
Cada um dos chacras oferece uma forma diferente de expressar a espiritualidade. Usar a energia (fogo) do coração para ajudar alguém que se encontra em estado vulnerável e sem esperança, tem uma experiência completamente diversa do que quando entra em contato com a sua genialidade criativa do chacra coronário para ensinar algo a outra pessoa. Tanto uma quanto a outra, fazem com que entremos em contato com a nossa essência espiritual e compartilhe dela.



OS SETE CHACRAS MAIORES


      Cuidemos bem do nosso corpo físico e espírito nele existente; o nosso corpo físico é o instrumento de trabalho para o nosso crescimento pessoal, material e espiritual, neste plano Terra. Sejamos gratos e  conscientes da nossa realidade corporal e espiritual.

                             Cuidar de nós e dos outros durante esta Pandemia do Coronovírus, é contribuir para a salvação de milhares de vidas no mundo inteiro; se seguirmos as recomendações das autoridades sanitárias mundiais e locais, teremos dias melhores de paz e esperança. 

                                              __/|\__  NAMASTE!!!



Referência: 

Alguns trechos Apostila do

Curso: Os Chacras e a Vitalidade do 

Corpo, da mente e do Espírito.

Ministrado por mim no Instituto Avalon - São Paulo/SP/Brasil

2013

 (*) Luz no Coração! 

Zenalva Rita



 

sábado, 1 de maio de 2021

CANÇÃO DE NINAR - POEMA


 

     



CANTA  A NATUREZA, A CANÇÃO DE NINAR!
NA SUA ENERGIA PODEROSA E PROFÍCUA,
EMBALA E ANIMA OS SERES CRIADOS, E 
OS QUE ESTÃO A CAMINHO DO RENASCER
À LUZ DO SOL E DO BRANCO LUAR!
NOS SONS QUE VÊM DO VENTO,
DAS CACHOEIRAS, NAS CORDILHEIRAS,
DO CANTO DA AVE, NAS VERDES FOLHAGENS.
O SOM MISTERIOSO DAS ONDAS DO MAR
SOBRE OS ROCHEDOS CASTIGADOS,
DO MOVIMENTO DAS ASAS DOS PÁSSAROS,
OS SONS DA NATUREZA AQUIETA O FILHO HOMEM
ACONCHEGADO, E ENCANTADO COM TAMANHA BELEZA!
HÁ PERFEITA HARMONIA NO SEIO DA NATUREZA
QUE PULSA, QUE VIBRA AMOR E PERFEIÇÃO.
A ENERGIA AGE SABIAMENTE EM VIVO LABORATÓRIO,
Ó GENEROSA VIDA! NATUREZA VIVA!
DEIXA O HOMEM E O ANIMAL E DEMAIS SERES,
RELAXADOS, ALIMENTADOS, CURADOS E ABENÇOADOS
NA SUA GRANDEZA DE AMAR, A MÃE NATUREZA
PREENCHE DE AMOR TODOS OS CORPOS, 
EM DOSE DE ELEVADO SENTIMENTO
E NO EXISTIR, CRIA, E CURA
OS COPOS MAIS QUE PERFEITOS, E 
MAIS PERFEITA É A MENTE DE QUEM OS CRIOU!

(Zenalva Rita)


Como não recorrer à sábia Natureza em momentos de plena pandemia no planeta Terra? Porque assim estaremos todos ligados a Deus...! Agora, estamos todos necessitados da brisa das montanhas, dos campos, dos vales, planícies e do mar! Quando iremos sentir a plenitude da liberdade a nos guiar, a nos dar mais certeza de que teremos convivência normal com os nossos familiares, entes queridos, e amigos!Ter o poder de restaurar a nossa saúde geral como um todo? Poder passar mais confiança, fé e esperança para aqueles que estão ainda inseguros e vulneráveis no plano físico, emocional,  mental;  e, espiritualmente, deprimidos. Assim como tudo tem o seu empo de duração, assim também, teremos a oportunidade de ter colhido experiencias valiosas para a nossa evolução pessoal e espiritual; portanto, com certeza, veremos brilhar novamente o sol da liberdade em nossas vidas. TUDO VAI DEPENDER DOS NOSSOS CUIDADOS, com relação as regras da Organização Mundial da Saúde e demais Órgãos competentes, e autoridades locais, todos visam a segurança, a cura e o bem-estar geral da humanidade.
Respeitando a Ciência sim;  levando a sério o perigo da doença da Covid-19 sim; que  assusta cada vez o nosso mundo. Vacinar sim, agora, é prioridade para curar  mais vidas. Que Deus ilumine e abençoe todos os cientistas, pesquisadores, médicos e todos os envolvidos nesta grande empreitada de esforços e trabalho árduo de todos os homens e mulheres de boa vontade.




