terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

CHAKRA DO CORAÇÃO - O centro da luz e do Amor em ação

                                                                                                 
       "Onde se localiza a verdade?" "No coração",
disse ele, "pois, pelo coração, o homem conhece a verdade,"
                                                                             
                                                                                    _ Brihad Aranyaka Upanishad




               Para viver uma vida plena é necessário manter a mente aberta, ter os pés no chão e luz no coração.
               Dizem os místicos que o coração é a sede da alma; e é no centro do peito que se localiza o chakra cardíaco o centro energético mais importante do corpo num nível mais sutil. A energia que recebemos da fonte divina (Deus), passa através do chakra do coração antes de ser enviada para nutrir os outros centros e sistemas do nosso corpo físico.
                Ultimamente, vivemos tempos difíceis, de mudanças em todos os níveis; é um mundo cada vez mais agitado e violento, onde o respeito pela vida é ignorado ou até esquecido - é uma correria sem fim, muitas vezes sem sentido, o que nos faz parar e refletir melhor. É comum ouvirmos: ah! respira...! Relaxa...! - Vamos centrar no coração, falar com o coração, pensar com o coração ou agir a partir do coração. Sentimentalismo e passividade aqui não encontra campo de ação. O Amor é forte, suave e instantaneamente prático, dizem os místicos. Jesus, nosso primeiro exemplo de Amor Incondicional falava através do coração derramando luz de sabedoria ao seu redor; Jelaluddim Rumi , o poeta Sufi, um dia citou: "Alguém me pergunta: Como o Amor pode ter mãos e pés? Mas o Amor é a sementeira das "mãos e dos pés"! Madre Teresa de Calcutá também demonstrou esse lado dinâmico do Amor quando disse: "Não fazemos grandes coisas, fazemos pequenas coisas com Amor."

              O  chakra do coração harmonizado nos ajuda a expandir a luz do Amor através da compaixão. A compaixão é bem diferente de simpatia; a primeira é gerada no nível do Eu Superior e supre o outro ser de energia boa e necessária naquele momento; e a simpatia fica vibrando no nível do eu inferior ou (falso ego); dessa maneira, permite que sintamos pena de nós mesmos, de sermos vítimas de algumas situações e com isso a nossa aura perde o brilho por causa de sentimentos e/ou emoções  negativas. É o tal "pobre de mim."
           
             A compaixão é o puro fogo do coração que ajuda no processo de aprimoramento da alma; neste ponto ela jamais deixa de socorrer alguém que está sofrendo. Por outro lado, e por motivos sábios, deixa a consciência despertar para o aprendizado das lições que a vida apresenta continuamente - os variados tipos de sofrimentos: são as dores morais, as perdas de um modo geral, as doenças e medos conscientes ou inconscientes. Manter o coração aberto à vida  e aos outros é gratificante, apesar dos desafios naturais da vida.
            Estabelecer limites saudáveis é uma das iniciações do coração; e dizer NÃO, no momento certo, protege nossa energia e nossos chakras.
             Reconhecer o poder da suavidade aumenta a nossa capacidade de amar e compreender melhor. Thomas Banyacya disse às Nações Unidas em 1992. "Se recuperarmos a harmonia espiritual e vivermos centrados no coração, poderemos usufruir o paraíso neste mundo!
              Ver, sentir e agir com o coração torna a vida mais bela e mais suave!

                                                                      __/\__
                                           

Fonte: Os Sete Centros de Energia - Elizabeth Clare Prophet
           Colaboração de Patrícia R. Spadaro - Editora Record Nova Era  -
           Rio de Janeiro - 2ª edição/ 2004 (Summit Lighthouse do Brasil)
           Alquimia do Coração - Elizabeth Clare Prophet - Colaboração de Patrícia R. Spadaro
           Tradução Maria Teresa Moras - Rio de Janeiro - Editora Record - 2003 (Summit do Brasil)


  Luz no Coração (*)
Zenalva Rita

domingo, 5 de fevereiro de 2017

ROCK WATER (Água da Rocha) Remédio para Auto-repressão

                                                                                                            (*)
                                                             ROCK WATER                          
                                                            (Água da Rocha)

                      Não é uma planta e sim uma água proveniente de fontes naturais, localizadas  em regiões ainda não afetadas pela civilização e conhecidas por suas virtudes curativas. Estes mananciais, muitos ainda não descobertos, visitados apenas pela luz solar e pelo vento, que jorram seu fluído ao mundo tendo como testemunhas apenas vegetais silvestres, podem ainda ser encontrados em muitas partes do mundo.
                       No caso do medicamento produzido pelo Centro Bach, todas as nascentes com as características acima descritas podem ter as mesmas virtudes curativas que a fonte inglesa.

