Agrimony (pintura a óleo)por Zenalva Rita
Saúde a todos!
Escreverei um pouco sobre a 4ª essência encontrada pelo Dr. Bach, em 1930, nos campos da Inglaterra, Agrimonia eupatoria, ou seja, o floral Agrimony. Logo a seguir, tratarei da emoção negativa que é a ansiedade.
AGRIMONY - é a essência da verdade.
INDICAÇÃO: Para ansiedade interior - fuga da realidade -
Sintoma chave: Tortura mental secreta
Agrimony é indicada para as pessoas que escondem seu tormento interior atrás de um rosto sorridente. Mesmo que estejam extremamente preocupadas, prestes a sofrer perdas material ou no tribunal de justiça, dirão que estão muito bem obrigada. Colocam máscaras sociais, mantém uma expressão serena e feliz no rosto, agindo falsamente para garantir o amor dos outros - entre quatro paredes choram copiosamente - gentis e atenciosos, são geralmente considerados amigos perfeitos.
SINTOMA -CHAVE:
O tipo Agrimony está negativo, quando faz tentativas de esconder pensamentos torturantes e ansiedade interior por trás de uma fachada de jovialidade e liberação de preocupações. Agrimony está relacionado astrologicamente com o signo de Sagitário.
BLOQUEIO DE ENERGIA DO TIPO AGRIMONY:
* Gosta de viver em paz - tensão mental em ambiente perturbado.
* Fará muita coisa, "Só por amor à paz".
* Sua própria turbulência e desassossego interiores estão escondidos por trás
de uma máscara de jovialidade e alegria - a divisa é: "sorrir sempre".
* É o bom amigo, o pacificador, grande sujeito, a alma da festa.
* Recorre ao álcool, às bolinhas, às drogas para superar tempos difíceis, abafar
pensamentos desagradáveis e a angústia interior.
TRANSFORMAÇÃO APÓS O USO DE AGRIMONY
> Alegria interior genuína.
> Otimista, confiante, diplomata talentoso, pacificador incansável.
> Discernimento e objetividade.
> Capaz de rir-se das próprias preocupações; tem consciência da falta de
importância delas.
> Consciência da unidade na diversidade.
AFIRMAÇÕES POSITIVAS:
¨+ "Estou encontrando paz dentro de mim mesmo".
+ " Estou apreciando as horas mais escuras da vida".
+ " Estou enfrentando os fatos como eles são".
O aspecto positivo de Agrimony mostra indivíduos cientes de sua relativa falta de importância. São legítimos otimistas e pacificadores inveterados.
ANSIEDADE
Como é sentir-se ansioso?
Sentimo-nos incertos, agitados, intranquilos e muitas vezes confusos. A insegurança toma conta de nossos pensamentos e muitas vezes ficamos desorientados, sem direção. sentimos um terrível mal-estar físico e psíquico.
A ansiedade é um desconforto da alma. Como enfrentar esse sentimento?
Nas palavras de Davi Viscott, "estar ansioso é sentir-se desconfortável". E o melhor modo de se livrar do sentimento de ansiedade, é, eliminando-se a ameaça que causou e não, negando-o ou ignorando-o numa atitude defensiva. Colocar a responsabilidade por sua segurança nos ombros de outra pessoa ou sobre uma instituição, pode ser útil para acalmar os temores momentâneamente. No seu livro, "A Linguagem dos Sentimentos", ele fala que o insucesso ou a perda da estima também desencadeia a ansiedade, além das atribulações do cotidiano. Essa insegurança pode ter a aparência de medo de falhar, medo de ser exposto como indigno, ou medo de ser ridicularizado. Todas estas questões de ansiedade que produzem perdas refletem estágios de crescimento pelos quais todos nós passamos.
A imaginação serve para criarmos quadros de alegria, beleza, progresso e amor, caso contrário, poderemos produzir emoções negativas (dúvidas, medos, abandono, insegurança).
- Por que não mudar o padrão mental se o que queremos de fato é a felicidade? Já pensou tomar plena consiência da sua ansiedade? Ficar no aqui e agora é muito mais seguro.
Em resumo, a ansiedade provém da falta de fé nos fins supremos da vida. Suas metas, o trabalho, a responsabilidade e, até a alegria, cabe exclusivamente, somente a você , porque só você, é o responsável pela sua percepção interior - o único responsável pela sua própria vida.
O maior psicólogo e educador que a humanidade já conheceu foi Jesus Cristo. Ele disse mais ou menos assim: "Viva o seu dia de hoje " ou "Vive-se um dia de cada vez".
Finalizo com uma frase sobre ansiedade de Luiz Antonio Gasparetto:
"Desfaça-se dos sonhos que tem e concentre-se no como ser feliz agora".
Bibliografia:
Terapia Floral de Bach - Teoria e Prática - Mechthild Scheffer - Pensamento
Luz no coração!
Zenalva Rita - terapeuta
E-mail: zenalva8@gmail.com