                     __/|\__                                                   




Zenalva Rita (*) 
Luz no Coração!

quarta-feira, 31 de março de 2021

A ANSIEDADE E O DESCONFORTO DA ALMA - Em tempos de Pandemia














 By Zenalva Rita



2020, inesperadamente, apareceu um agente adoecedor e perigoso, o Coronavírus. Invisível e por demais inteligente. O mundo pouco a pouco sentiu-se quase que imobilizado por esta que foi uma pandemia por demais avassaladora. Porque ainda estamos sofrendo tanta perda de vidas humanas? Tanto desmantelo em quase todos os setores da sociedade humana! Será um castigo de Deus? As Leis cósmicas estão cumprindo o seu papel, de fazer justiça e separando o joio do trigo, para haver uma limpeza no Planeta Terra? -  acordar os que ainda estão adormecidos?  Dormimos e acordamos e a situação só tende a piorar. E é aí que vem um grande estresse de emoções negativas que nos trazem angustias, depressão, e a ansiedade que nos abatem, nos enfraquecem, por acharmos que não teremos mais força e paciência em conviver com tamanhas limitações e restrições..

Analisemos a Natureza: As plantas que crescem se desenvolvem e só se cobrirão de flores quando estiverem realmente prontas para darem frutos - Experiência é a soma de desacertos e desenganos.O  engano é que algumas pessoas vivem em estado AGUDO DE ANSIEDADE vivem suas vidas como se estivessem representando e receiam estarem sendo julgadas por qualquer pessoa que as veja. A  luz e a sombra fazem parte de suas vidas. E qualquer coisa que acontece fora do lugar é um desconfortável estado de alma, um atroz sofrimento.
A consequência disto é uma repressão de sentimentos negativos como insegurança, depressão, medos, sentimentos de rejeição que tira todo o brilho do viver com total liberdade de ser. A pessoa não vive no presente, está mais no futuro, e muitas vezes pisando no passado; que situação mais sofrida! - o aqui e o agora, é demasiadamente uma grande cruz pesada e cheia de espinhos. A alma fica totalmente descentralizada, porque não há uma comunhão, corpo alma e espírito. Toda tristeza do mundo é capturada pelo seu modo de ver e de sentir a vida; não há mais fé e nem esperança, porque o indivíduo não cultiva os dons da verdadeira paz dentro de si mesmo, que é a paciência, o perfeito entendimento de que as coisas têm o seu tempo certo para acontecer no momento certo e na hora certa. Com todos os motivos de que já temos, nas demandas do nosso cotidiano, ainda temos que ser fortes e enfrentar sem medos mais este desafio do dia a dia atual que é esta guerra contra  o Coronavírus. Todo o sofrimento que o mundo enfrenta neste momento.reflete em nosso mundo interior. Sabemos como é difícil entender a nossa fragilidade diante de um inimigo invisível e tecnologicamente equipado para formar réplicas, para atacar e minar o terreno biológico de humanos e de animais.
 
A ansiedade crônica se instala no campo emocional de pessoas que ainda não têm inteligência emocional; que não têm uma perfeita e assídua ligação com o Altíssimo, e que se afasta do seu Eu Superior -  que não são firmes nos assuntos mais elevados da vida, cultivando a fé, a esperança, o bem e a verdade. E é isto que fortalece e energiza o caráter e a integridade do ser...
               

