Emmanuel
"....Andai enquanto tendes luz....." JESUS - JOÃO, 12:35
Hoje, e o agora, é o mais belo e real presente que temos em nossa vida. Aqui, neste momento, respiro o sopro vivificante de luz divina que me alimenta, o corpo e a alma.(*)
Passo agora, a transcrever, parágrafos do pensamento iluminado do querido Emmanuel, mentor espiritual de Francisco Cândido Xavier, que nos deixou lindas mensagens nos levando à reflexão.
Escreve Emmanuel, através da Mediunidade de Chico Xavier:
Hoje é o tema fundamental nas proposições do tempo.
Ontem, retaguarda. Amanhã porvir.
Hoje, no entanto, é a oportunidade adequada a corrigir falhas havidas e executar o serviço à frente...Dia de começar experiências que nos melhorem ou reajustem; de consultar essa ou aquela página edificante que nos iluminem a rota; de escrever a mensagem ao coração amigo que nos aguarda a palavra a fim de reconfortar-se ou assumir uma decisão; de promover o encontro que nos valorize as esperanças; de estender as mãos aos que se nos fizeram adversários ou de orar por eles se a consciência não nos permite ainda a reaproximação!...
***
Quantas mágoas se converteram em crimes por não havermos dado um minuto de amor para extinguir o braseiro do ódio! Quantos pequeninos ressentimentos se transfiguraram em separações seculares, nos domínios da reencarnação por não termos tido coragem de exercer a humildade por meia hora!
(....)
Observa o tempo que se chama hoje. Relaciona os recursos de que dispões; olhos que vêem, ouvidos que escutam, verbo claro, braços e pernas úteis sob controle do cérebro livre!...
Ninguém te impede fazer do tempo consolação e tranquilidade, exemplo digno e conhecimento superior.
O próprio Jesus atribuía tamanha importância ao tempo que não se esqueceu de glorificar a última hora dos seareiros da verdade que se decidem a trabalhar.
Aproveita o dia corrente e faze algo melhor.
Hoje consegues agir e pensar, comandar e seguir, sem obstáculos. Vale-te, assim, do momento que passa e toma a iniciativa do bem, porque o tempo é concessão do Senhor e amanhã a bondade do Senhor poderá modificar-te o caminho ou renovar-te os programas.
Fonte: Livro da Esperança - EMMANUEL - Francisco Cândido Xavier
Edição CEC - Comunhão Espírita Cristã
Uberaba - MG - 1988
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Diante dessa mensagem, compreendo que nunca é tarde para recomeçar algo que ficou sem solução; que ficou sem uma conclusão favorável e reconfortante, nas páginas de nossas vidas. Quantas vezes sentimos, pensamos e não agimos por falta de humildade; por falta de coragem ou até medo de não sermos bem recebidos por aqueles que temos alguma dívida remota ou recente no calendário de nossos ressentimentos.
Porque não valorizamos o tempo que movimentamos a vida com o livre arbítrio que nos foi concedido? Podemos plantar e também colher as sementes de amor, esperança e solidariedade neste tempo finito que temos como um presente de Deus, em benefício de nós mesmos e do nosso próximo. Sejamos gratos pela dádiva da vida palpitante em toda a natureza da qual fazemos parte. Todo dia é dia de mudança de renovação, de fé e esperança; de semear e colher o bem e a liberdade; e sentir a recompensa da magnitude de sermos realmente bons.
É tempo de Natal! É tempo de abraçar, de amar, de perdoar e de corrigir os erros. É tempo de renovar esperanças e refletir na Luz da Criança Interior que nasce todos os dias em nós, e que confia em dias melhores e num futuro mais promissor.
LUZ NO CORAÇÃO!
Eu Sou (*)
Zenalva Rita

