(*)
WILLOW Salix vitalina
(SALGUEIRO
Planta arbórea da família Salicaceae (a mesma do choupo). Também conhecida como Chorão, que pode atingir grande altura. Seus ramos são flexíveis e apresentam folhas inteiras, de disposição alterna. As árvores têm sexo separado. As flores unissexuadas reunem-se em inflorescências e são protegidas por uma bráctea revestida de pelos.
No uso doméstico é empregada a casca dos ramos, por suas propriedades febrífugas, anti-reumáticas, tônicas e sedativas. Existem muitas espécies diferentes de salgueiros, mas esta é facilmente reconhecível no inverno, quando os ramos assumem uma coloração brilhante entre o laranja e o amarelo.
Esta planta gosta de crescer em solo úmido e baixo. As flores masculinas e femininas desabrocham no princípio de maio em árvores separadas.
Foi a 24ª essência encontrada por Dr. Bach, na primavera de 1935, em Sotwell.
Sua qualidade principal está ligada à responsabilidade pessoal e ao pensamento construtivo.
Willow é o remédio indicado para o indivíduo pessimista, ressentido, amargurado que tem a tendência de culpar os outros por sua infelicidade, e jamais culpar a si mesmo; geralmente sente-se vítimas de um destino cruel e muitas vezes repetem frases como: "não mereço esta falta de sorte"; a vida às vezes é injusta"; "tudo sai errado na minha vida". e nesta estrada escura de sofrimentos, desenvolve a cólera que arde como fogo, tal qual um vulcão a explodir; isto porque não sabe expressar os seus sentimentos que ficam cada vez mais crônicos, gerando negatividades, muita amargura e infelicidade - e, cegamente negativa, acha que é uma vítima deste mundo difícil.
Mas quando a essência floral Willow começa a atuar no indivíduo, e a jogar para
fora, o lixo de emoções negativas, razão e coração começam a se conectar e devolver ao "Pobre de Mim", (Willow negativo), a luz que clareia seu mundo interior; o seu coração passa a ser reorientado com doçura e compreensão para uma vida abundante e feliz. E... em lugar de se queixar, de se dizer "vítima", passa a ser o comandante, o dono do próprio destino, a ser positivo, e irradiar calma e otimismo.
MENSAGEM
"No âmago de nossos corações precisamos saber que
nossos inimigos são aqueles que nos abrem caminhos porque,
ao fazerem isso, constroem um elo quase impossível de quebrar
e devemos agradecer-lhes quando se nos opõem".
Dr. Bach
__/|\__
(*) Óleo sobre tela - 10x10
Por Zenalva Rita.
(*) Luz no Coração!