Vamos todos reconhecer a eficácia das recomendações das Autoridades Sanitárias, Agradecer a todos os profissionais da Saúde, pesquisadores, médicos e cientistas -- fazer o uso da mascara, tomar a vacina - a higiene das mãos em todos os momentos -  respeitar a você  mesmo e o seu próximo, e adotar todos os cuidados necessários como prevenção de contaminação do vírus.

__/|\__ 

By Zenalva Rita - (*) - Luz no Coração\1

terça-feira, 2 de março de 2021

TERAPIA FLORAL - CONCEITO TRANSFORMADOR INTERNO

          Para este momento atual de Pandemia, Pandemic, que a humanidade está enfrentando, é muito importante e  providencial, a utilização dos Florais de Bach, totalmente naturais e sem nenhum efeito colateral. Uma benção divina para a Terra. Todos nós seres humanos, animais e até plantas temos a oportunidade de utilizar os florais de Bach, como um método de cura.natural. 

          Hoje e sempre e em todos os tempos, o homem sempre recorreu a`natureza para se refazer energeticamente; seja através dos chás medicinais, do convívio com a natureza, e dos hábitos saudáveis de alimentação, meditação, atividades físicas, Yoga e etc.

        Nos momentos mais difíceis de minha vida, sempre recorri a esta Terapia, pela  qual me apaixonei;  tive conhecimento quando comecei a estudar as terapias holísticas. 

        São especialmente indicados para acalmar as tempestades, as turbulências de nossas águas emocionais, e o  nosso campo mental desequilibrado, que tanto afetam as nossas atividades cotidianas; não importa  o país, o continente, a raça, o gênero, as crenças religiosas, a cor, a língua:.Temos em comum: OS SENTIMENTOS E AS EMOÇÕES.

                                  POR ISSO EU ESCREVI: 

                     
                          >>    O CAMINHO DAS FLORES   
  
Um dia eu busquei o caminho das flores
Comigo levava fardos de tristeza, mágoas e medos
E... ao longe, minha retina me traz a imensa árvores do carvalho
Recostei-me no seu tronco e descansei; dormi, sonhei e acordei.

E num vislumbre, vi lindos campos verdes e floridos
Vi seres tão alegres, tão belos, ondulantes e transparentes!
Eu acredito: Eles indicaram caminhos ao mestre Dr. Bach...!
Brincavam e sorriam tão leves como as nuvens do céu
Anjos Devas senhoriais, comandavam os elementais
A Deusa Amarilis, "Mãe da Primavera", de olhar penetrante,
Acariciou minha cabeça e o meu coração, tão leve como um véu
Tal uma cornucópia, jorravam mensagens de alegria, coragem,
Esperança, confiança, Amor verdadeiro, compreensão, perdão, e compaixão! 
No caminho das flores recebi a abundância da fé e da prosperidade - porque encontrei
no meu íntimo, minha luz interior - meu verdadeiro tesouro - que  descobri
com a chave do auto-conhecimento - Claro! Foi a ajuda da energia das flores...!

     Com todo Amor!             ___/|\__


    
Ilustração: Alguns dos florais (*)

 1) Cherry Plum (Prunus cerasifera)
 2) Wild Rose (Rosa canina)
 3) Cerato (Ceratostigma villmottiana)

   >> Poema o Caminho das Flores: do meu livro não editado,
mas registrado - Florais de Bach - Uma Visão Poética - 2014

* Óleo sobre tela - by Zenalva Rita
     Luz no Coração!(*)
Zenalva Rita dos Santos

         

sábado, 30 de janeiro de 2021

DEPRESSÃO E AS ESSÊNCIAS FLORAIS

 

                                                PRINCIPAIS FLORAIS DA DEPRESSÃO


GENTIAN (Gentianella amarella) *


                                                            

                                                            MUSTARD (Sinapsis arvensis) *  


       Dr. Edward Bach, médico inglês, o pioneiro  da Terapia Floral Moderna, a partir de 1928, observando os pacientes ao longo dos anos que trabalhou como médico Bacteriologista, Patologista e Homeopata, nos hospitais Públicos de Londres , chegou a seguinte conclusão: É "impossível curar quando não se leva em conta os aspectos emocionais e espirituais dos pacientes.

