domingo, 28 de setembro de 2014

TERAPIA FLORAL - ESQUECENDO O PASSADO COM O FLORAL HONEYSUCKLE



                                                                                                        (*)                                                    
                                                                HONEYSUCKLE
                                                              (Lonicera caprifolium)

                       
                       Trepadeira vigorosa, fragrante, encontrada  em regiões arborizadas, nas orlas das florestas e nas charnecas. As pétalas, avermelhadas por fora e brancas por dentro, ficam amarelas durante a polinização. Menos comum do que a madressilva de flores amarelas, floresce de junho a agosto. É uma flor perfumada, comum nos jardins, e está presente na porta de Mount Vernon.
                     
                         Dr. Bach escreveu: "Honeysuckle é o remédio para aliviar a mente dos pesares e das tristezas do passado, para neutralizar todas as influências, todos os anelos e desejos do passado e para trazer-nos de volta ao presente".

                        Se você se encontra saudoso, suspirando quando olha um quadro, ou um objeto que marcou sua infância ou a sua juventude, se de repente começa a vir lembranças marcantes  dos "velhos dias" que foram encantadores, como ao visitar lugares de outrora, ou mesmo sentir odores do ambiente,  você está momentaneamente necessitando desse floral, a essência que apaga o passado e traz sua mente para o aqui e "agora",  que é o seu real presente.                                       

                      Alguns exemplos: A viúva que conserva sem mover do lugar nenhum objeto do escritório do finado marido, e o ambiente parece, estar impregnado com os cheiros característicos do seu dono, está precisando urgente de Honeysuckle. Outros, como a garota que que não quer saber de um novo relacionamento depois da morte do noivo. O médico nos países carentes da África, está o tempo todo falando de sua casa, e de sua família; e dos amigos que lá deixou. Os idosos que se encontram no processo de "acertar seu mundo interno", recolhem-se no passado onde seus dias foram melhores e mais felizes.
Um ou outro, não esquece de episódios onde sua mente guarda lembranças de oportunidades perdidas, e por demais promissoras, e sente o pesar de não ter realizado os seus desejos. Aquele que não consegue recuperar-se da perda de um ente querido (pai, filho, amigo, cônjuge, mãe).

                     Quando estamos no estado transformado de Honeysuckle, somos capazes de trabalhar com o passado e aprender com ele, vivendo no presente.
                      Historiadores, arqueólogos, se encontram no estado positivo de Honeysuckle pois conseguem estabelecer uma conexão viva com o passado sem contudo, ter o mínimo de apego; tudo o que se quer é entender no presente o que a pesquisa revela sobre o passado de determinada matéria e a compreensão de fatos de eras passadas. Pode-se compreender o presente com a revelação comprovada do passado. Na terapia de vidas passadas, na psicologia de grupo, Hponeysuckle tem um papel  preponderante em ligar o passado com o presente.

                        Afirmações positivas (Mechthild Scheffer)
                                       
                         "Nada jamais permanece o mesmo."
                         "A vida está aconteendo agora."
                         "Cada dia é novo e emocionante."
                         "Estou me identificando com minhas tarefas atuais."

Mensagem:  "Firmemente devemos ir em frente sem arrependimentos e sem olhar para trás, pois o passado, mesmo que seja de uma só hora, já ficou para trás e o futuro glorioso, com o brilho de sua luz, sempre está à nossa frente." 
                                                  Dr. Edward Bach



Bibliografia:
                 Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática - Mecthild Scheffer - Pensamento
                 Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
                 Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo a Passo - Judy Howard - Pensamento



(*) Óleo sobre tela - por
Zenalva Rita
Luz no coração!