(Verbena officinalis)
Planta perene, aromática, cosmopolita, pertencente à família Verbenaceae, conhecida na Roma antiga como "erva-santa". Possui caule rizomatoso, que lança hastes com folhas opostas de bordos denteados. As flores são pequenas, hermafroditas, de cor lilás ou malva reunidas em densas inflorescências perfumadas, que desabrocham entre julho e setembro. A planta é perene, atingindo 30 a 60 cm de altura, encontrada à beira de estradas, em terrenos secos e em pastos ensolarados. Vervain cresce robusta, com talos rígidos, eretos, que emitem muitos ramos de onde saem as minúsculas flores lilás ou malva claro.
As raízes, folhas e sumidades floridas são conhecidas por sua eficácia no tratamento de reumatismo, nevralgias, febres, afecções renais e hepáticas, bem como por suas propriedades adstringentes e depurativas.
Esta foi a 6ª essência encontrada por Dr. Edward Bach, em agosto-setembro de 1930 perto de Cromer. Segundo o Dr. Bach, Vervain é o remédio contra o esforço excessivo. Ele nos ensina que é sendo e não fazendo, que alcançamos as coisas importantes na vida.
Isto nos leva a entender que há pessoas, que usam sua energia mental ao extremo, gerando grande tensão e ansiedades. Por não medirem "esforços" sofrem como resultado, exaustão física, desconforto e dores pelo corpo; insônia, crises nervosas e enfermidades.
Esta essência faz parte do Grupo Cuidado Excessivo com os Outros. Então, por querer ajudar, ser útil e mostrar toda a sua boa vontade, pessoas que estão no estado negativo de Vervain podem cometer excessos e passam do seu limite, usando pressão e entusiasmo excessivos - evidentemente, tornam-se até fanáticos, quando desejam que o outro aceite as suas idéias. São pessoas que querem a todo custo convencer os outros sobre as suas propostas inovadoras; isto leva a grandes complicações - São os "revolucionários"! os "justiceiros".
Na medida certa, usando a energia positiva e dominada, o estado negativo de Vervain aprende na prática, sem ser agressivo, a ouvir as idéias dos outros; usando diplomacia e vendo as coisas num contexto mais amplo, pondera diante das injustiças; compreende com amor a amortecer as opiniões divergentes; defende suas idéias dando ao outro o direito de ter as próprias opiniões.
Muitas crianças que possuem personalidade forte, "hiperativas", que dão trabalho para estudar e ir para cama à noite - precisam com muito carinho, utilizar o Floral VERVAIN.
MENSAGEM
"Não nos pedem que sejamos todos santos, mártires ou pessoas
de renome; à maioria de nós estão reservados trabalhos menos
notáveis; mas se espera que entendamos as alegrias e as aventu-
ras da vida e que cumpramos o quinhão de trabalho que a Divin-
dade reservou para nós."
Dr. Bach
_/|\_
Bibliografia: O Despertar da Alma com os Florais de Bach - Carmen Monari - Roca/São Paulo-2001
Matéria Médica e Terapia Floral de Bach - Dr. Eduardo Lambert - Pensamento
Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chancellor - Pensamento
Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni - Recomendado pelo Bach Centre
Terapia Floral de Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
A Terapia Floral - Escritos selecionados de Edward Bach - 7ª Edição Ed. Ground
Óleo sobre tela - 2008 de
Zenalva Rita
(*) - Luz no Coração!
