quarta-feira, 15 de agosto de 2018

WALNUT - FLORAL QUE PROTEGE O INDIVÍDUO DE INFLUÊNCIAS EXTERNAS

                                                                      WALNUT                          (*)
                                                                   (Juglans regia)
                           
                            Árvore majestosa da família Juglan daceae, que pode atingir até 15m de altura. É originária da Ásia, com distribuição predominante no hemisfério norte, não sendo cultivada no Brasil. Suas folhas são grandes e compostas, alternas e caducas no inverno. Apresenta flores masculinas e femininas reunidas em inflorescências distintas. Os frutos são as conhecidas e comestíveis nozes.

                             Desta árvore tudo se aproveita: a madeira, a raiz (diurética e laxativa), a casca do tronco (emética), as folhas (febrifugas, vermifugas, emenagogas), a casca verde do fruto (estimulante, vermífuga) e os frutos (licores e tinturas). Essa árvore possui um cheiro especial, devido a um óleo volátil que vem de suas folhas e que se espalha pelo calor, formando um halo protetor; por isso é um floral que trabalha com a proteção de pensamentos e idéias, fortalecendo atitudes e a melhor direção a seguir.
                              Foi a 30ª essência encontrada por Dr. Bach, na primavera de 1935, em Sotwell. Pertence ao Grupo das pessoas hipersensíveis às idéias e opiniões. A Qualidade maior é promover o
"nascimento da individualidade dentro do nosso corpo terrestre" (Carmen Monari em seu livro Participando da Vida com os Florais de Bach).
                           
                               Walnut é sobretudo necessário, sempre em situações especiais de vida: mudanças importantes internas vitais como: a nascer os dentes do bebê, na puberdade, na gravidez, na menopausa, em viagens como a emigração para outro país, também nas fases terminais da vida física; divórcio, separação e tantas outras mudanças. É importante para novos começos e decisões onde não pode haver vacilações, onde se envereda por um novo caminho traçado e definido. Dr. Bach escreveu que Walnut é "o remédio para os que decidiram dar um grande passo à frente na vida, e romper velhas convenções. Entretanto, temporariamente, podem vir a sofrer, a pressão de outros, justamente por sua indecisão ou fraqueza interna, ou uma certa inocência e/ou falta de foco mental, pois não consulta o seu Eu Superior, além da hipersensibilidade à opiniões.
                     
                          Esse Remédio é um grande quebrador de encantos e magias, como coisas do passado, ou hereditariedade ou mesmo, situações vivenciais do presente. Dr. Bach foi um bom exemplo do Tipo WALNUT positivo. Ignorou os seus antigos ideais médicos, sua reputação como médico importante na sociedade Londrina. Considerou sua maior missão em se lançar como um curador de "almas" pelo método natural buscando na Natureza a real cura dos males humanos. Não se importou em se passar pelo ridículo, da falta de estímulo e da falta de apoio de seus antigos colegas. Perseverou; seguiu o seu Eu Superior e encontrou o seu verdadeiro caminho.

                                                       
                                                         M E N S A G E M
                               
                        Cada indivíduo tem uma vida por viver, um trabalho a fazer,
                        uma gloriosa personalidade, uma maravilhosa individualidade
                        e, se ele puder sustentar isto, ser 'fiel a si mesmo', então a doença
                        não poderá atacá-lo."
                                                                     Dr. Bach


                                     
                                                                      __/|\__
                           
Bibliografia:
                 Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chancellor - Pensamento
                 -São Paulo
                 Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento/São Paulo
                 Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni - 2ª Edição
                 A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - 7ª Edição - Editora Ground -                       São Paulo/1991   
                 Participando da Vida com os Florais de Bach - Carmen Monari - 3ª edição - Editora                            ABDR         


(*) Z - Óleo sobre tela.
por Zenalva Rita
Luz no Coração!