                         Dr. Edward Bach possivelmente reconheceu o estado mental relacionado a este Remédio como sendo o de uma inflexibilidade  tão dura como uma rocha.
                          Foi a 16ª essência encontrada, na primavera de 1933, numa fonte curativa na região de Gales. Depois de 1934, o Dr. Bach escolheu a fonte de Sotwell. Após 1996, voltou a ser colhida na fonte de Gales.
                          O próprio Dr. Bach afirmou que esse remédio se destinava às pessoas imbuídas de opiniões muito arraigadas acerca de religião, política ou reformas sociais; pessoas que permitem que suas mentes e vidas sejam governadas pelas teorias que abraçam.
                           Rock Water tem como qualidades da alma a adaptabilidade e a liberdade interior. A pessoa no estado  negativo de Rock Water negará a si mesma as coisas boas da vida, como divertimentos e a alegria de viver, devido à rigidez, em seu modo de viver, já que construiu altos objetivos dos quais não pode se desviar, do contrário, acha que pode trair a si mesma.

                          As pessoas do tipo Rock Water negativo, desejam ávidamente atingir a melhor forma, tanto mental quanto física, ou mesmo a uma dieta alimentar, e não poupam esforços para alcançar os resultados desejados. Mas, se encarar racionalmente e conscientemente,
o problema como um desequilíbrio mental e emocional, poderão enxergar a sua verdadeira personalidade frente a frente, e assim, ficarão dispostos a entender que "ninguém é perfeito"; então, poderão renunciar a teorias arrogantes - e relaxando... e respirando... e, entregando-se, subjugado às ondas da vida real, sendo amigo do senhor tempo que alisa sabiamente toda a dureza das rochas estas pessoas perfeccionistas. com seus ideais já equilibrados poderão sem dúvida nenhuma ser bons exemplos para outros.
                         Mesmo sem estarmos no estado extremo de Rock Water, uma vez ou outra precisamos desta essência, já que "todos temos áreas da personalidade em que as necessidades, consciente ou inconscientemente, são suprimidas. (Mechthild Scheffer)      

                                   Sintomas de alguns bloqueios da energia  
                                  > Grande perfeccionista
                                   >Nega-se a si mesmo
                                   >Não se dá conta das compulsões sob as quais vive
                                   >Cai na própria armadilha quando medita, porque "quer" em demasia
                                  >Muita tensão no corpo físico - músculos e juntas
                                   >Recrimina-se quando se vê incapaz de manter a disciplina imposta a si mesmo
                                   >Não interfere na vida dos outros, pois está inteiramente preocupado com a                                            perfeição pessoal
                                   >Submete a vida a teorias dogmáticas e, às vezes, a idéias exagerados
       
                    Após um tempo da utilização da essência Rock Water, a pessoa um tanto rígida, e perfeccionista passa a ter um comportamento bem mais equilibrado devido à sua transformação interior. Passam a ter um visão mais ampla da vida em todos os seus aspectos; torna-se capaz de abrir mão de teorias e princípios se se vir confrontado com novas introspecções e verdades mais profundas.
Não se permite ser influenciado pelos outros porque sabem antecipadamente que a vida irá lhe mostrar verdades maiores dentro de si mesmo.

                     "É preciso manter o pensamento flexível, a fim de que as idéias preconcebidas e convicções antigas não roubem a oportunidade de obter conhecimentos novos e mais amplos. Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e a descartar qualquer ideia, mesmo que firmemente enraizada se, sob uma experiência mais ampla, surgir uma verdade maior."
                                                                                                      Dr. Bach
                                   
                                                     
                                                                 __/|\__
                         
Bibliografia:
Matéria Médica e Terapia Floral do dr. Bach -  Dr. Eduardo Lambert -Pensamento
Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chancellor - Pensamento
Terapia Floral de Bach - Escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground
Aprenda ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e prática - Mechthild Scheffer - Pensamento


(*) Óleo sobre tela - 10x10 -
Zenalva Rita
Luz no Coração!