"Rei" é no Kanji (alfabeto japonês), descrito como universal, essência, espírito transcendental.
"Ki" é descrito como a energia de força vital da vida, presente em todo o universo e fluindo em todos os seres vivos.
Na India esta energia é chamada de Prana; na China de Ch'i ou Ki; os Hunas da Polinésia chamam essa energia de Mana, e os índios norte-americanos Iroqueses a chamam de Orenda; Ruach em hebraico; Barraka em países Islâmicos. Wilhelm Reich a chama de Energia Orgone F.A. Mesmer, de Magnetismo Animal.
Ch'i ou Ki, também é a energia essencial da vida na Terra, nos planetas, nas estrelas e no céu; essas fontes de energia afetam o Ki do organismo vivo. Tudo o que tem vida contém Ki.
A história do Reiki Tradicional começou na metade do século XIX com Mikao Usui, que era diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto no Japão, e também um pastor cristão - Usui buscou informações nos ensinamentos de Buda e de Jesus - como curar o corpo e o espírito.
Depois de exaustiva busca, Mikao Usui encontrou a fórmula simbólica para técnica do Reiki no Sutra do Lótus, Texto Tibetano de Inspiração Tântrica escrito no século I ou II a.C.
John Blofeld, no seu livro The Tantric Mysticism of Tibet, expõe o pensamento tibetano atual sobre os seus mistérios ( Reiki no Tibete - paginas 102 - Reiki Essenciasl Diane Stein).
Diz ele, segundo D. Stein: Por mais de mil anos, essas técnicas (...) foram transmitidas de mestre a discípulo e cuidadosamente preservadas de estranhos. Alguns anos atrás, a tragédia se abateu sobre o Tibet, fazendo com que o seu povo fugisse aos milhares para além das fronteiras. Desde então, os Lamas reconheceram que, se o seu país não for libertado no prazo de uma geração, o conhecimento sagrado poderá entrar em declínio ou desaparecer, Portanto, estão ansiosos para ensinar todos os que sinceramente querem aprender. Nesse aspecto, o destino trágico do Tibete tornou-se uma dádiva para o mundo!
A técnica Reiki tem como virtude a simplicidade e a praticidade. É uma metodologia que capta e transmite energia através das mãos proporcionando a cura, o relaxamento e o equilíbrio geral do corpo. É uma ferramenta disponível a qualquer hora e em qualquer lugar; não é seita, nem religião, nem filosofia. Reiki é uma energia pura, concentrada, positiva e inteligente.
Para se tornar um Reikiano é preciso se submeter a algumas iniciações, recebidas de um mestre de Reiki; o nível I, é o curso básico; o nível II, mais avançado permite o uso de símbolos sagrados do Reiki e envio de Reiki à distância; o nível III, é o mestre de si mesmo. Através desta conexão tomamos contato com a nossa essência, o nosso Eu Superior.
Os benefícios do Reiki: A energia Reiki cura os níveis físico, mental, emocional e espiritual porque equilibra a energia; aumenta a criatividade; ajuda a liberar as emoções; libera a tensão, e trabalha no nível Causal do Ma-estar. Além de ampliar a energia, aumentar a percepção e finalmente a cura total, exceto se for de caráter carmático.
Os cinco princípios Espirituais do Reiki foram criados por Mikao Usui como um instrumento de educação pessoal e espiritual, com o objetivo de cura da mente do espírito e do corpo, quando o doente passa a ter responsabilidade sobre sua própria vida.
Os cinco princípios são:
- Só por hoje, eu viverei a atitude de gratidão
- Só por hoje, eu não me preocuparei
- Só por hoje, eu não irritarei
- Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente
- Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente
Reiki em essência, é amor universal. Luz Divina que preenche o coração daquele que quer realmente alcançar a plenitude, a bondade, a compaixão por todos os seres vivos do nosso planeta Terra. Enfim, um presente de Deus!
FRASE DO DR. MIKAO USUI
"O caminho da cura com Reiki é uma arte única: desfaz o mal antes que nos alcance. Consiste em vencer o mal espiritualmente, por meio da compaixão e do autoconhecimento. O verdadeiro caminho do curador é restabelecer a Harmonia e conectá-la com amor."
Zenalva Rita - (*) Luz no coração!