       Os fatores emocionais negativos são de extrema importância  na prevenção e cura de doenças físicas e estavam sendo menosprezados por um sistema médico insensivelmente científico.

        Nessa ocasião, entre 1(928/1930), Dr. Bach convencido de que um sistema perfeito de medicamentos ou remédios capazes de beneficiar a saúde por meio da cura dos desequilíbrios emocionais estava guardado nos campos da Inglaterra, abandonou seu consultório médico em Londres e começou sua peregrinação; mergulhou no trabalho sem descansar, viajando sem parar pelo País de Gales e em vários pontos da Inglaterra, colhendo plantas, fazendo comparações e experiências.

          Finalmente, Dr. Bach, criou uma coleção de 38 essências e a 39ª  essência, a única fórmula preparada por ele, o Flora de emergência, o chamado "Rescue" Remedy. Cada uma delas age sobre um desequilíbrio específico e bem definido das emoções, como a culpa, medo, angústia, ansiedade, insegurança, depressão e vários estados negativos da alma.

                                   FLORAIS ESPECÍFICOS PARA DEPRESSÃO

               1)  FLORAL GENTIAN - Depressão por causa conhecida - Incertezas pela falta de fé, na sua vida como um todo; Melancolia, visão negativa quando as coisas não dão certo; falta de confiança em si mesmo; não acredita que tudo de negativo que acontece, é por sua falta de fé em  realizar os seus objetivos. Muitas vezes sente falta de coragem para seguir em frente. desalento e desinteresse na vida.

               Para as pessoas desalentadas e tristes, que diante de qualquer obstáculo logo desanimam! Num grande pessimismo. Questionam tudo com grande ceticismo.

               A virtude do Floral GENTIAN é a fé em Deus e nos céus.

                Quando positivo não perde a fé em Deus, e em si mesmo.

        

               2)  FLORAL MUSTARD - Depressão por causa desconhecida - Tristeza profunda sem explicação - grande desânimo. Uma onda de tristeza surge repentinamente,  e se vai do mesmo modo como surgiu sem nenhuma razão aparente. Desesperança, melancolia como uma nuvem escura, que tira toda a alegria  e o bom humor; desânimo total.   

               Perguntas: Para que estou aqui na Terra?

                                  Qual o motivo de tudo isto?      

                                  Qual o objetivo da vida?   

             A maior parte dos florais auxiliam na depressão porque estão todos correlacionados

entre si; atuando como catalisadores e restabelecendo o contato entre a Alma e a  personalidade no ponto em que se interrompeu. Segundo Mechthild Scheffer: A "Alma é de novo capaz de comunicar suas intenções à personalidade. A vida retoma a uma área em que a desarmonia e a rigidez se haviam instalado."

          Para o momento atual de nossa existência, a Pandemia em nosso país e em todo o planeta, é muito preocupante, e precisamos levar a sério as necessidades mais urgentes, o cuidado com a nossa criança interior e com o nosso próximo, a valorização da vida como um todo -  seguindo as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias tanto local como mundial. Devemos cuidar de nossa saúde mental, emocional e espiritual, para que o nosso organismo não seja uma presa fácil para nenhum vírus invisível-invasor.  Há momentos de incertezas sim; de falta de fé e de esperança; depressão, angústias e perdas diversas, mas jamais perder a fé em Deus e na vida. Somos seres de LUZ, vindos da LUZ! Coragem é a luz que vem do nosso Eu mais profundo para continuar a nossa caminhada e cumprir a nossa missão aqui na Terra. Os Florais de Bach vão com certeza harmonizar o nosso mundo interior e fortalecer o nosso organismo com um todo. 

Não esquecer que:

Pensamentos negativos alimentam e sustentam as emoções negativas, e entre elas a depressão.


                                                            __/|\__

             


Trechos de Palestra dada por mim, no

Instituto Avalon - São Paulo capital - 2012

** Quadros de Florais: Óleo sobre tela - pintadas por mim.

(*) Luz no Coração! Zenalva Rita