quarta-feira, 27 de abril de 2016

PINE - O FLORAL PARA O SENTIMENTO DE CULPA


                 Terapias Naturais

                                                                                                       (*)
                                                                                             
                                                                       PINE
                                                                Pinus sylvestris                                      
                                                        PINHEIRO SILVESTRE
                                                   ou PINHEIRO-DA-ESCÓCIA
 
                                 Planta arbórea da família Pinaceae , nativa dos bosques existentes nas regiões montanhosas e elevadas do hemisfério norte. Apresenta folhas aciculadas sempre verdes, reunidas em fascículos dispostos em espiral. Árvore esguia, que alcança altura superior a 30 metros, com uma casca castanho-avermelhado  na parte inferior e laranja-acastanhado na parte superior. Cresce em florestas e charnecas, gosta de solo arenoso. As flores masculinas e femininas crescem na mesma árvore; as masculinas são densamente cobertas de um pólen amarelo. As femininas são avermelhadas, cônicas, e aparecem  na ponta dos brotos novos. Vão dar origem às pinhas amarronzadas. Exala um perfume que vem da seiva resinosa originada em seu córtex. Sua madeira é usada para móveis e       construção.            
                         
                                  Dr. Edward Bach encontrou a essência Pine, na primavera de 1935, em Sotwell.
                             PINE é o floral indicado para aquelas pessoas que culpam a si mesmos. Nunca estão satisfeitos com o próprio esforço, e sentem-se muitas vezes inferior no desempenho de suas tarefas apesar de trabalharem demais. É fácil descobrir o indivíduo PINE no estado negativo quando
ele afirma: "Estou sempre cansado, deprimido e me sentindo a pior criatura do mundo." "Estou sempre me culpando quando algo não sai de acordo com o objetivo que eu esperava." Além disso,   a a pessoa deste tipo, ainda acha que é culpada pelos problemas do outro, do seu familiar, do seu amigo, do seu chefe e etc., em suma, até do mundo onde ela vive.

                                Qualidades principais de PINE são: Perdão e perfeição.
                            A pessoa de PINE precisa aprender a perdoar-se. Quando aprendemos a lição do auto-perdão, estaremos aptos a perdoar o outro.
                            No que toca à perfeição, Pine vai trabalhar o nosso Modelo de Perfeição. Onde estão os nossos defeitos? - no nosso falso Ego. A nossa alma; o nosso Eu Superior, que não precisa de essências, ele já é perfeito. Portanto, o trabalho do Floral Pine é para cuidar da limpeza das nossas imperfeições. Quando uma pessoa não se sente feliz, é porque, exige mais de si que dos outros. Recrimina-se desesperadamente quando não vive de acordo com os padrões impostos a sim mesma.
Quando alguma coisa a incomoda, como por exemplo, o vizinho ao lado, ou  o que mora acima, e que tem o costume de ouvir música bastante alta, pra ela é um sofrimento ter que pedir que diminua o som; sente-se culpada e ainda pede desculpas. Enxerga mais os seus limites do que para os seus próprios potenciais. Enfim, entre outras coisas, sente-se inferior, que não merece o amor, que não merece ser feliz, recusando-se o direito de existir, às vezes masoquista; almeja o sacrifício.
                 
                            Quando harmonizada com a essência Floral Pine, a pessoa adquire uma profunda compreensão da natureza humana, no que se refere aos sentimentos humanos. Aprende o verdadeiro conteúdo das lições cristãs da salvação; é capaz de amar-se e perdoar-se a si mesma. Finalmente, Pine
negativo quando equilibrado é capaz de transformar o amargo em mel, a tristeza em alegria - a escuridão em luz, pela quantidade de energia que recebe, devido a sua abertura para o se Eu Superior.

                            "Nenhuma grande escalada jamais foi empreendida sem falhas e quedas, de modo que estas devem ser consideradas como experiências que nos ajudam a tropeçar menos no futuro"(...)
                                                         Dr. Edward Bach


Bibliografia:

Terapia Floral do Dr. Bach Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground
Manual Ilustrado dos Remédios Florais do Dr. Bach - Philip M. Chacellor - Pensamento
Participando da Vida com os Florais de Bach - Carmen Monari
Aprenda a ser Feliz com os Florais de Bach Mara Paroni e Celso Paroni

(*) Óleo sobre tela
Zenalva Rita
Luz no coração