quarta-feira, 17 de abril de 2013

FLORAL CHICORY DESPERTA O AMOR INCONDICIONAL

 (*)
                   
                                                                       Chicory
                                                              (Cichorium intybus)

                Planta perene de muitos ramos, que alcança 90cm de altura, encontrada no saibro, em terrenos cascalhentos, gredosos e incultos, e à beira de estradas e campos. É nativa da Europa e Ásia, sendo muito cultivada no Brasil. As flores,  delicadíssimas, de um azul muito vivo, reunem-se sempre em inflorescências e abrem-se sob forma de estrela. Floresce da primavera ao outono. Na prática popular é utilizada nos problemas hepáticos e também como tônico e depurativo do sangue e ainda como laxante. Foi a 5ª essência encontrada por Dr. E. Bach, em agosto-setembro de 1930, nos campos de milho de Cromer, Inglaterra.

                A principal qualidade deste floral, é desenvolver os potenciais da alma ligados à maternidade e ao amor desinteressado.
               O desejo de servir, e de amar o próximo, o deixar fluir a energia do amor não-egoista, é natural em muitas pessoas. Encontramos todavia, pessoas com o sentimento amoroso bloqueado, voltado para dentro de si mesmo e cheio de autopiedade.
               Pessoas de todas as idades, em ambos os sexos, precisam do floral  Chicory; inclusive crianças, que desde o berço, mostram suas fragilidades, e sempre chamando a atenção dos pais e familiares, com lágrimas escorrendo na face, e contrariadas. Nesta fase da vida e com estas características negativas,
cresce um ser humano possessivo, controlador e muito exigente, podendo até fazer uso da chantagem emocional.
              As mães do tipo Chicory, só se sentem felizes quando estão em contato com todos os seus familiares, especialmente com seus filhos. Ao se sentir rejeitada, abandonada por um filho, que está se libertando e seguindo seu caminho, a mãe Chicory expressa uma grande decepção podendo desenvolver sintomas histéricos e profunda depressão. Mas, por que isto acontece? Enraizado está, um sentimento de
rejeição, um vazio interior, o de ser indesejado e talvez porque nunca sentiu ser amado de verdade. O adulto que se comporta assim, provavelmente, teve uma infância sem amor.
              O que realmente trata este estado negativo é o despertar do amor sem nada em troca, o amor incondicional que retrata a oração do amado São Francisco de Assis; é o estado positivo de Chicory, que Dr. Bach comparava ao arqétipo da "mãe universal", a Virgem Maria.
               O floral Chicory estimula o desenvolvimento da positividade da alma; amar e amar, simplesmente amar. O egoismo, a crítica, a possessividade, a autopiedade, pouco a pouco se dissolvem dentro da luz azul brilhante de Chicory.
               Quando atitudes possessivas interferem excessivamente, manipulando secretamente as pessoas mais próximas, com exigências egoistas, e sofrimentos por autocomiseração por não vê satisfeita sua vontade, está na hora de parar, pensar e refletir o por quê destas atitudes.
               O trabalho vibracional da essência Chicory traz de volta a serenidade, o calor e a bondade; o amor desinteressado, e segurança no sentido de proteger os demais, proporcionando alegria, ternura e leveza de alma.

                Uma vez ou outra todos nós apresentamos o estado negativo de Chicory, principalmente quando temos a ilusão de sentir que não somos amados, possuídos por um estado negativo de desamor, baixa autoestima e desesperança, e porque a vida está muito dura e cruel. É o vazio existencial que deixou de ser preenchido pela Luz Azul do amor incondicional. Vamos preencher este vácuo através da fé e do Amor Maior de Deus por nós e por todos.


             Mensagem do Dr. Bach:
                                 "No momento em que tivermos dado completa liberdade a todos os que  nos rodeiam, quando não mais desejarmos atar e limitar, quando não esperarmos mais nada de ninguem, quando pensarmos em dar e nunca tomar, então nesse momento veremos que estamos livres de todas as coisas deste mundo: nossas cadeias se romperão pela primeira vez na vida, e conheceremos a extraordinária alegria da perfeita liberdade".


Referência:  Aprenda a Ser Feliz com os Florais de Bach - Mara Paroni e Celso Paroni
                   Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e Prática -  Mechthild Scheffer - Pensamento
                   A Terapia Floral - escritos selecionados de Edward Bach - Editora Ground


Luz no coração!
(*) Zenalva Rita