segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

HUMILDADE - A VIRTUDE QUE ENOBRECE A ALMA


 



                    A humildade é uma qualidade da alma, muito pouco compreendida em todos os tempos; esteve sempre presente nos ensinamentos do Cristo Jesus, aos seus alunos discípulos, sendo Ele mesmo, o maior exemplo dessa nobre virtude. Ele veio com a missão de ensinar os filhos de Deus a viver de maneira saudável e com menos sofrimentos. Ele deixou o seu código de Leis: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". "Não façais aos outros o que não desejas para ti mesmo". "Amai os vossos inimigos."  "Ame o teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

                 Nesta pandemia do coronavírus,, assistimos em todos os lugares do mundo o efeito da solidariedade, da união dos profissionais da saúde nas batalhas para salvar vidas, o espírito fraternal de auxílio aos mais necessitados, porque na realidade somos todos carentes, e vulneráveis diante de um ataque surpresa, de uma arma invisível e letal chamada Covid-19.

                  Estamos todos juntos no mesmo barco, na mesma nave, passando por pesadelos, medos, ansiedades e angústias por causa deste mal ou castigo cruel, que mexeu e mexe com o planeta em sua totalidade, nos pegando de surpresa. Acredito que por tudo que estamos passando, o desmantelo em todas as esferas da vida, mexeu com o nosso campo mental; ficamos então, exaustos, moídos e talvez até sem uma direção segura, por causa das incertezas da vida..

                   Nunca estamos seguros do amanhã. Quando somos assaltados por tragédias, passamos do desespero à revolta e esquecemos da Providência Divina. Temos dificuldade de olhar para o céu e pedir a intercessão divina. Esquecemos que o universo é governado por leis eternas e naturais. Tudo acontece obedecendo a sabedoria dessas leis. É oportuno entender que uma provação cíclica engloba toda a sociedade humana; O rico,o pobre, o negro, o branco, etc,; porque ninguém é melhor que ninguém. Todos somos iguais. Neste momento é que a humildade entra em ação. Aceitar os projetos de Deus sem contestar, compreendendo que os simples que estão nas encostas das montanhas estão mais seguros do que aqueles que subiram sem percepção espiritual, e soberbos estão no alto das montanhas.. Humildade não é sinônimo de pobreza.; não é servidão; é antes de tudo liberdade interior, que nasce no âmago do espírito; é independência apoiada permanentemente pela renovação para o bem, seguindo em frente, amando e servindo a Deus.


                  Ser humilde é perdoar; é esquecer ofensas; é aceitar o que se é e o que se tem;e recomeçar alegremente agradecidos as tarefas de todos os dias.

                    

                  Lembrar que somos uma alma que habita em um corpo de carne, que é perecível. Poderemos a qualquer hora e a qualquer momento perder este corpo. Então, vamos cultivar a simplicidade, a humildade que retratou a vida de Jesus, (A Luz do Mundo),

que nasceu no leito de palha da Manjedoura e morreu sacrificado pelos homens nos braços da  cruz.. Hoje ou amanhã, nunca será como antes... Tudo passa, tudo passará!

                                       

           Que o Ano 2021 seja mais doce e menos amargo, e com mais saúde do corpo e da alma!

                            

           

Zenalva Rita 

(*) Luz no Coração!