WHITE CHESTNUT (*)
Aesculus hipocastanum
castanheiro - da - índia
Esta planta também é chamada de castanheira-do-cavalo. A árvore é muito bonita, alta, e quando está com todas as flores desabrochadas dá a impressão de uma árvore de natal com velas acesas irradiando muita luz. Floresce no fim de maio e no princípio de junho. As flores masculinas tendem a ficar no topo dos "candelabros", as folhas femininas embaixo deles. As flores de um branco cremoso, são salpicadas de pontos carmesim e amarelos. Foi a 32ª essência encontrada por Dr. Bach em Sotwell na primavera de 1935.
Segundo a literatura dos florais de Bach, (Mechthild Scheffer - Terapia Floral do Dr. Bach-Teoria e Prática),White Chestnut relaciona-se com as qualidades da alma ligadas à tranquilidade e ao discernimento. White Chestnut tem o poder de acalmar a mente e restaurar a paz mental, dando calma e tranquilidade, controlando os pensamentos.
No estado negativo de White Chesnut, o indivíduo tem pensamentos indesejáveis, pensa reiteradamente no "que deveria ter feito" no "que devia ter dito", e vive a remoer cada lembrança que lhe vem à mente, não pode dormir com os pensamentos rondando sua cabeça. O Dr. Bach denominava essas situações de "o estado mental do disco de gramofone". Este estado mental quando torna-se agudo pode levar a pessoa a perder a concentração - e não escutando o que lhe é dito parece estar vagando no mar dos pensamentos..., e, alheio à realidade presente; é uma tortura mental descontrolada o que pode ocasionar até acidentes em virtude dos seu diálogo interior. Além de insônia, pode acordar cansado e deprimido; pode ter dor de cabeça frontal, dor nos olhos e ficar irritado durante o dia, não dando conta direito de seus afazeres.
O uso do Floral White Chestnut, tem o papel de trazer a clareza mental, de onde surgem, as respostas desejadas, e as soluções dos problemas; se torna visível, um estado de espírito equilibrado, isto porque esta essência resgata a verdade interior do ser, o seu Eu Superior, pronto a devolver todo o amor à vida, o aqui e o agora, serenidade, suavidade, e de usar os poderes do pensamento de modo construtivo.
MENSAGEM
"Ajudar-nos-á efetivamente reservar poucos momentos diários para pensar serenamente na beleza da paz e nos benefícios da calma, e compreender que não é por meio de preocupações ou de ansiedade que poderemos realizar mais; mas sim que nos tornamos mais eficientes em tudo que empreendermos, com pensamentos e ações calmos e serenos".
Dr. Bach
__/|\__
Bibliografia:
> Os Remédios Florais do Dr. Bach - incluindo Cura-te a Ti Mesmo e Os Doze Remédios - Pensamento - São Paulo - 1995
> Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - 2ª edição - Mara Paroni e Celso Paroni - Recomendado pelo Bach Centre
> Terapia Floral de Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento - São Paulo - 1981
> Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chanchellor - Pensamento - São Paulo 1988
> Florais de Bach - Novos processos Técnicos e Clínicos - Jéssica Bear - Carlos M. Resumil - Mechthild Scheffer - Claudia Stern - Pensamento - São Paulo - 1998
(*) Óleo sobre tela by Zenalva Rita
Luz no Coração!
